Aparente problema com volante bimassa e ou embraiagem - Audi A3 Sportback 1.6TDI 2011

Olá amigos,

Recentemente comecei a notar 2 coisas no meu carrinho e vocês provavelmente conseguem-e ajudar a esclarecer. O meu carro tem agora 163000km

Muito de vez em quando "puxo" uma 3ª em certo momento o conta rotações sobe muito rápido para perto das 3000rpm e o velocímetro continua a subir ao ritmo normal. Parece que a embraiagem está a derrapar mas como não faz sempre e das 2 vezes que fez tinha música, não consegui perceber se o motor realmente estava a acelerar desembraiado. A verdade é que continuava a acelerar (mas não correspondia às rotações).

Levei ao meu mecânico e ele ao fazer um teste com o carro ao ralenti só a carregar e a largar o pedal da embraiagem, disse-me que tenho o volante bimassa a ir à vida. Fiz o teste com o travão de mão acionado a tentar arrancar em 1ª e o carro puxa ou até andar ou até ir abaixo (aqui a embraiagem não patina).

A outra questão é que mudei de casa e agora tenho uma garagem da qual tenho de sair a subir bastante. Tenho um Clio 1.2 16v Gasolina que sobe sempre aquilo bem e o Audi por vezes logo em frio, em 1ª não tem força para subir. Mal aquece um pouco já sobe sem problema. Sabem se é normal o carro ter pouca força para subir em 1ª uma rampa logo que é colocado a trabalhar? Poderá também ter a ver com o bimassa.

E por último, onde posso arranjar alguém que perceba de embraiagens e como posso saber a referência certa das peças para poder comprar online? Alguém tem forma de saber os códigos OEM?

Desde já obrigado a todos pelo tempo que disponibilizaram a ler o meu apelo.

Boas viagens!!
 
Re: Aparente problema com volante bimassa e ou embraiagem - Audi A3 Sportback 1.6TDI

Boas, não te sei responder mas vou seguir o tópico, porque o meu anda a fazer a mesma coisa ou muito semelhante..
Basicamente ele está cada vez mais "morto" e nem posso puxar uma 3ª/4ª que ás 2.000 rpm´s ele parece que fica sem força/desembraiado, tenho um pouco de noção que a embraiagem não está nas melhores condições mas suspeito mais de Maf e/ou Turbo.
 
Re: Aparente problema com volante bimassa e ou embraiagem - Audi A3 Sportback 1.6TDI

Amigo pelo sintoma parece que entrou óleo para o disco mas alguém já se vai chegar a frente para dar uma ajuda não desanimes que pode ser algo passageiro por exemplo não sei se é o teu caso mas um colega meu foi lavar o carro ,lavou o motor e esteve com este problema durante uma semana e nas oficinas diziam que era a embraiagem e depois ficou bom do nada por isso boa sorte:)
 
Re: Aparente problema com volante bimassa e ou embraiagem - Audi A3 Sportback 1.6TDI

Quando a embraiagem começa a patinar, ao puxares pela mudança ele acelera as rpm e o velocímetro não mexe, ou seja embraiagem gasta, quanto ao volante bimassa o carro por norma treme ao relantim.

O teu pedal da embraiagem pega muito em cima ou mais a meio?

Isto é o que eu leio, nao sou mecânico.
 
Re: Aparente problema com volante bimassa e ou embraiagem - Audi A3 Sportback 1.6TDI

Obrigado.

Está normal. Está tudo bem e normal até as rpm subirem do nada a puxar pela 3a. Em relação à força o carro está completamente normal exceto logo à frio no início do dia para subir a rampa da garagem que com a 1 enganada e a acelerar normalmente perde força até ir abaixo... Não sei se isto é normal. O turbo entra a quantas rpm? Ele faz-me isto as 1000 - 1500rpm
 
Re: Aparente problema com volante bimassa e ou embraiagem - Audi A3 Sportback 1.6TDI

Depende da rampa da-lhe gás pela garagem fora:lol:
 
Re: Aparente problema com volante bimassa e ou embraiagem - Audi A3 Sportback 1.6TDI

Quando a embraiagem começa a patinar, ao puxares pela mudança ele acelera as rpm e o velocímetro não mexe, ou seja embraiagem gasta, quanto ao volante bimassa o carro por norma treme ao relantim.

O teu pedal da embraiagem pega muito em cima ou mais a meio?

Isto é o que eu leio, nao sou mecânico.

Realmente... tens razão, nem estava a raciocinar bem, revejo a minha situação nisso, como tenho várias coisas a resolver, nomeadamente à mais de 5 meses a procura de um bom mecânico para tirar fora e limpar a admissão que decerteza deve estar completamente entupida de carvão que até baba óleo, aquilo assim acredito que deve estar a matar o motor, turbo e tudo mais aos poucos, daí não ter associado logo tambem à embraiagem. Ele de vez enquanto treme ao relantim, o motor 1z 90cv leva bimassa? não consigo encontrar na net essa info, só vejo para AHU ou é o mesmo?
 
Re: Aparente problema com volante bimassa e ou embraiagem - Audi A3 Sportback 1.6TDI

Realmente... tens razão, nem estava a raciocinar bem, revejo a minha situação nisso, como tenho várias coisas a resolver, nomeadamente à mais de 5 meses a procura de um bom mecânico para tirar fora e limpar a admissão que decerteza deve estar completamente entupida de carvão que até baba óleo, aquilo assim acredito que deve estar a matar o motor, turbo e tudo mais aos poucos, daí não ter associado logo tambem à embraiagem. Ele de vez enquanto treme ao relantim, o motor 1z 90cv leva bimassa? não consigo encontrar na net essa info, só vejo para AHU ou é o mesmo?

Salvo erro os motores 1Z sao dos primeiros TDI de 90cv, e nao gasta volante de bimassa mas sim monomassa.

- - - - - - - - - -

Obrigado.

Está normal. Está tudo bem e normal até as rpm subirem do nada a puxar pela 3a. Em relação à força o carro está completamente normal exceto logo à frio no início do dia para subir a rampa da garagem que com a 1 enganada e a acelerar normalmente perde força até ir abaixo... Não sei se isto é normal. O turbo entra a quantas rpm? Ele faz-me isto as 1000 - 1500rpm

As rmps nao sobem do nada, já experimentaste acelerar noutras mudanças?
 
Re: Aparente problema com volante bimassa e ou embraiagem - Audi A3 Sportback 1.6TDI

Tenho de investigar isso então, obrigado ;)
 
Re: Aparente problema com volante bimassa e ou embraiagem - Audi A3 Sportback 1.6TDI

Quanto a parte da força podemos dizer que é normal pois como o motor tá á frio a combustão do gasóleo ainda não é a ideal dai parecer que faz falta força!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Re: Aparente problema com volante bimassa e ou embraiagem - Audi A3 Sportback 1.6TDI

Boas colega,
Antes de trocar a embraiagem do meu (igual mas versão 1.9tdi, tem 135k km, troquei-a aos 130k km) notava que se fosse por exemplo na AE, ele ia demasiado acelerado para a velocidade a que ia. Mandei forrar apenas o disco da embraiagem (gastei cerca de 15€) dado que os restantes componentes ainda estavam bons, e notei logo uma grande diferença! Está mais suave ao conduzir, o motor parece que nunca anda em esforço e a velocidade corresponde às rotações a que vai!
Questiono-o, quando pisa a embraiagem ao relantim, nota algum batuque suave ou o ruído é igual ao de quando não está a pisar?
Quanto ao morrer a subir a rampa, a quente, se o carro estiver engatado em 1ª ele consegue subi-la toda sozinho, ou seja, desde da parte plana até ao cimo, ou não tem força? Caso não suba, antes subia? Digo isto porque o meu sobe tudo o que seja rampas sozinho apenas precisa de um bocadinho de acelerador no ponto de embraiagem de resto vai sozinho! Portanto aponto possivelmente para o filtro de combustível caso o mesmo não seja trocado há muito tempo!
 
Re: Aparente problema com volante bimassa e ou embraiagem - Audi A3 Sportback 1.6TDI

Boas colega,
Antes de trocar a embraiagem do meu (igual mas versão 1.9tdi, tem 135k km, troquei-a aos 130k km) notava que se fosse por exemplo na AE, ele ia demasiado acelerado para a velocidade a que ia. Mandei forrar apenas o disco da embraiagem (gastei cerca de 15€) dado que os restantes componentes ainda estavam bons, e notei logo uma grande diferença! Está mais suave ao conduzir, o motor parece que nunca anda em esforço e a velocidade corresponde às rotações a que vai!
Questiono-o, quando pisa a embraiagem ao relantim, nota algum batuque suave ou o ruído é igual ao de quando não está a pisar?
Quanto ao morrer a subir a rampa, a quente, se o carro estiver engatado em 1ª ele consegue subi-la toda sozinho, ou seja, desde da parte plana até ao cimo, ou não tem força? Caso não suba, antes subia? Digo isto porque o meu sobe tudo o que seja rampas sozinho apenas precisa de um bocadinho de acelerador no ponto de embraiagem de resto vai sozinho! Portanto aponto possivelmente para o filtro de combustível caso o mesmo não seja trocado há muito tempo!

Obrigado. Ao ralenti quando carrego na embraiagem não faz barulho nenhum, se largo faz um barulho ligeiramente diferente. Um pouco mais trepidação e barulho que a carregar. De resto não sinto dificuldade a meter mudanças e por exemplo hoje andei bastante e nunca aconteceu a cena de patinar... é volante bimassa a ir à vida?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Re: Aparente problema com volante bimassa e ou embraiagem - Audi A3 Sportback 1.6TDI

Não me parece... Penso que para ser o bimassa o carro teria de fazer o ruído e a trepidação quando se pisa a embraiagem.
Quanto há outra situação, consegue dizer alguma coisa?
 
Re: Aparente problema com volante bimassa e ou embraiagem - Audi A3 Sportback 1.6TDI

Não me parece... Penso que para ser o bimassa o carro teria de fazer o ruído e a trepidação quando se pisa a embraiagem.
Quanto há outra situação, consegue dizer alguma coisa?

Sim. Tenho de lhe dar um cheirinho de embraiagem antes de ir para a subida. Se engatar logo a primeira em baixo e ele for acelerando como está perto das 1000rpm perde força. Parece-me feitio e não defeito. A garagem é novidade na equação [emoji3].

Noto é que quando o ligo as rotações estão sempre +/- nas 900. Não devia regular automaticamente o ar e estar mais acelerado quando está frio? É que as rotações do relentim não mudam de quente para frio.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Re: Aparente problema com volante bimassa e ou embraiagem - Audi A3 Sportback 1.6TDI

A rotação a frio e a quente é igual. Acho é um pouco estranho ele morrer a subir mesmo com acelerador.
 
Back
Top