Audi 80 TD custa a pegar só de manhã

Boas, a questão é a seguinte, o audi 80 TD custa a pegar unicamente de manhã, ou seja depois de uma noite inteira ao relento eis o custo em pegar, o motor de arranque trabalha bem, bateria também, a bobine de chamada também, felizmente, tudo bem menos o demora que tem em pegar, fico alguns minutos a puxar, puxar, puxar, pelo motor de arranque, e noto que vai saindo fumo pelo escape, fumo azulado claro...e passado algum tempo, pega, uma vezes mais demorado outras não tanto, sai sempre um monte de fumo igualmente azulado.

Depois, bem, depois é sempre à primeira, pega bem...

Que poderá ser...?? isto acontece com este tempo frio...

Desde já, os meus sinceros agradecimentos, e cumprimentos a tuti...
 
Velas...

Nos carros a Diesel (novos/velhos) deve-se sempre deixar apagar a luz de incandescência ou esperar uns segundos, após ligar a ignição, para ligar o motor e assim evitar queimar as velas, isto é válido tanto para o tempo frio como o quente. É que depois chega-se a esta altura do ano e é sempre a mesma história...


Velas...
 
A toda esta comunidade audi, um grande abraço...

sim, drummer, acende a respectiva luz de incandescência, o qual todas e quais queres luzes são severa mente respeitadas!

É verdade, Paulo Almeida, também concordo, agora para remover as mesma parece ser bastante difícil se não mesmo quase impossível...

Por ultimo mas não menos, o sr que se segue: Kripto, bem lembrado, e aqui fica a salva guarda para quem possa não respeitar, toda e qualquer luz deve ser respeitada se lá está é por algum motivo...e esse tem de ser comprido por forma a manter o bom funcionamento, sim a luz é sempre respeitada e só depois é feita a ignição do motor...

Uma vez mais, o meu sinceros agradecimento a toda comunidade audi, e se for possível algumas imagens por forma a facilitar a sub. das ditas velas, agradecia e MUITO.

Abraços!
 
alipio1991, obrigado pela ajuda, desde já os meus agradecimentos, pelos visto é unânime, velas...

Agora se me permitem, por que raio só faz disto com este tempo, no verão nem por isso?


Um vez mais, cumps a tuti
 
Last edited:
alipio1991, obrigado pela ajuda, desde já os meus agradecimentos, pelos visto é unânime, velas...

Agora se me permitem, por que raio só faz disto com este tempo, no verão nem por isso?


Um vez mais, cumps a tuti

Bem, se respeitas todas as luzinhas no quadrante do carro o que pode estar a acontecer deve ser simplesmente o facto de as velas também terem um tempo de vida que ao fim dele, "morrem". Ou então a qualidade das mesmas poder ser duvidosa, ou ainda o tipo de gasóleo.

Este assunto sobre o gasóleo é sempre um "tabu" mas se o gasóleo for de fraca qualidade, e como todos deveriam saber, o gasóleo é um "óleo" não tão espesso como o óleo que vulgarmente conhecemos, mas se for um gasóleo espesso, sem aditivos, ... Isso vai dificultar o arranque do motor, mesmo que as luzinhas sejam respeitadas, já que o gasóleo tem que ser "aquecido" ao entrar na câmara de combustão, pelas velas de incandescência. Se o gasóleo for de fraca qualidade (muito espesso) ele vai dificultar esse trabalho por parte das velas, porque se o motor não arrancar logo elas continuam a funcionar em esforço, e isso vai provocar um desgaste rápido das mesmas.

A situação piora no Inverno porque quanto mais baixa a temperatura mais espesso o gasóleo fica!

Por isso é que a qualidade do gasóleo é tão importante!!!
 
Kripto, só tenho a dizer, quem sabe sabe e ponto final...deveras agradecido com toda a explicação...de facto o gasóleo muito à a dizer sobre o mesmo mas...enfim.

De facto acho que possa ser a velas...pois ainda são as de origem...grandes carros grande velas...( risos ) com tudo para mudar as mesmas é um assunto de verás penoso penso eu...

Agradeço e muito, mesmo muito, a quem pode-se facultar a maneira mais eficaz de mudar as mesmas é que após comprar chave de velas, a mesma não tem acesso aos contactos da velas, isto deve-se ao facto de ser bem escasso o espaço entre as velas e o bomba de ou lá o que seja que fornece o dito gasóleo ao injectores...de certo sabem do que falo.

Em suma, alguém pode facultar a maneira de mudar as ditas velas, já tentei com chave inglesa e mais difícil ainda chave de velas, pouco espaço de manobra...

Ajuda se fizerem favor, os meus sinceros agradecimentos e votos de muitas e boas curvas a tuti!

Ajuda, se fizerem favor...
 
Last edited:
Esse carro tem motor 1.6TD ou 1.9 TDI?


no TD com um roquete um extensor e uma chave com alguma dificuldade claro mas muda se bem . No 1.9 não faço a mínima ideia.
 
Eu também diria que são as velas, os sintomas para ai o apontam ... No entanto, que Td é esse? 80 B2 ou B3? O meu B3 já uma vez substitui as velas, e a luz de resistência nunca apagava, dado que as velas nunca conseguiam chegar á temperatura certa. Ele pegava sem esforço na mesma, mas também aqui o clima não é muito frio.
Já as substitui á 5 anos, e ele continua a pegar á primeira volta de motor, sem esforço nenhum, desde que respeitada a luz de resistência.

Começa por substituir as velas, mas esse fumo azul... mantém-te atento a isso também
Abraço
 
Boas, Reactive, nem mais nem menos, é exactamente igual ao da sua foto, ou seja b3, quanto a luz de resistência, apaga acertadamente e forma regular e concertada...

Visto sermos felizes proprietários destas belas máquinas, será possível ajuda no sentido da troca das mesmas velas, visto já ter efectuado, bem sei já se passaram 5 anos, mas as ideias por vezes ficam...será possível...

Desde já, agradecido e muito pela ajuda, caso possa facultar é claro, seria seriamente importante para mim e nós todos, tenham a mesma dificuldade...

Uma vez grato pela colaboração e ajuda.

cumps
 
Last edited:
Por vezes a baixa carga de bateria também dá origem a custar a pegar... nos A3 8L isso acontece, talvez nos 80 tb..
Cumps
 
Hramaki, sim poderia ser mas de facto a bateria é nova, isto é, tem menos de 1 ano de utilização.

Esse ponto da bateria, poderá ser real mas, não neste caso em particular, com tudo obrigado e é sempre mais uma info. que aqui fica...

Preciso mesmo da ajuda, por imagem, ou o Reactive lembrar-se do que foi feito há 5 anos, de verás importante.

Já agora aqui fica a foto que circula no fórum, do user: VI Power, deixo os meus parabéns na excelência e estima demonstrada pela máquina, parabéns.

As minhas desculpas em expor aqui o link da foto do carro mas, acho ser a forma mais lustrosa de mostrar que motor é, tal como disse ao Reactive, trata-se de um b3, aqui fica a "foto" e as desculpas.

http://imageshack.us/m/705/6205/imagem0152.jpg

Obrigado pela dica Hramaki, mas bateria não é o caso, uma vez mais obrigado!

Cumps a tuti
 
Last edited:
Back
Top