Alerta de Nível de Líquido de Refrigeração

Hoje de manhã instalei-me tranquilamente a bordo do meu SilverAngel e quando o ponho a trabalhar ouvi o sinal sonoro de aviso.
Pensei para comigo... :roll: Na reserva? mas dei-te de beber há dois dias...
Olho para o painel e vejo esta maravilhosa imagem (como não tirei foto, tive de ter a colaboração de outro user :D)

81623226.png


Pensei para mim que seria do sensor, pois ainda ontem o trouxe da oficina com os níveis todos certinhos e revistos por mim.
Mas como moro numa zona com humidade e está tempo para isso, resolvi ter a certeza e acabei por fazer este DIY, pois pode acontecer a mais alguém...

Material necessário:
Um pano que não deixe pêlo (micro-fibras por exemplo)
Lubrificante em spray (não obrigatório mas recomendo)

Os sensores do grupo VAG são conhecidos por ser bons e por avariarem muito. Neste caso é bom... demais. O que acontece é que o sensor do nível do líquido que faz a refrigeração, por vezes fica a dar leitura errada, muito por causa da humidade. Quando isso acontece, nada mais simples que desligar o sensor, apertando as duas trancas que ele tem, conforme mostro na foto seguinte. Basta pressionar e desencaixar.

pb290002u.jpg


Em seguida limpam-se os contactos e limpa-se também a ficha/sensor com um pano seco e que não deixe pelos. Eu usei um micro-fibras. Depois aconselho que apliquem um lubrificante. Pode ser WD40 que como sabem é quase de uso geral, embora um bom de outras marcas seja mais aconselhado, pois o WD40 seca passado pouquíssimo tempo. Publicidade e opinião à parte, assim que esteja limpo e lubrificado, basta voltar a encaixar. Se for este o problema... deixa de o ser e escusam de ir a uma oficina que vos diz:
- Ah e tal não sei quê... passa para cá a guita que isto é um assalto.
Não é sempre assim, mas garanto que muitas vezes pagam por aquilo que não fazem nos vossos carros. Seja por puro desconhecimento, ou com conhecimento = roubo!
Aqui fica mais uma foto, esta com a ficha/sensor desligado e com a humidade.

pb290003.jpg


Espero que isto ajude alguém e que vos faça poupar algum para as MOD's ou quem sabe... contribuirem para as prendas de Natal! :D
úi uishiu a méri cristmas...
 
Rikardo A3 140 disse:
Amigo obrigado...
Tenho o mesmo Stress todos os dias :(

Vou fazer isso já amanha...
Obrigado...
Abraços

Ricardo,

se não conseguires mesmo assim, manda PM para mim e tento ajudar-te ;)
 
Tive esse azar em pleno circuito de nurburginrg... que susto lol

Mas era tambem defeito do sensor ;)
 
Bom diy...eu tive exactamente o mesmo problema so que o meu foi na ficha do sensor de temperatura e fiz o mesmo processo e ficou 5 estrelas ;) ;) ;) ;) ;)
 
Pois, a mim aconteceu o mesmo numa ibiza 130 sport e eu pensei em fazer o mesmo mas o sensor tinha ficado na fabrica ou seja dava erro de liquido de refrigeração baixo mas não traz o sensor no reservatório. Vendi a carrinha com esse problema e parece que é problema de quadrante.
 
Obrigado a todos pela força. Sempre que tiver oportunidade e/ou necessidade vou fazer DIY.
O objectivo é ajudar como sempre. É esse mesmo o intuito dos DIY. Já sabemos para nós, mas partilhar não custa. Claro que pode não ser humidade. Mas isso não significa automaticamente o sensor. Por norma podem ser dois os problemas, se não for a humidade. O sensor/ficha ou o reservatório que tem dois eléctrodos (ferros). Se mesmo assim não se resolver... aí sim julgo que o melhor é levar a quem perceba bastante do assunto.

Bem hajam.
 
koolboy disse:
Bom diy...eu tive exactamente o mesmo problema so que o meu foi na ficha do sensor de temperatura e fiz o mesmo processo e ficou 5 estrelas ;) ;) ;) ;) ;)

Dizes-me onde fica o sensor de temperatura, sff obrigado.
 
Flecha_de_Prata disse:
Ricardo,

se não conseguires mesmo assim, manda PM para mim e tento ajudar-te ;)

Ok amigo, obrigado, eu ca tenho o vaso com agua a mais, e não tem dado o eero :)
Mas quando tiver tempo eu faço isso e tiro-lhge agua...
lollololololol
Abraços
 
Estes dias aconteceu-me o mesmo; fiquei logo zangado :x Verifiquei o nivel estava tudo bem, nem retirei o sensor so lhe toquei, pequeno abanaozito, e o aviso foi-se. Talvez seja da humidade que aqui em franca ja anda frescote e como ele mora ao relento :|

Vou fazer o mesmo que tu um dia destes, thanks ;)
 
O meu como fica na garagem estrela, tive de fazer em todas as fichas (MAF, N75, N18, refrigeração, temperatura do gasóleo e mais algumas).
De vez em quando lá vai xeltox.
 
Back
Top