Audi 80 TD custa a pegar só de manhã

Bom, por mais que eu quisesse ajudar, a realidade é que não posso grande coisa. Foi a primeira coisa que tive de mudar quando o carro me veio para as mãos, e eu percebia muito pouco ou nada, e não tinha tambem os conhecimentos que tenho hoje, por isso, a troca foi feita na oficina que me tinha feito a reparação do carro.

No entanto, pelo que andei a ver, a dificuldade na mudança disso deverá estar nas velas nr 1 e 2, pela falta de espaço de manobra, certo?
 
Hramaki, sim poderia ser mas de facto a bateria é nova, isto é, tem menos de 1 ano de utilização.

Esse ponto da bateria, poderá ser real mas, não neste caso em particular, com tudo obrigado e é sempre mais uma info. que aqui fica...

Preciso mesmo da ajuda, por imagem, ou o Reactive lembrar-se do que foi feito há 5 anos, de verás importante.

Já agora aqui fica a foto que circula no fórum, do user: VI Power, deixo os meus parabéns na excelência e estima demonstrada pela máquina, parabéns.

As minhas desculpas em expor aqui o link da foto do carro mas, acho ser a forma mais lustrosa de mostrar que motor é, tal como disse ao Reactive, trata-se de um b3, aqui fica a "foto" e as desculpas.

http://imageshack.us/m/705/6205/imagem0152.jpg

Obrigado pela dica Hramaki, mas bateria não é o caso, uma vez mais obrigado!

Cumps a tuti
Boas,
o facto da bateria ser nova não interessa, o que tem a haver é a amperagem (eu acredito que tenhas colocado uma com a amperagem certo para esse carro), mas mais importante ainda é o poder de arranque da mesma.
Pois há baterias com a mesma amperagem, mas com o poder de arranque diferentes, ou seja quanto maior é o poder de arranque mais fácil o carro pega.
Poderá haver uma outra situação que leve a que o carro a custar a pegar, penso que poderá ser o carreto da cambota se ter passado um dente e ter feito com que a bomba avance e o motor atrase e a mistura não estar a ser feita correctamente e entrar gasóleo a mais que o necessário.
Um abraço
 
Boas, Reactive, seja como for, desde já os meus sinceros agradecimentos pela atenção, quanto ajuda já foi alguma, não a necessária mas, alguma, quanto isso, deverás obrigado.

Pois a dificuldade é igual para quase todas elas, cada uma no seu genro, mas de facto as primeiras, a contar do inicio do motor, nesta caso de quem olha junto da grelha frontal, pois sim são bem complicadas, a falta de espaço e o medo de deixar cair a chave e depois bom nem quero pensar, falo só da chave, se for a dita porca, essa então, não há palavras...

Uma vez mais obrigado, mas estou certo que haverá uma técnica de desmontagem das mesmas, ou será unicamente quando se faz a troca das correias (manutenção) distribuição e etc, seja essa a altura de as mudar, estou mesmo a "nadar" no assunto...?!?

powerman, sim a bateria é a indicada, bem referidos esses pontos, importantíssimos para um excelente arranque, mas não é caso, tudo está correctamente instalado e "calibrado"...quanto ao ponto da cambota, não me parece, pois felizmente isto acontece unicamente com este tempo Frio, logo não deixa dúvidas para nada tenha a ver com a dita cambota...com tudo obrigado pelo ponto de vista, eu e todos nós claro está, mais uma importante info...thanks (brigaduuu)

Reactive uma vez mais, agradecido, pela atenção e intenção de interajuda, mas uma pergunta impertinente:

Quando mudaram as velas, foi na altura da manutenção do kit de correia distribuição, bomba de água, etc etc...foi??

Uma vez mais reforço, quem souber ou poder facultar a técnica de troca das velas que se chegue à frente, como já referido por outro user...

Abraços e cumprimentos a tuti
 
Last edited:
Reactive, antes assim, esperemos que alguém se prenunciar sobre o assunto, que por favor queira deixar aqui o seu contributo, a todos nós!

Uma coisa é certa...tenho cada vez mais, andado a pensar no que o Krito disse, passo a citar:

Este assunto sobre o gasóleo é sempre um "tabu" mas se o gasóleo for de fraca qualidade, e como todos deveriam saber, o gasóleo é um "óleo" não tão espesso como o óleo que vulgarmente conhecemos, mas se for um gasóleo espesso, sem aditivos, ... Isso vai dificultar o arranque do motor, mesmo que as luzinhas sejam respeitadas, já que o gasóleo tem que ser "aquecido" ao entrar na câmara de combustão, pelas velas de incandescência. Se o gasóleo for de fraca qualidade (muito espesso) ele vai dificultar esse trabalho por parte das velas, porque se o motor não arrancar logo elas continuam a funcionar em esforço, e isso vai provocar um desgaste rápido das mesmas.
Até lá, cumprimentos e votos de muitas e boas curvas a tudi.

É que agora tenho deixado o carro em garagem e não é que, tem "respondido" logo a primeira rodada de chave...humm dá o que pensar não é, mas de facto como foi dito e bem velas certamente é claro que, mencionei uma vez mais o que foi dito pelo: Krito, mas com intuito de ressalvar que por vezes o dito gasóleo pode ter a sua importância, ou não...bom lá vou eu as velas...

Uma vez mais abraços e cumprimentos a tuti pela ajuda até então

Ps: caso alguém detenha solução, por favor post... com tudo vou tentar postar eu aqui solução caso encontre é claro, na ausência de post, sinal de tudo na mesma... até lá cumps.
 
Last edited:
Mas isso é novamente um sintoma de velas... quando as velas ficam estragadas, ou queimadas, deixam de trabalhar correctamente ou deixam de trabalhar de todo. O que isso significa é que os arranques a frio ficam a sair com dificuldade já que as velas nao atingem a temperatura, ou nem funcionam de todo. Logo, é logico que quanto mais quente estiver, mais facil sera ligar.
è essa a razão pela qual a quente liga logo, e tambem a razão pela qual em garagem pega facilmente.

O utilizador deathmenpt é que custuma a ter mais conhecimentos em termos de mecãnica dos 80 1.6td, vou ver se lhe falo para dar aqui uma passagem no topico e ajudar

Abraço
 
ora pois bem pessoal sem duvida que todos chegam a mesma conclusão trata se de velas e claro..
Pois destes ai um exemplo de uma situacao que e comum pois o carro nao estando esposto a temperatura e humidade das noites frias que temos tido ultimamente dai teres dado a chave e ele pegar a primeira sem grande custo porque so por si a temperatura ambiente que tinhas na garagem era suficiente para as velas nao precisarem de atingirem grande temperatura.
Pelo li aqui estas com alguns receios medos de tirar as velas, Amanha se tiver disponibilidade e se o tempo permitir faco um DIY para que o pessoal fique como uma ideia de tirar as velas ao nossos audis 80

Abraco
 
Uma vez mais obrigado, Reactive, sem palavras, por ser unânime eis a razão pela qual mantive a ideia sobre ser as velas, como prova disso eis o fecho do post anterior da seguinte forma: bom lá vou eu as velas...

Bem referido os diversos comportamentos e sintomas das velas, sai-mos todos a ganhar com estes fulcrais conhecimentos.

Um abraço e obrigado mais uma vez, fico à espera e bastante expectante, deathmenpt, não é só medo bem como GRANDE dificuldade, desde já o grande obrigado!

dias, espero já ter sido encontrada a solução, caso contrário, o DIY que está no "forno" assenta que nem uma luva, e complementa uma vez mais este grande e excelente forúm dos e para argolas, simplesmente único, audipt.com, e está tudo dito, a tuti cumps!


Uma vez mais, obrigado e abraços.
 
Last edited:
deathmenpt, as desculpas por relembrar o quanto é importante esse DIY "velar", bem sei a falta de tempo e o tempo é que atrapalham...

Um abraço!
 
Last edited:
ora pois bem pessoal sem duvida que todos chegam a mesma conclusão trata se de velas e claro..
Pois destes ai um exemplo de uma situacao que e comum pois o carro nao estando esposto a temperatura e humidade das noites frias que temos tido ultimamente dai teres dado a chave e ele pegar a primeira sem grande custo porque so por si a temperatura ambiente que tinhas na garagem era suficiente para as velas nao precisarem de atingirem grande temperatura.
Pelo li aqui estas com alguns receios medos de tirar as velas, Amanha se tiver disponibilidade e se o tempo permitir faco um DIY para que o pessoal fique como uma ideia de tirar as velas ao nossos audis 80

Abraco


DIY...please...many many thanks!!
 
Uma vez que ja esta tudo dito so falta dizer o seguinte:

Ja deves ter pelo menos 2 velas queimadas para esses sintomas;

De manha deves fazer o seguinte (so para motores a diesel):

Ligas a chave e deixas a luz da resistencia apagar, desliga a chave e volta a faze-lo umas 5 ou 6 vezes;(sem tentar ligar o motor)

Depois das a chave uns 2 segundos (dar uma volta ao motor,isto gera compressao e aquecimento)

Depois de fazer-se estes ciclos umas 5 vezes o motor esta pronto para pegar sem danificar o motor de arranque, e bateria e outros componentes.

Chave On ate luz de resistencia Off 5x depois rodar motor 2 segundos 1x

Repetir tudo mais 4x


Tentar entao ligar motor...
 
Vitor Faria, um abraço, e obrigado pela excelente ajuda e conhecimento, sim de facto como diz, na certa 2 pelo menos queimadas, sem dúvida alguma, agora, com esta ideia sempre dá para "aguentar mais alguns dias" apenas, pois tenho mesmo, mesmo, de as mudar, dai a espera, pelo DIY do: deathmenpt, deveras importante.

O problema é o espaço, para passar chave, é simplesmente minúsculo, dai a importância do DIY.

Nem estou a conseguir desapertar as porcas, na chapa, de ligação as velas, quanto mais o resto, o problema é mesmo fazer passar a chave inglesa, ou outra...

Não é certa a chave que falei, mas, acho ser a mais "fina" para poder chegar as ditas porcas, estou mesmo atrapalhado dai o DIY ser mesmo, mesmo importante.


Uma vez mais, obrigado.


Cumps atuti !
 
Last edited:
Back
Top