Ajuda com kms reais zona da Covilhã

Ok. Vou fazer esse teste.

Em princípio não espero surpresas, mas . . . nunca se sabe!

Mas será possível conseguir confirmar os Km´s da ECU de alguma forma?

Quando faço um diagnóstico/scan completo com o Vag-Com e depois imprimo o relatório aparece um campo com km´s.

Se os comparar com os do quadrante há uma pequena diferença entre eles de meia dúzia.

Será que estes km's são da ECU?
 
Last edited:
Calma... pode ser isso, ou também pura e simplesmente cabo vag xinoca não conseguir lêr...

A grande maioria das centralinas dos carros novos não permitem que se veja os kms...

Eu vou com calma.. daí ter dito "Não quer dizer que tenha sido" :p
 
há malta que fala destas cenas como se fosse uma grande ciência

dantes os carros guardavam os KMS só no quadrante mas com o andar dos anos os fabricantes começaram a guardar em mais componentes

a maior parte dos membros daqui ou têm só no quadrante ou então no quadrante e ecu. o VCDS apenas faz a leitura de KMS das ecu edc15 e edc16 e nem bem em todas elas.

a ecu calcula o total de KMS e como nem sempre quadrante e ECU lêm o mesmo valor relativo à velocidade o total da ecu costuma ser um pouco menor e mais preciso.

qualquer gajo com um supertacho/supertachoplus/k+can/tachouniversal/digiprog/etc consegue mudar os KMS no quadrante e na ECU para fazer par sem qualquer dificuldade. é so ligar, escrever o valor e siga (pode haver um outro modelo que dê mais trabalho mas é isso).

1. uma grande descrepancia nos KMS entre quadrante e ecu lavantam logo uma bandeira.
2. o antigo dono ter apenas uma folha de inspecção anterior (no meu caso pq gosto do carro sem lixo vai logo fora mas é de desconfiar)
3. se tiverem em Jan comprem um carro de Dez porque estes "bandidos" querem vender o carro o mais rápido possível e compram carros a jeito de ir à inspecçao.
4. olhem ao livro de revisoes. um carro com 200mil de 2004 mas que em 2006 já tinha 100 mil, dificilmente os tem
5. módulos com o ABS aquando de erros guardam uma foto do estado do carro. já aconteceu quadrante e ecu baterem certo e dps no ABS tar uma avaria com muito mais KMS (ou seja que vai acontecer no futuro :lol:)

depois vem a minha opiniao sobre quem tira KMS o que acho fui bem feito para os otários que acham que é pelos KMS que se ve o estado de um carro. eu farto-me de ver carro com poucos KMS (que conheço os donos) reais cheios de cão em termos de mecanica.

olhem mas é ao estado interior e exterior, ao trabalhar do motor, se tiver lavado desconfiem (é melhor cheio da pó mas seco), se a embraigem pega em baixo ou já está a ficar gasta, sinais de acidente, coçar dos bancos, volante e pedais, etc, etc
 
Ok. As vossas opiniões confirmam a ideia que eu já tinha.

Resta-me uma dúvida, quanto ao campo onde aparecem os Km's quando se faz um diagnóstico/scan completo com o Vag-Com e depois se imprime o relatório.

Se comparar estes Km's com os do quadrante há uma pequena diferença entre eles, de meia dúzia.

Será que estes km's são os registados na ECU?

Alguém consegue confirmar isso?
 
Last edited:
Ok. As vossas opiniões confirmam a ideia que eu já tinha.

Resta-me uma dúvida, quanto ao campo onde aparecem os Km's quando se faz um diagnóstico/scan completo com o Vag-Com e depois se imprime o relatório.

Se comparar estes Km's com os do quadrante há uma pequena diferença entre eles, de meia dúzia.

Será que estes km's são os registados na ECU?

Alguém consegue confirmar isso?
Tens vagcom ou vcds. Deves ter uma edc16 e portanto no vcds podes tentar corre a leitura dos kms da ecu.
 
Pensei que era Vag-Com, mas vendo bem é VCDS Release 12.12.0.

Já tentei através desta opção, mas o resultado é o seguinte:

1goeb6.jpg


10h394y.jpg


15638l2.jpg


Será que há outra forma?

Também já me disseram que como a carrinha é de 12/2009, a ECU deveria ser uma edc17.

Será assim?

Dá para descobrir qual é a versão da edc?
 
Last edited:
Pensei que era Vag-Com, mas vendo bem é VCDS Release 12.12.0.

Já tentei através desta opção, mas o resultado é o seguinte:

http://i61.tinypic.com/1goeb6.jpg

http://i61.tinypic.com/10h394y.jpg

http://i57.tinypic.com/15638l2.jpg

Será que há outra forma?

Também já me disseram que como a carrinha é de 12/2009, a ECU deveria ser uma edc17.

Será assim?

Dá para descobrir qual é a versão da edc?

pensava que era mais velha B7 (2006). sim já deve trazer uma EDC17 com TPROT e tudo
 
Ok. As vossas opiniões confirmam a ideia que eu já tinha.

Resta-me uma dúvida, quanto ao campo onde aparecem os Km's quando se faz um diagnóstico/scan completo com o Vag-Com e depois se imprime o relatório.

Se comparar estes Km's com os do quadrante há uma pequena diferença entre eles, de meia dúzia.

Será que estes km's são os registados na ECU?

Alguém consegue confirmar isso?

Boas, esses são o KM do quadrante, apenas arredondados.

Ex. quadrante 145564km leitura "scan" 145560km.
 
supostamente nem na marca te vão saber dizer o valor guardado na ECU. mas existem ferramentas aftermarket para isso e são caras. nas edc17 basta fazer reset à ecu e ao fim de uns kms ela apanha o valor do quadrante.

experimenta desligar MAF e poe o carro a trabalhar, volta a ligar. isto vai-te registar um erro com freeze frame que tem os kms mas mm ai penso serem os do quadrante mas podes confirmar porque se for da ecu o valor vai ser próximo mas não igual

Ok. Obrigado.



Ok. Obrigado.

- - - - - - - - - -

Então pelo que entendo com o VCDS Release 12.12.0. não se consegue verificar os Km's de uma ECU EDC17.

E haverá alguma forma de o fazer?
 
Fica sempre registado nos erros kms do quadrante e não da ECU.
Depois, não consigo mesmo entender a paranoia de querer ver kms reais.
Bem martelado, NUNCA vao saber.
Estudem o desgaste interior e exterior assim como o trabalhar do motor, como já referiram acima.
Em vez de sabichoes, sejam mas é sábios.
 
Fica sempre registado nos erros kms do quadrante e não da ECU.

Ok. Obrigado.


Depois, não consigo mesmo entender a paranoia de querer ver kms reais.
Bem martelado, NUNCA vao saber.
Estudem o desgaste interior e exterior assim como o trabalhar do motor, como já referiram acima.
Em vez de sabichoes, sejam mas é sábios.

Infelizmente hoje em dia há sempre a desconfiança sobre os quilómetros que uma viatura apresenta no seu quadrante.

Presumo que esta curiosidade seja quase natural.

É que o "botox", é de fácil alcance!

E quanto à sapiência, sem sombra de dúvida que esta é uma virtude.

Presumo que por esse motivo é que todos nós partilhamos aqui o nosso conhecimento/experiências, caros amigos!
 
Last edited:
Back
Top