Audi A3 2.0 TDI 140 cv- Cabeça reparada e liquido refrigerante a baixar na mesma??

Boa tarde amigos!

Eu devo andar numa onda de azar!
Comprei um audi a3 de ano 2004-03 a 2 meses e tal, e passado uns 15 dias de o comprar deu aviso de falta de liquido. Mudaram-me o radiador que tinha fuga...Andei com ele uma semana e desceu novamente. Depois pensou-se que seria o termostato, que tambem nao estava a 100 por cento e mudou-se.... Nada...Continuou na mesma... Entao confirmou-se que a cabeça estava estalada no primeiro clilindro. A cabeça foi reparada num torneiro, levou pernos novos parafusos etc , ate a arvore de cames foi trocada.
O liquido refrigerante foi colocado acima do maximo e passou uma semana... de 2 em 2 dias foi descendo devagarinho e eu pensei que ate fosse normal, que era um ajuste do proprio sistema. Hoje olhei para o liquido e esta praticamente no risco do minino....Sera normal? Sera que vai continuar a descer?
Estou mesmo com azar..... e tive sem carro durante 15 dias ( sem ser seguidos mas foi quase).
O que puderá ser mais?.....:|
 
Last edited:
Re: Audi A3 2.0 TDI 140 cv- Cabeça reparada e liquido refrigerante a baixar na mesma?

Boas,

Não poderá ser ainda da cabeça? Tens a certeza de que ficou bem reparada? Visto teres o carro á pouco tempo deves ter garantia não? Deixa que o stand resolva o teu problema.

Abraço
 
Re: Audi A3 2.0 TDI 140 cv- Cabeça reparada e liquido refrigerante a baixar na mesma?

Boas,

acho que precisa de trocar de mecânico.

mande fazer um teste de pressão ao circuito de refrigeração a ver se se consegue determinar onde é a fuga
 
Re: Audi A3 2.0 TDI 140 cv- Cabeça reparada e liquido refrigerante a baixar na mesma?

Amigos,...Quanto á cabeça ficou bem reparada sim, Eu até vi a cabeça reparada.
Quanto ao stand resolver esquece, eu assinei papel sem garantia. Já me informei que isso nao tem legalidade e devia ter garantia...Eu devia ir em frente com adovgado e ele era obrigado a reparar. Mas como eu fui para um mecanico amigo agora já está. Quero é o problema resolvido, nem me vou meter nessas confusoes, senao ainda gasto mais guitos com advogados etc.
Quanto ao teste de pressao claro que foi feito..... É um misterio. Mas hoje fiz uma coisa....abir a tampa e o liquido subiu até perto do maximo.... O que é estranho, ficou a noite toda parado....
Será que é a tampa ou uma valvula qualquer que nao deixa o liquido subir quando ta com pressao?
è que parece que o liquido fica la com a pressao e fica no minimo....Mas depois quando ta frio nao volta ao sitio onde estava...so abrindo a tampa... :\
 
Re: Audi A3 2.0 TDI 140 cv- Cabeça reparada e liquido refrigerante a baixar na mesma?

Isso é normal, sempre que se esvazia o circuito vai demorar meses até sairem todas as bolhas de ar! Mas tambem já vi o liquido a desaparecer muito lentamente por causa do sensor da temperatura do liquido refrigerante (do motor) estar mal encaixado! Por vezes são coisas muito simples!
 
Re: Audi A3 2.0 TDI 140 cv- Cabeça reparada e liquido refrigerante a baixar na mesma?

Meses?....Entao mas isso caus amuita pressao para a cabeça do motor, digo eu...
A função da tampa nao é essa? Deixar sair quando precisa?
 
Re: Audi A3 2.0 TDI 140 cv- Cabeça reparada e liquido refrigerante a baixar na mesma?

Meses?....Entao mas isso caus amuita pressao para a cabeça do motor, digo eu...
A função da tampa nao é essa? Deixar sair quando precisa?

Sim, a tampa permite sair após uma certa pressão. Eu qd mudei a distribuição do meu, foi preciso quase 2 meses para finalmente estabilizar o nível! Se o liquido desaparecer sempre na mesma quantidade, pode significar algum problema, mas se gradualmente for desaparecendo cada vez menos então vai chegar a um ponto que estabiliza.
 
Re: Audi A3 2.0 TDI 140 cv- Cabeça reparada e liquido refrigerante a baixar na mesma?

Esbrugalhose, és capaz de ter razao e agradeco-te a resposta.
Mas dizme uma coisa , o teu baixava o liquido até perto do minimo? ( sem tocar no minino, apenas andar la perto)?
Em caso afirmativo depois voltava a ficar onde? A meio do minimo e maximo?

Já agora diz-me se no teu carro o motor tambem abana um pouco quando ta parado , depois de puxar um pouco por ele.
 
Last edited:
Re: Audi A3 2.0 TDI 140 cv- Cabeça reparada e liquido refrigerante a baixar na mesma?

Esbrugalhose, és capaz de ter razao e agradeco-te a resposta.
Mas dizme uma coisa , o teu baixava o liquido até perto do minimo? ( sem tocar no minino, apenas andar la perto)?
Em caso afirmativo depois voltava a ficar onde? A meio do minimo e maximo?

Já agora diz-me se no teu carro o motor tambem abana um pouco quando ta parado , depois de puxar um pouco por ele.

Sim baixava mesmo ate ao nivel minimo. De inicio fiquei preocupado mas gradualmente parou de descer.

Quanto ao abanar, andei anos assim, aumentei o relanti para 930 rpm e a coisa melhorou, mas só há pouco tempo descobri a solução. Apesar de ter o torsion value a +0.5, na realidade o meu motor não estava no ponto! Nem o meu, nem o da grande maioria do pessoal aqui do forum que se queixa do mesmo. Um destes dias tenho que criar um topico a explicar passo por passo como fiz...

Basicamente toda a gente ajusta a poli da CAM dianteira, mas a poli da CAM traseira fica esquecida, quando obrigatoriamente tem que ser ajustada tambem! Meu amigo, se o teu motor abana, liga o vagcom com o carro ao relanti, vai a Engine> meas. Blocks> grupo 015 e se vires o consumo abaixo de pelo menos 0.6l/hora, e o torque muito acima de 50.0nm, tens aí a causa do teu problema! Tens o timing da injeção mal ajustado! No grupo 013, até o desvio dos injectores é corrigido quande se faz a afinação!

Como disse vou criar um topico a mostrar como se faz, mas vê nesta foto os valores quase perfeitos para os motores bkd (o relanti deve estar a 903 rpm, e o torsion value a +0.5)...
191xDS0d.png
 
Last edited:
Re: Audi A3 2.0 TDI 140 cv- Cabeça reparada e liquido refrigerante a baixar na mesma?

Obrigado pela resposta Esbrugalhose! e pela tua pacienca em por esses valores, e a tabela.
Vou tentar ver isso.
Quanto ao liquido diz-me so mais uma coisa. Ele andava perto do minimo mas nao adicionaste mais nada de liquido a ele pois nao? Deixaste andar assim , sem por mais nada e sem abrir a tampa certo?
Depois passado um tempo o liquido subiu sozinho até onde? ao meio?

Obrigado
 
Re: Audi A3 2.0 TDI 140 cv- Cabeça reparada e liquido refrigerante a baixar na mesma?

Obrigado pela resposta Esbrugalhose! e pela tua pacienca em por esses valores, e a tabela.
Vou tentar ver isso.
Quanto ao liquido diz-me so mais uma coisa. Ele andava perto do minimo mas nao adicionaste mais nada de liquido a ele pois nao? Deixaste andar assim , sem por mais nada e sem abrir a tampa certo?
Depois passado um tempo o liquido subiu sozinho até onde? ao meio?

Obrigado

Fui sempre adicionando com o motor frio (quando digo frio quero mesmo dizer antes do primeiro arranque do dia).
Nao te esqueças de verificar se o sensor de temperatura do liquido, que fica mesmo por debaixo da bomba tandem (lado direito do motor), está bem apertado porque já me aconteceu perder liquido por aí... Conforme o carro vai aquecendo, o liquido dentro do circuito ganha pressão e se esse sensor estiver mal colocado ou até com o vedante ressequido, vai libertando liquido aos poucos que depois evapora com o calor, e por isso torna-se dificil detetar!...
Antes de ligares a primeira vez do dia, aperta e solta varias vezes num tubo qualquer de borracha do circuito de preferencia aqueles grossos perto do radiador, de modo a veres o nivel a oscilar no vaso, e ao mesmo tempo e com boa iluminação, tenta detetar alguma fuga existente... por vezes são coisas simples, mas se o problema continuar, pede ajuda a um profissional.
 
Last edited:
Re: Audi A3 2.0 TDI 140 cv- Cabeça reparada e liquido refrigerante a baixar na mesma?

Boa tarde amigos,

Ainda continuo na luta....
O liquido continua a baixar mesmo abrindo a tampa á noite para a pressao sair.
Nao se consegue descubrir. A olho nu nao se ve nada. O que pudera ser? Se a cabeça foi reparada ta descartada....a tampa pus de outro carro tambem nao é....o radiador tambem nao é? Sera da tampa do radiador?
A EGR? A soufagem? Estou a dar em louco e o mecanico parece nao saber o que mais fazer....E eu a penantes e o carro parado.....
HELP please!!! :(
 
Re: Audi A3 2.0 TDI 140 cv- Cabeça reparada e liquido refrigerante a baixar na mesma?

Sim baixava mesmo ate ao nivel minimo. De inicio fiquei preocupado mas gradualmente parou de descer.

Quanto ao abanar, andei anos assim, aumentei o relanti para 930 rpm e a coisa melhorou, mas só há pouco tempo descobri a solução. Apesar de ter o torsion value a +0.5, na realidade o meu motor não estava no ponto! Nem o meu, nem o da grande maioria do pessoal aqui do forum que se queixa do mesmo. Um destes dias tenho que criar um topico a explicar passo por passo como fiz...

Basicamente toda a gente ajusta a poli da CAM dianteira, mas a poli da CAM traseira fica esquecida, quando obrigatoriamente tem que ser ajustada tambem! Meu amigo, se o teu motor abana, liga o vagcom com o carro ao relanti, vai a Engine> meas. Blocks> grupo 015 e se vires o consumo abaixo de pelo menos 0.6l/hora, e o torque muito acima de 50.0nm, tens aí a causa do teu problema! Tens o timing da injeção mal ajustado! No grupo 013, até o desvio dos injectores é corrigido quande se faz a afinação!

Como disse vou criar um topico a mostrar como se faz, mas vê nesta foto os valores quase perfeitos para os motores bkd (o relanti deve estar a 903 rpm, e o torsion value a +0.5)...
http://thumbsnap.com/sc/191xDS0d.png

Boa tarde antes de mais peço desculpa por me aproveitar deste topico, mas tenho um a4 2.0tdi 170cv motor BRD e queria saber se esta explicação se aplica ao meu carro, pois por vezes o motor treme mais do que outras, quer a frio quer a quente. Obrigado
 
Re: Audi A3 2.0 TDI 140 cv- Cabeça reparada e liquido refrigerante a baixar na mesma?

O liquido refrigerante colocado é o G12 de origem? Já foi feito novo teste de pressão? O carro pega mal de manhã?

A tubagem do refrigerante já foi vista de alto e baixo a não à fugas nenhumas?
 
Last edited:
Back
Top