Ajuda!!! Xénon chumba na inspecção

Boas a todos. Eu sei que existem inumeros casos destes por aqui descritos, mas de qualquer forma venho por este meio pedir-vos conselhos de como agir perante o centro de inspecções.

Fui esta manhã com o meu b5 a inspecção e tava tudo a correr bem, até que o inspector me pede pa ligar médio, e assim que ligo começa a revirar os olhos, então quando ligo também os máximos e ele vê que também são Xénon, chamou logo os colegas inspectores e pediu-me para abrir o capôt para verem se tinha então os tais auto-niveladores. Viu a altura e mandou seguir.

Chega ao fim da inspecção e diz-me que os faróis xénon sem os lava-faróis e sem os auto-niveladores não era legal, então eu viro-me pa ele e peço-lhe para ele me dar uma cópia do decreto lei que comprove o que ele me acabou de dizer. Passados quase 15 min vem ele com uma cópia dum papel da CIMA, que tinha sido enviado para o centro de taveiro com as alterações às inspecções, onde dizia, que os carros com faróis de xénon têm de ter lava-faróis, auto niveladores e optica em plastico, com uma inscrição qualquer gravada, no caso de xénon e ainda uma outra para o meu caso que é bi-xénon.

Eu voltei a dizer-lhe que segundo o que eu sabia existia um norma europeia que SUGERIA que os carros euipados com Xénos teriam de ter os tais lava faróis e os auto niveladores, mas que não era OBRIGATÓRIO, ao que ele me respondeu que tinha sido alterado.

A parte engraçada disto tudo, e que em setembro eu fui ao mesmo centro com o renault 21 do meu pai que era de 1992 com um kit bi-xénon, e o mesmo inspector passou-me o carro sem dizer nada!!!!

Agora preciso de opiniões e informações da vossa parte, que me ajudem na altura da reinspecção, porque entretanto o carro chumbou com os faróis e com uma ponteira de direcção com folga.

A minha ideia e levar uma cópia do decreto-lei e apresentar-lha, e se mesmo assim ele insistir em chumbar, então peço-lhe o livro de reclamações.

Desde já agradeço toda a ajuda que me possam dar. ;)
 
Capiton disse:
rcmatias eu tenho ideia que já existe um tópico sobre isto! 8)

Ok, já imprimi o decreto lei que lh vou dar a conhecer, mas já agora podem-me certificar que não houve alterações a lei que impusesse agora o uso de Xénon sem os ditos acessórios???

É que quando lhe disse que ele já me tinha passado o renault com xénos, ele ficou muito admirado e perguntou-m kd tinhs sido, e depois de lhe ter dito que foi em Setembro ele só me respondeu "ISSO AGORA JÁ MUDOU" e virou costas para me ir buscar a tal cópia.
 
Tb não custa nada fazeres isto, acho que é a melhor maneira e passa sempre.
Tiras as lamapadas xenon e metes ao lado, metes as H7 desligas as fichas dos balastros e ligas nas lampadas.
O carro passa... quando chegares ao final da linha com o papel verde na mao, perguntas logo ao gajo, "nao se importa que abra o capot para voltar a ligar o xenon pois nao?"
 
eduardocarrico disse:
Tb não custa nada fazeres isto, acho que é a melhor maneira e passa sempre.
Tiras as lamapadas xenon e metes ao lado, metes as H7 desligas as fichas dos balastros e ligas nas lampadas.
O carro passa... quando chegares ao final da linha com o papel verde na mao, perguntas logo ao gajo, "nao se importa que abra o capot para voltar a ligar o xenon pois nao?"

:D :D :D :D :D :D :D :D

A ideia té não era má de todo, se não tivesse de tirar as opticas, é que o v6 no b5 não deixa grande espaço de trabalho... ;)
 
Oi .. olha no meu ver acho que o importante é saberes se as tuas opticas tem as tais inscriçoes "DC" para medios em xenon e "DR" para maximos de xenon..

Apos essa confirmação, entao leva la isto:

http://www.ancia.pt/Sites/ancia/pdf/Despacho5392de16mar99.pdf

e o que ele te deu é o que?? É uma norma dos centros de inspeçoes?? e que as normas dos centros de inspeçoes nao sao Leis... Uma lei tem de sair em Diario da republica e a sua descriçao é "Dec. Lei N.º XXX \ XX"

Ate gostava de ver o papel que ele te deu.. scanariza isso e poe ai...
 
Pois as opticas não têm essas inscrições, mas acho estranho eu já ter levado o meu antigo passat que era de 2001 e também não tinha e o renault do meu pai de 1992, com optica em vidro, e ambos passaram sem eles terem perguntado algo, inclusivé o renault foi o mesmo inspector... :eek:

A folha que ele me mostrou, não ma podia dar, pois era apenas para os trabalhadores do centro, não era mais que uma lista da CIMA, dirigida ao centro de Taveiro com as alterações ao acto da inspecção automóvel, só não reparei se foram alterações que eles fizeram para este ano.

Quando lhe perguntei o numero do decreto-lei que confirma o que ele me mostrou, não me soube dizer, porque eles só se regiam pelas intruções que a CIMA lhes dá. :evil: :evil:

Agora pergunto eu, a CIMA pode criar assim um motivo de chumbo porque lhes apetece???
 
perguntas novamente pelo drcreto lei, se n souber responder escreve no livro de reclamações
pois como sabes se o que ele está a dizer é verdade? ou seja, se ele quer fazer valer o papel dele tem de dizer qual o DR.
 
Boas.

O tal inspector neste caso apenas está a fazer o q lhe mandam.

Eu gostava de saber por onde é que a dita CIMA se está a reger.

Boa sorte com isso.

Abraço, Marco.
 
MarcoMouro disse:
O tal inspector neste caso apenas está a fazer o q lhe mandam.

ninguem está a dizer o contrario ..

mas se alguem chegar á tua beira para te en[@b@r, vais deixar só porque ele está a fazer o que lhe mandaram ? :roll: :lol: :lol: :lol:


btw... pede cópias do DR, fora isso, nao vale!
 
TuCa disse:
ninguem está a dizer o contrario ..

mas se alguem chegar á tua beira para te en[@b@r, vais deixar só porque ele está a fazer o que lhe mandaram ? :roll: :lol: :lol: :lol:


btw... pede cópias do DR, fora isso, nao vale!

Obvio q n, o q eu quero saber mm é por onde é q o centro de inspecções se rege para o chumbar ou seja, a dita lei escarrapachada no papel.
 
Back
Top