Alinhamento da direcção

Boas,
Após verificar que os pneus estavam com maior desgaste à frente no interior do pneu, resolvi ir a uma oficina rodar os pneus para evitar o acentuar do desgaste e alinhar a direcção / camber...
Após meter a carrinha (A4 1.9 TDI de 2001 B6) na máquina o mecânico disse-me que não estava muito mal... O desgaste interior do pneu era "normal" e estava dentro dos parametros recomendados pela marca uma vez que o camber negativo aumenta a segurança em curva... é normal :?:
Depois questionou-me quando ia à inspecção... disse-lhe que em Outubro e ele torceu o nariz... disse se eu afinar com os valores recomendados pela Audi, vai ter maior segurança em curva mas corre o risco de reprovar na inspecção porque fica com uma diferença no alinhamento superior à aceitável nos centros de inspecção? é assim :?:

Se alguém tem conhecimento em relação a esta situação agradecia que partilhasse...
Não é absurdo que uma automóvel reprove com os valores recomendados de fábrica?
 
muda de oficina. eu ja alinhei em 4 lados e todos eles dão valores diferentes.. nao acredito muito nessa historia
 
Pois... realmente é estranho a marca recomendar uma afinação que vai contra o "normal" de uma IPO... :S

Por outro lado, o mecânico é uma pessoa conhecida de pessoas próximas e parece perceber do "assunto" o que me deixa ainda mais confuso em relação à realidade...

Mais opiniões... :?:
 
O problema não está na marca, está nos nossos centros de inspecção, retrógrados e fora do prazo. Se fores à marca alinhar vai ficar assim.

Isso acontece ainda mais com Mercedes e BMWs por terem tracção traseira.
 
Makaveli, então sempre é "normal" o camber negativo?
O rompimento interno então é inevitável se andarmos com as afinações da marca...?
Obriga a tirar o pneu da jante e virar para que seja rompido de ambos os lados...?
 
Não deverias ter um desgaste anormal dos pneus, eu não tenho. É sempre um pouco maior, mas nada de outro mundo. Por vezes tem a ver com a qualidade dos pneus. Não sei se será o teu caso.

Quando fores a IPO, se não alinhares de acordo com os valores do centro, vais levar anotação.

Podes pesquisar. Cheguei até a ver uma reportagem sobre isso, na TVI, se não me engano. Nem sei como é a primeira vez que vejo um tópico destes por cá.
 
O desgaste é notório... mas para já não é nada do outro mundo...
Embora os pneus também não sejam nada de especial "Roadstone" em estrada até nem parecem maus... ;)

Fui alinhar mais para saber o estado em que estava o alinhamento, e foi nesse momento que fui informado sobre as afinações da marca / IPO... :S

Como tens a tua afinada? Segundo a marca ou para passar sem problemas no IPO?
 
Segundo os parâmetros da marca. Andei com ela a "zeros" durante uns tempos e notava-se a diferença, para pior, obviamente.

Pode então ser dos pneus. Pode não ter a ver directamente com a qualidade geral, podem é ser mais fracos nas laterais ou ter a ver com o próprio desenho do pneu.
 
olá. tbm tenho um problema no alinhamento de direcçao. ou seja, quando vou á inspecçãocom a minha carrinha a4 2002, eles anotam desalinhamento de direcçao. na casa dos pneus, qdo fui alinhar perguntaram se era para ir ou não á IPO, pois o alinhamento era diferente... enfim.
abraço
 
Pois, tá visto que é mais que normal já.. Da última vez que meti pneus no Passat, fui a um amigo meu em Aveiro pois tenho um bom preço e vale bem a pena os kilómetros que fiz desde o Porto. Ele avisou-me que podia alinha de 2 formas e contou-me essa história.. Alinhou da maneira correcta e fui à inspecção 2 meses depois.. Falaram precisamente disso, etc e em conversa com o inspector, ele confirmou a teoria dos 2 alinhamentos mas como tinham que respeitar os valores que estavam na máquina dos IPO's, nada havia a fazer.. Acabei por sair de lá sem nenhuma anotação pois o engenheiro era conhecido, etc....
 
A mim também ja me aconteceu anotarem na folha de inspeção direcção desalinhada quando tinha saido à 20min de alinha-la.
voltei a oficina que me alinhou a direção após fazer a IPO, e confirmei que os valores estavam optimos em comparação com os recomendados pela marca, por isso o problema esta nos nossos centros de inspeções.
Eu prefiro andar com o recomendado com a marca...um dia deste chumba é na inspecção...é o pais que temos :evil: :evil: :evil:
 
Desculpem o desenterranço, mas,

É realmente ridículo, como não se faz nada para resolver esta situação.
Como o argolas na ultima inspecção tinha levado a anotação acerca do alinhamento, este ano reprovou por reincidência, ou seja tive que ir "desalinhar" a direcção, para poder passar no IPO, para depois voltar a alinhar pelos valores da marca.

Curiosamente, quem me inspeccionou o carro, admitiu esta situação, e até disse que devia de haver um acordo qualquer entre as marcas e os centros de Inspecção.
 
Desculpem o desenterranço, mas,

É realmente ridículo, como não se faz nada para resolver esta situação.
Como o argolas na ultima inspecção tinha levado a anotação acerca do alinhamento, este ano reprovou por reincidência, ou seja tive que ir "desalinhar" a direcção, para poder passar no IPO, para depois voltar a alinhar pelos valores da marca.

Curiosamente, quem me inspeccionou o carro, admitiu esta situação, e até disse que devia de haver um acordo qualquer entre as marcas e os centros de Inspecção.

Ridiculo mas infelizmente é bem verdade, tambem eu quando tenho de alinhar algum carro preciso ter sempre o cuidado de perguntar a pessoa se é pra fazer IPO ou não, mas mais ridiculo ainda é a "besta" que te disse isso...pra não lhe chamar outro nome!!!

Então quer dizer, a marca é que desenha os carros, os engenheiros das marcas passam horas a fazer estudos/calculos para definir qual será a posição certa das rodas para maior segurança do carro, e eles agora inventam as proprias regras de segurança deles com base em que??? Mas quem são eles pra dizer que um carro com valores de alinhamento do fabricante não está seguro ou que está desalinhado?

Não é a marca que tem de chegar a acordo com ninguem, eles é que tem de deixar de ser "quadrados" e respeitar aquilo que o fabricante manda e mais nada, é a minha opinião claro.

Mas como isso iria dar muito trabalho, teriam de ter listas bem extensas dos valores de todos as marcas e modelos de carros, assim não...inventa-se um valor e serve pa todos igual, tanto faz ser um A8 com suspenção sport e jantes 19, como um Fiat Uno alto que nem uma cabra do mato com pneus 135 em jantes 13 ....só pa rir mesmo!
 
Last edited:
O problema não está na marca, está nos nossos centros de inspecção, retrógrados e fora do prazo. Se fores à marca alinhar vai ficar assim.

Isso acontece ainda mais com Mercedes e BMWs por terem tracção traseira.

Exactamente!

O que me mete mais raiva é que a maior parte das marcas desenha e constrói carros á mais de 100 anos, e ao serem "inventadas" as IPO´s aqui á coisa de 20 (nao sei ao certo) estabelecem as regras deles e pronto, eles é que mandam e ninguem a quem diz respeito faz nada acerca disso.
 
Back
Top