Amplificador Alpine PDX 4.100

Tópico em 'I. C. E.' iniciado por nuno.ribeiro977, 21 Jun 2019.

1. nuno.ribeiro977

nuno.ribeiro977

24 Nov 2014
    Gostos Recebidos:
    1 482
    Boas pessoal
    Preciso de ajuda para reparar um amplificador que não consigo ver o valor dos transistores das saídas
    Já mandei mail a pedir para a marca no estrangeiro e mandou me ir ao fornecedor em Portugal
    Mandei mail e nada
    Não terá ninguém aqui no fórum alguém que me consiga ver quais são os 4 transistores que leva neste amplificador?
    Alguém que me arranje esquema técnico ou tenha conhecimento na marca ?
    Sony e Alpine é sempre a mesma coisa não passam informação para poder serem eles a reparar os equipamentos
    O meu obrigado [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk

2. zefern

zefern

3 Jun 2007
    Gostos Recebidos:
    211
    Boas Nuno R.
    Não tenho esquema desse modelo (aliás dos "made in china" não tenho nenhum). Dos mais antigos tenho vários, no entanto muito diferentes. E também ainda não reparei nenhum dessa série embora já tenha montado uns 3.
    Tens a certeza que são as saídas? Pareciam-me mais os da fonte...por estarem ao pé do chopper (transf.).
    Se os limpares bem não se consegue ver nada?
    Tens aqui uma part-list desse modelo, aparecem lá os mosfet, vê se ajuda alguma coisa.
    https://www.pacparts.com/model.cfm?...row_start=1&src_model_id=pdx&action=list_part
    Boa sorte.

3. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    4 794
    IRFP9240?
    Tens de ver num data sheet a ver se é compativel na potencia.

4. nuno.ribeiro977

nuno.ribeiro977

24 Nov 2014
    Gostos Recebidos:
    1 482
    Consigo ver um mas são precisos 4 e não devem ser iguais quanto muito 2 com uma referência e outros 2 com outra
    Tá difícil arranjar esquema

5. nuno.ribeiro977

nuno.ribeiro977

24 Nov 2014
    Gostos Recebidos:
    1 482
    Isto ficou em mau estado mas ainda lhe vou dar vida[​IMG]

6. nuno.ribeiro977

nuno.ribeiro977

24 Nov 2014
    Gostos Recebidos:
    1 482
    Tenho o livro amarelo de equivalências mas não sei os que lá estavam eles estouraram

7. zefern

zefern

3 Jun 2007
    Gostos Recebidos:
    211
    Se só são 4 então não são os transistores de saída. São os de potência da fonte! E são iguais 2 a 2 ( dois para tensão positiva e dois para a negativa, alimentação simétrica). Tens uma ref.ª, já não falta tudo. Mas vais ter de ver os das saídas pois provavelmente tb estarão ko (alguns).

nuno.ribeiro977 gostou disto.
  8. nuno.ribeiro977

nuno.ribeiro977

24 Nov 2014
    Gostos Recebidos:
    1 482
    Tens razão é da alimentação e aquela porr@ tem dois fusíveis de 30 amp que não queimaram vou ver o que faço
    O dono disse que um amigo tem um igual a ver se empresta para abrir e ver o valor vamos ver o que dá

zefern gostou disto.
  9. zefern

zefern

3 Jun 2007
    Gostos Recebidos:
    211
    Isso seria o ideal. Esses esquemas são raros de se encontrar em free mode. Estou a tentar contactar um velho amigo que trabalhou na assistência dessa marca, só que não estou a conseguir. Ele deve ter uma boa base dados :D. Se surgir alguma coisa digo.
    A questão dos fusíveis foi sempre uma dor de cabeça e motivo de discussão, vêm sobredimensionados, quando fazem falta é como se estivesse lá um arame a fazer ponte! Eu (no tempo do car-audio) media o consumo (amperes) a plenos pulmões e trocava-os por um valor mais próximo do identificado, muitas vezes era longe do que vinha oem.

10. nuno.ribeiro977

nuno.ribeiro977

24 Nov 2014
    Gostos Recebidos:
    1 482
    Pois ,se calhar vou ver a amperagem do consumo e depois baixo porque 30A o carro arde e eles sempre lá lol
    Obrigado pela ajuda,mas isso não é fácil esquema o meu pai já está agora na reforma mas era técnico de electrónica e fazia parte de um agente SONY onde também não se dava esquemas para fora só que com todo conhecimento que tem não arranja para a Alpine que também resguarda informações
    Vou ver o que consigo obrigado pela atenção

zefern gostou disto.
  11. zefern

zefern

3 Jun 2007
    Gostos Recebidos:
    211
    Um dos condensadores da simetria fonte tem uma pinta preta, é de marcador ou furou? Deverias medi-los (capacímetro) pois se estiverem muito desfasados um do outro, a médio praso poderá queimar novamente a fonte, para além de que a qualidade sonora não seria mais a mesma.;)

12. nuno.ribeiro977

nuno.ribeiro977

24 Nov 2014
    Gostos Recebidos:
    1 482
    É mesmo marcador amigo mas vejo que estás atento
    Só os bons vêem estes promenores lol
    Aqui vês melhor [​IMG]

13. zefern

zefern

3 Jun 2007
    Gostos Recebidos:
    211
    AH! Agora sei de onde herdaste o bichinho! :)
    Ainda me falta (muito) pra reforma mas "já viro estes francos"
    há cerca de 30 anos! Mas comecei muito novo :rolleyes:.

madlima29 e nuno.ribeiro977 gostam disto.
  14. nuno.ribeiro977

nuno.ribeiro977

24 Nov 2014
    Gostos Recebidos:
    1 482
    Finalmente quando julgava que ia dar vida ao amplificador consegui foi um Alpine PDX -F4 e temo não ser igual porque há diferenças na placa , será que os transistores são iguais ? Os que vi num modelo mais recente mas muito parecido foram estes mas estranho serem os quatro iguais
    Para mim como dois fazem positivo e os outros dois o negativo deveriam ser diferentes não?
    O que tento reparar é um PDX100.1
    Alguém que tenha esquema para poder reparar as saídas da alimentação agradeço[​IMG][​IMG]

15. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    4 794

Partilhar esta página