Audi 80 Avant

Para além de ter umas coisas a fazer isto por aqui tem andado parado, para além da carrinha circular diáriamente só preciso de lhe meter diesel e espero que assim continue.
Nas últimas duas semanas teve direito as 2 sapatos novos e uma revisão geral incluindo dois apoios do triangulo de suspensão.
Domingo passado a bandida deixou-me na estrada, tubos por baixo do filtro de gasóleo estalaram e não chegava combustível à bomba, na segunda já estava de volta à estrada.
 
Boas pessoal! Espero que esteja tudo bem com todos.

A ausência tem sido grande porque não tem havido novidades pelo menos positivas, alíás tem sido só problemas nada de grave mas não tenho tido tempo nenhum para resolver pequenos problemas. Como preciso do carro todos os dias não há tempo para paragens e por isso os mesmos problemas ainda se mantêm e vão-se somando mais alguns.

Ainda anda com o parachoques por reparar, ainda não reparei o cabo do meu elevador e um dia destes num azar andei com um carro a "alisar" um muro e o resultado foi arranhões no parachoques frontal e guarda lamas.

Quarta feira, vai para o médico para trocar um rolamento e verificar travões(pois de vez em quando faz barulho de ferro contra ferro ao travar mas nem sempre).

O meu banco está um bocado em cacos e como tal em principio sábado vou buscar dois bancos frontais, mas são de um cabrio e o problema é que os bancos são em couro com o centro das costas e centro do assento em tecido diferente do meu.
Qual é o problema aqui? É arranjar tecido para pelo menos substituir as partes em tecido do banco pois na parte do couro nem lhe vou tocar vai ficar assim. Sim sei que o carro vai ficar um bocado malhado mas se arranja-se tecido igual pelo menos minimizava o "malhanço".
O outro problema e que é também o problema actual dos meus bancos é a falta dos batentes das molas dos bancos que estão descontinuados.

Sei que é um problema crónico destes bancos e também dos A4 B5 e Golf II pois os batentes são os mesmos.

A questão aqui é se alguém sabe de algo similar para substituir estes batentes ou outra solução possivel para que as molas não saiam das calhas e impeçam o banco de andar a abanar.

Batentes em questão:






Pessoal, umas boas festas e grande abraço!
 
Boas pessoal! Espero que esteja tudo bem com todos.

A ausência tem sido grande porque não tem havido novidades pelo menos positivas, alíás tem sido só problemas nada de grave mas não tenho tido tempo nenhum para resolver pequenos problemas. Como preciso do carro todos os dias não há tempo para paragens e por isso os mesmos problemas ainda se mantêm e vão-se somando mais alguns.

Ainda anda com o parachoques por reparar, ainda não reparei o cabo do meu elevador e um dia destes num azar andei com um carro a "alisar" um muro e o resultado foi arranhões no parachoques frontal e guarda lamas.

Quarta feira, vai para o médico para trocar um rolamento e verificar travões(pois de vez em quando faz barulho de ferro contra ferro ao travar mas nem sempre).

O meu banco está um bocado em cacos e como tal em principio sábado vou buscar dois bancos frontais, mas são de um cabrio e o problema é que os bancos são em couro com o centro das costas e centro do assento em tecido diferente do meu.
Qual é o problema aqui? É arranjar tecido para pelo menos substituir as partes em tecido do banco pois na parte do couro nem lhe vou tocar vai ficar assim. Sim sei que o carro vai ficar um bocado malhado mas se arranja-se tecido igual pelo menos minimizava o "malhanço".
O outro problema e que é também o problema actual dos meus bancos é a falta dos batentes das molas dos bancos que estão descontinuados.

Sei que é um problema crónico destes bancos e também dos A4 B5 e Golf II pois os batentes são os mesmos.

A questão aqui é se alguém sabe de algo similar para substituir estes batentes ou outra solução possivel para que as molas não saiam das calhas e impeçam o banco de andar a abanar.

Batentes em questão:






Pessoal, umas boas festas e grande abraço!
Boas.
Isso já é material raríssimo!
Até conhecia umas casas que há pouco tempo tinham isso em kit, conjunto para os bancos da frente. Cheguei a comprar para um GTI mkII com Recaro e um GTD que tive em tempos (e que bons tempos!). Agora talvez no Aliexpress mas a durabilidade....
Seguem os link das casas onde comprei, o 443881295 talvez se arranje numa delas por encomenda. O 357881195 descontinuou em todo lado.
https://www.oemvwshop.com/443881295-stop-buffer-p757763/
https://2407.pl/en/vag-brand/bumper-357-881-195-23597493/
https://pt.aliexpress.com/item/3278...893596!sea!PT!0!AB&curPageLogUid=BQrLr4hVZRCj
 
Last edited:
Boas zefern!

Obrigado pelas dicas.
As molas das calhas e a frontal ainda se consegue arranjar na origem, o grande problema são os batentes.
Tenho procurado em todo lado e infelizmente não consigo encontrar em lado nenhum, provavelmente vou ter que tentar arranjar uma solução para manter as molhas nas calhas.

Abraço
 
Ontem foi dia da bicha ir ao médico e pronto rolamento novo e calços e lá voaram 150€, mas pronto ela merece.

Amanhã vou buscar os bancos e tenho andado para aqui às voltas de como é que irei segurar as molas nos bancos porque os batentes definitivamente não existem em lado nenhum.
Tenho andado a pensar e provavelmente a solução será uns esquadros/ferragens de suporte em metal galvanizado mas é um caso a estudar quando tiver os bancos e depois de colocadas molas será uma questão de medições e tentar arranjar umas ferragens para apertar no sitio.

Os bancos em questão têm rede nas costas e um dos "problemas" crónicos é a perda de elasticidade do elástico, provavelmente alguém por aqui terá o mesmo problema.
Deixo aqui um video que ajuda na resolução do problema:

Abraço
 
Boas zefern!

Obrigado pelas dicas.
As molas das calhas e a frontal ainda se consegue arranjar na origem, o grande problema são os batentes.
Tenho procurado em todo lado e infelizmente não consigo encontrar em lado nenhum, provavelmente vou ter que tentar arranjar uma solução para manter as molhas nas calhas.

Abraço
Os batentes não poderão ser feitos numa impressora? Há aí em Braga um "atelier" que faz peças que já não existem ou outros casos raros, peças para modelismo, etc. Tenho o contacto algures, se interessar posso procurar.
O caso da rede é simples de resolver se ela estiver boa e for apenas o elástico superior que perdeu elasticidade, que foi o que aconteceu nos meus. Fui a uma retrosaria e comprei 1,5m de elástico preto ligeiramente mais grosso. Desmontei aquilo e substituí-o, ficou como novo até agora.
Saúde e Boas Festas.
 
Zefern a situação do elástico é facil de resolver como demonstra o video mas a tua sugestão também é uma excelente solução.

Os bancos terão que ir para o estofador porque têm uns pormenores a resolver e lá talvez tenha alguma solução para os batentes. Um amigo que trabalha com automóveis até apresentou uma solução bastante porreira é fazer uns batentes à medida em borracha dura e aperta-los com parafusos.
Tenho é outra situação a ponderar, ou vão para o sitio com o tecido que têm e o carro fica um bocado malhado ou tento arranjar tecido igual e mando estofar os centros. Vou ver se ele consegue reparar o furo que tem sem ter que substituir o couro original.
O couro apresenta algumas rachas e raspoes com perda de cor acho que após um tratamento exaustivo com o Leder devem ficar porreiros e o couro mais macio e elástico.
Deem a vossa opinião sobre se devo estofar a parte central com tecido igual ao meu ou se os limpo bem limpinhos e vão com este tecido para o sitio.
Bancos em questão:





Zefern obrigado pelas dicas e umas boas festas... grande abraço.

Umas boas festas para todo o pessoal.
 
Boas pessoal!

Que marca de casquilhos/sinoblocos metem nos vossos 80?
Este é um problema crónico destes carros, falo no caso da minha carrinha, embora metendo casquilhos/sinoblocos de origem duram entre 6 meses a um ano.
Houve alguém que me disse que se rebaixasse a carrinha este problema desapareceria, mas não me apetecia muito andar a gastar uma pipa de massa em molas a amortecedores, porque metendo umas molas de rebaixamento obrigatoriamente tenho que meter uns amortecedores mais curtos.
 
Estive-me a entreter um bocado e desmontei os encostos de cabeça. Ainda dei um bocado de APC no tecido dos bancos para ver como ficavam, mas desisti porque ainda não decidi se vou manter este tecido e ficar com o interior malhado ou se vou estofar com tecido igual mas só na parte que tem tecido e manter o couro, ficará malhado na mesma mas menos.
Entretanto limpei e condicionei um dos encostos de cabeça, vou ver se consigo trocar os encaixes porque têm ferrugem e polidos não vão ficar ok de certeza.

Encosto do lado esquerdo já limpo e condicionado, o do lado direito está parcialmente limpo.

 
Ontem acabei por limpar e condicionar os 2 encostos de cabeça e a diferença é abismal, a cor natural da pele apareceu e o couro ficou muito mais macio e maleável.
O grande desafio vão ser os gomos dos assentos que apresentam várias rachadelas no couro e estão asperos nessas zonas. Um dos bancos o couro já foi limpo e condicionado e já apresenta melhorias significativas. Como não quero trocar o couro original o desafio será grande principalmente tapar o buraco existente sem trocar o couro.

Encostos já totalmente condicionados.



 
Andava a ponderar estofar as partes em tecido com tecido original igual ao da carrinha, mas fica completamente fora de questão de tecido novo depois deste orçamento.
Só me falta ir aqui a um sitio em Braga e caso não seja possivel vão com este tecido para o sitio.

"
Agradecemos consulta. Informamos preço:


Tecido Audi 24068 – 85,00€ / metro + iva

Mínimo de venda: 1 metro

Acresce portes Importação: 47€ + iva

Acresce portes envio + iva"
 
Back
Top