Audi A3 2.0 TDI (2003) - Rotações do ralenti

O meu Audi A3 2.0 TDI 8P de 2003 quando o ligo está nas 800 rpm e a trabalhar certinho.

Se eu faço alguns quilómetros verifico que o ralenti fica um pouco mais acelerado (1000 rpm) e parece tremer um bocadinho (ligeiramente). A ventoinha também liga e a voltagem parece mudar para cerca de 13,8 - 14,3 V em vez 12,5 V.

Sei que é um problema crónico, mas exactamente qual o motivo?
 
Na altura o FAP era extra, tanto pode ter como pode não ter...
Essa voltagem é medida nos bornos da bateria? O normal com o motor a trabalhar é 13.5/14V e não 12.5.
Se está a 12.5 tens um problema no alternador, e provavelmente é isso que faz o relenti subir
 
Essa voltagem é observada por mim porque eu tenho um transmissor rádio FM (de isqueiro) que quando se coloca no isqueiro faz uma leitura. Estes valores que eu disse aparecem lá. Não sei se são fidedignos.

Como é resolvido este problema da FAP?
 
não é do FAP...quase de certeza que tens o alternador avariado.
não é normal a tensão estar a 12.5V, manda testar e eventualmente reparar esse alternador.
posso estar enganado mas o problema vem dai, não eras o 1° a ter esse problema derivado do alternador
 
madlima29
Eu substitui a bateria do carro há cerca de 2 semanas e nessa altura uma das luzes acendeu (aquela se acende quando se desliga o ESP). Não voltou a apagar mais.
Numa oficina já o ligaram ao computador e disseram-me que desconfigurou os parâmetros da direcção e dos travões (??).
O carro já tinha estado na Audi em Dezembro do ano passado e na altura fizeram essa codificação. Eu voltei à Audi e disse-lhe que a luz tinha acendido quando substitui a bateria e que eu pensava que era outra vez o problema da codificação.
Não sei se existem lá mais erros no registo.

Eu vou levar à Audi na próxima semana, mas gostava de saber que problema é este.
 
a luz da ESP ligar depois de desligar a bateria é normal, normalmente basta virar o volante de uma ponta a outra e andar uns metros que ela apaga, as vezes é preciso mesmo voltar a calibrar os sensores.
Podem não ser os melhores, mas sempre dão uma ideia. Quando voltares a ver que a voltagem está nos 12.5V tenta ir medir diretamente na bateria com um multímetro se tiveres.
Não leves o carro a Audi a pensa que eles te resolvem mesmo isso, as vezes vale mais ir a um mecânico particular.
Se for o alternador, o mesmo pode ser reparado em principio..na audi metem novo e segue
 
Virar o volante (com o carro parado) de uma ponta a outra. E depois andar?

Queria levar o carro à Audi porque eles me disseram que o codificam de novo sem voltar a pagar. Pelo menos, foi o que eu percebi.

A parte do ralenti eu falei-lhes e eles disseram que iam ver. Mesmo que eles apaguem a luz, se eu depois levar o carro a outro lado, e o alternado for substituído, a luz do ESP vai ligar de novo?
 
Na altura o FAP era extra, tanto pode ter como pode não ter... ... ...
Então corrijam me, pois sempre julguei ser extra sim, mas nos veiculos de meados de 2006 em diante, nao havendo fap para modelos anteriores.
De meados de 2009 em diante, passou a ser obrigatorio segundo o plano europeu.
Aliás, as faps foram introduzidas quando houve alteração de impostos na UE e regras de poluição euro5
 
Last edited:
Back
Top