| AUDI 80 | 1.9 TDI | AMFerreira |

Re: | AUDI 80 | 1.9 TDI | AMFerreira | BJ |

Bem pessoal, tenho updates para o BJ.

Hoje passei um bocado de volta dele, já lhe fiz o bypass aos tubos da sofagem e adivinhem o que neste momento os está a ligar?
Um tubo mesmo de canalização das casas LOL de meia polegada ... era o que no momento tinha ali à mão e a nível de tamanho é mesmo aquilo, está semi-resolvido esse problema. Mais para a frente terei mesmo de avançar com a substituição do radiador da sofagem.

Já lhe troquei também o amortecedor do capot, ficou impecavel, agora já não levo com ele na cabeça. (LOL) Resolvi este problema por 19€ :D

Amanhã de manhã vou sangrar o sistema de refrigeração. Tenho dúvidas em relação a isto e peço que quem saiba me dê uma ajudinha.
Já me tiveram a dar indicações sobre como se faz, tenho de tirar o tubo que vai directamente do radiador até ao motor (o tubo de baixo do radiador) e depois tirar a tampa do depósito de água e deixála escorrer toda pelo radiador e pelo tubo.

A minha pergunta:
Desta maneira sai mesmo a água toda que está no sistema de refrigeração ou é preciso ter o termo-estato aberto??

Abraço
 
Re: | AUDI 80 | 1.9 TDI | AMFerreira | BJ |

Nada disso
Os nossos carros sangram sozinhos.
Enche de liquido até á marca de MAX, ou um pouco antes...
Deixas a tampa do deposito do sistema de refrigeração só apontado, sem estar apertado, ligas o carro e deixa que ele chegue acima dos 90c. Vai-lhe dando umas aceleradelas até às 3000 rpm

Quando ele chegar aos 90 e tal graus, as ventoinhas ligam e vais verificar que a agua está a borbulhar... ai deixa de acelerar.. quando as ventoinhas desligarem desliga o carro, e repõe liquido pelo menos até à marca do minimo (sim ele provavelmente desce até abaixo de minimo).
Aperta a tampa do deposito. Está sangrado. Neste momento, se precisares, podes circular com a viatura.

Quando estiver frio, por ex, amanha quando acordades, repoe liquido até à marca de MAX.

Luís Jorge
 
Last edited:
Re: | AUDI 80 | 1.9 TDI | AMFerreira | BJ |

Nada disso
Os nossos carros sangram sozinhos.
Enche de liquido até á marca de MAX, ou um pouco antes...
Deixas a tampa do deposito do sistema de refrigeração só apontado, sem estar apertado, ligas o carro e deixa que ele chegue acima dos 90c. Vai-lhe dando umas aceleradelas até às 3000 rpm

Quando ele chegar aos 90 e tal graus, as ventoinhas ligam e vais verificar que a agua está a borbulhar... ai deixa de acelerar.. quando as ventoinhas desligarem desliga o carro, e repõe liquido pelo menos até à marca do minimo (sim ele provavelmente desce até abaixo de minimo).
Aperta a tampa do deposito. Está sangrado. Neste momento, se precisares, podes circular com a viatura.

Quando estiver frio, por ex, amanha quando acordades, repoe liquido até à marca de MAX.

Luís Jorge

Luis obrigadíssimo pela explicação detalhada do processo, mas a minha questão é: eu quero mesmo tirar a água toda e meter o líquido concentrado que comprei... dessa maneira a água não sai :S
 
Re: | AUDI 80 | 1.9 TDI | AMFerreira | BJ |

Ah, ok,... ele tem uma purga ai num tubo que sai do radiador, por baixo, em que desapertas e a agua sai..(penso que até é uma rosca vermelha, mas não tenho a certeza). Agora não te sei é dizer se sai toda...
 
Re: | AUDI 80 | 1.9 TDI | AMFerreira | BJ |

Tive agora a ver... a purga é uma rosca vermelha na estrutura do radiador, em baixo do lado esquerdo... posso tentar sacar uma foto da dita...
 
Re: | AUDI 80 | 1.9 TDI | AMFerreira | BJ |

tas de parabens luis. so te faltou dizer uma coisa ,pra que sirva pra toudos que tenham o radiador da sofagem a funcionar , a sofagem tem de estar no quente pra que ele ferre tambem esse radiador.
 
Re: | AUDI 80 | 1.9 TDI | AMFerreira | BJ |

tas de parabens luis. so te faltou dizer uma coisa ,pra que sirva pra toudos que tenham o radiador da sofagem a funcionar , a sofagem tem de estar no quente pra que ele ferre tambem esse radiador.

Realmente não coloquei esse procedimento porque nas 80's B3 e B4 não é necessário.
Mas realmente incluindo esse procedimento, serve para qualquer carro, incluindo os mais antigos, e portanto é de bom hábito incluir-lo, e também não custa nada fazer (passar a sofagem pro quente).
 
Re: | AUDI 80 | 1.9 TDI | AMFerreira | BJ |

Realmente não coloquei esse procedimento porque nas 80's B3 e B4 não é necessário.
Mas realmente incluindo esse procedimento, serve para qualquer carro, incluindo os mais antigos, e portanto é de bom hábito incluir-lo, e também não custa nada fazer (passar a sofagem pro quente).

tens razao, mas convem que esse radiador esteja sempre bem ferrado, e so com a sofagem no quente e que ficas sabendo se ta ou nao bem ferrado
 
Re: | AUDI 80 | 1.9 TDI | AMFerreira | BJ |

Eu estive a espreitar e não vi nenhuma purga, o mais certo é o radiador não ser de origem:|
 
Re: | AUDI 80 | 1.9 TDI | AMFerreira | BJ |

Pessoal, antes de mais obrigado pelas vossas respostas! Verdadeiros peritos vocês.

No entanto há aqui uma coisa que eu também gostava de saber se vocês me soubessem explicar que é:

Desta maneira (retirando a purga do radiador) sai mesmo a água toda que está no sistema de refrigeração ou é preciso ter o termo-estato aberto??

A minha ideia é tirar a água/ar todo que lá haja e meter apenas líquido ... Neste momento já não tenho sofagem e como tal não me tenho de preocupar com isso, a minha outra dúvida é:

Para chegar a essa purga há-de ser necessário desmontar o resguardo do motor não? sSenão para onde escorre a água que lá tenho?

Obrigado pessoal.

Abraço
 
Back
Top