Audi 80 Avant 1.9 TDI Nova imagem :D

Re: Audi 80 Avant 1.9 TDI (fotos Pg.1)

isso já não sei, deve ser muda a temperatura de lâmpada, mas pelo que sei 4300k e 5000k e mais branco que 6000k

ora vé aqui



para quem nao tem olho de boi agora saiu qualquer coisa tipo isto, mas que se tem de tirar o vidro para aplicar, vejam aqui
 
Re: Audi 80 Avant 1.9 TDI (fotos Pg.1)

Pessoal, quanto mais alto é o valor mais azul é a luz. Chega a um ponto que começa até a ser meio roxo.
 
Re: Audi 80 Avant 1.9 TDI (fotos Pg.1)

Pessoal, quanto mais alto é o valor mais azul é a luz. Chega a um ponto que começa até a ser meio roxo.

O que é isso de HID?
As lâmpadas de xénon HID (High Intensity Discharge) não possuem um filamento como as tradicionais lâmpadas de halogénio, em vez disso existe uma descarga eléctrica entre dois eléctrodos numa cápsula de quartzo com o gás inerte (xénon). Por não possuirem filamento têm uma durabilidade superior não existindo o problema deste partir com as vibrações e buracos da estrada.

Estas lâmpadas produzem uma tonalidade mais próxima da luz natural solar, sendo a sua temperatura (medida em graus Kelvin) de aproximadamente 4300ºK e apesar de produzirem mais luz consomem menos energia, apenas 35w contra os 55w usados por uma lâmpada de halogénio.

Quanto mais graus Kelvin melhor? Não!
Esta ideia pré-concebida e está errada. A luminosidade é medida em lumen, a escala Kelvin apenas mede a temperatura da cor, a realidade é que quanto mais subimos na escala Kelvin mais descemos na escala Lumen e isto nota-se essencialmente a partir dos 5500ºK chegando aos 12000ºK onde deixamos de ter iluminação, passando a luz ultra-violeta. Este efeito nota-se especialmente em situações de chuva ou nevoeiro em que a luz não ilumina a estrada e dispersa-se.

Na escala Kelvin 5250ºK é o valor da luz solar, 3200ºK uma lâmpada de halogénio convencional e 4300ºK a temperatura das lâmpadas HID.

Um mito que se instalou recentemente nos fóruns automóveis é que a Lexus usa lâmpadas HID de 8000ºK, no entanto a cor das lâmpadas fornecidas aos fabricantes automóveis está entre os 4100ºK e os 5500ºK e as lâmpadas acima de 6000ºK são proibidas para uso em estrada sendo essa afirmação totalmente falsa.

Os kits HID (xénon) aftermarket são ilegais
Muita gente diz que não, a maioria são os vendedores destes kits mas a verdade é que os carros equipados com xénon necessitam por lei de ter lava-faróis e niveladores automáticos, isto sem falar das ópticas que necessitam de ter um projector (vulgo olho de boi) para as lâmpadas D2S, para as outras ópticas é adoptada a lâmpada D2R que possui um reflector.

Os niveladores automáticos são bastante complexos e são compostos por sensores ao nível da suspensão (normalmente na traseira) e sensores ligados à centralina que fazem uma análise de velocidade, posição do acelerador e inclinação do carro. Quer o carro vá carregado ou se acelere ou trave as luzes são ajustadas automáticamente, coisa que não acontece nos kits aftermarket.

O típico sacudir de ombros é ouvido sempre que se dá esta explicação, dando a desculpa que as lâmpadas de halogénio também encadeiam e não têm nivelador automático. É verdade, também encadeiam mas o risco é menor porque a intensidade da luz é bastante inferior ao contrário do xénon. Pior ainda é que o nivelador manual raramente é usado quando os carros circulam com mais do que uma pessoa ou com carga, logo com xénon este problema torna-se ainda mais relevante.

Brilho que provoca encadeamento num kit xénon aftermarketMas os kits HID são baratos.
A moda dos kits aftermarket instalou-se quando começaram a aparecer estes kits a preços de €200 e €250 feitos na China e com qualidade dúvidosa e infelizmente em todo o lado são poucos os automobilistas que se preocupam com a sua segurança e tentam poupar em elementos como pneus, travões ou lâmpadas. Para termos de comparação, umas lâmpadas xénon da Philips custam €250 o par e um kit completo da XenonDepot com lâmpadas 4300ºK e balastros Philips custa €450. É por isso comum ver-se um brilho elevado em certas conversões que encadeiam os outros condutores, como se pode ver na foto ao lado.

É quase como comparar as lâmpadas que incluem no seu nome palavras como Xenon White Plasma Super Bright em relação a uma lâmpada Philips VisionPlus ou Osram Silverstar.

Vou instalar um kit aftermarket, o que devo procurar?
Antes de mais deverá ver se as ópticas do seu carro são compatíveis com xénon, normalmente estas ópticas têm um projector (vulgo olho de boi) que permite focar melhor a luz. Existem no entanto ópticas sem projector que são usadas com xénon mas são raras.

Caso as suas ópticas tenham projector deverá usar lâmpadas D2S, se não tiver projector as lâmpadas devem ser obrigatoriamente D2R. A tonalidade destas deve estar entre os 4000ºK e os 6000ºK, caso contrário apenas chamará a atenção das autoridades e irá reduzir a capacidade de iluminação da estrada.

No final de tudo estar instalado deverá nivelar os faróis (qualquer casa de pneus faz este serviço) e não se esqueça de nivelar manualmente os faróis com o carro carregado ou com mais do que uma pessoa. Normalmente é boa prática circular com os faróis mais baixos no dia a dia uma vez que o carro não tem os niveladores automáticos e a capacidade de iluminação continua a ser superior ao halogénio.





pessoal vi isto num site ajuda a esclarecer o assunto e desde peco desculpa pela ideia errada que tinha
 
Last edited:
Re: Audi 80 Avant 1.9 TDI (fotos Pg.1)

isso já não sei, deve ser muda a temperatura de lâmpada, mas pelo que sei 4300k e 5000k e mais branco que 6000k

ora vé aqui



para quem nao tem olho de boi agora saiu qualquer coisa tipo isto, mas que se tem de tirar o vidro para aplicar, vejam aqui
Isso parece fixe será muito caro??
 
Re: Audi 80 Avant 1.9 TDI (fotos Pg.1)

Eu tive Xenon na Julia, um kit comprado no Ebay.. provavelmente made in china... teoricamente eram 4300k, mas na realidade tinham uma luminosidade perto ou mesmo de 6000k (por comparação por kits de marcas decentes). Já tinha lido que os kits aftermarkets baratos do ebay, tinham a tencencia a serem de mais k's do que o anunciado.. e no meu caso foi verdade.

Resumindo e baralhando, as minhas lampadas de xenon, comprei-as como se fossem 4300k, mas na realidade eram semelhantes a 6000k... francamente achei-as muito azuis, e reflectiam muito pouco nos sinais azuis...
Acho que o ideal é 4300k ou 5000k , mas um kit decente... (sem ser ebay's baratos). Aqui no fórum aparece uns group-buy's de kits de xenon decentes a uns preços em conta..
 
Re: Audi 80 Avant 1.9 TDI (fotos Pg.1)

As minhas eram já a puxar para o azulado... por ex, quando reflectia numa matricula por ex, eu via tons azulados...
 
Re: Audi 80 Avant 1.9 TDI (fotos Pg.1)

sim ja vi, numa esta branco, noutra azulado. o teu e de que marca? os kits e so ligar certo? a fixa da lampada neste caso vai ligar ao balastro certo?
 
Re: Audi 80 Avant 1.9 TDI (fotos Pg.1)

Na inspecção não implicam por ter lâmpada branca na matricula?
 
Back
Top