Seat Actuador do turbo

Boa noite pessoal

Ontem a minha mulher tinha-me ligado que o garro engasgava e fazia um supro quando acelerava mais, quando cheguei a casa fui ver com o vcds se dava algum erro, aparecia o erro do medidor de ar.

Hoje desmontei limpei, coloquei e fui dar uma volta ao quarteirão, o carro não engasgou, mas ao puxar por ele fazia um fffffffttttttt, fui ver se estava algum tubo solto mas nada o barulho vinha da parte de trás do motor, é onde esta o turbo :confused:

vim jantar mas sempre a pensar o que seria, fui a coisa de uns minutos e com o tlm mas com algum esforço e um braço cheio de vergões lá consegui tirar umas fotos.

Agora dá me a sensação que o actuador não está na posição certa, ele não está acima do que devia ?
 

Anexos

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Agora dá a sensação que esse turbo já foi reconstruido, por ter essa tinta azul, e por ter esta pinta verde, e a carcaça parece estar muito limpa para os anos que o carro tem
 

Anexos

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Tenho mais a sensaçao virtual, que tens fuga em algum sitio.
Começava por tirar os tubos a ver se nao ha rachas ou rasgos.
Depois e muito importante, verificava de onde vem esse oleo todo babado ao lado do turbo.
 
Tenho mais a sensaçao virtual, que tens fuga em algum sitio.
Começava por tirar os tubos a ver se nao ha rachas ou rasgos.
Depois e muito importante, verificava de onde vem esse oleo todo babado ao lado do turbo.

O óleo vem da EGR, já a limpei toda mas passado um dia está outra vez tudo borrado pinga sempre.

Mad mas achas que o actuador está na posição certa, dá a sensação que levantou demais e prendeu, na base do actuador parece que tem marca que devia estar dentro da base, o carro está desligado.
 
O óleo vem da EGR, já a limpei toda mas passado um dia está outra vez tudo borrado pinga sempre.

Mad mas achas que o actuador está na posição certa, dá a sensação que levantou demais e prendeu, na base do actuador parece que tem marca que devia estar dentro da base, o carro está desligado.
 
O óleo vem da EGR, já a limpei toda mas passado um dia está outra vez tudo borrado pinga sempre.

Mad mas achas que o actuador está na posição certa, dá a sensação que levantou demais e prendeu, na base do actuador parece que tem marca que devia estar dentro da base, o carro está desligado.
a egr pinga passado um dia porque tens passagem de oleo no turbo
 
a egr pinga passado um dia porque tens passagem de oleo no turbo

Não pode haver mais causas que possam fazer pingar oleo pela EGR?

Atenção eu limpei a EGR a parte de cima, porque o que eu julgava que era um radiador de arrefecimento de oleo por baixo da EGR, pelo que vi agora no youtube acho que faz parte do corpo da EGR, ora a minha quando comprei limpei e estava cheia de carvão, será que existe a possibilidade de ter entrado para dentro desse corpo ou está fora de questão?
 
O óleo vem da EGR, já a limpei toda mas passado um dia está outra vez tudo borrado pinga sempre.

Mad mas achas que o actuador está na posição certa, dá a sensação que levantou demais e prendeu, na base do actuador parece que tem marca que devia estar dentro da base, o carro está desligado.
O actuador, mexe nele com o vagcom (test) e um alicate ou chave de fendas.
A fuga de oleo, verifica a junta da egr, fugas de oleo pelo turbo.
Ou é babado do respiro do motor, ou tens passagem de oleo pelo turbo (é normal haver uma muito ligeira fuga de oleo do turbo, mas nao pode ser exagerada.)
 
O actuador, mexe nele com o vagcom (test) e um alicate ou chave de fendas.
A fuga de oleo, verifica a junta da egr, fugas de oleo pelo turbo.
Ou é babado do respiro do motor, ou tens passagem de oleo pelo turbo (é normal haver uma muito ligeira fuga de oleo do turbo, mas nao pode ser exagerada.)

O turbo pelo menos na parte exterior por baixo dele não tem oleo nenhum que eu já estive debaixo do carro quando fiz a mudança de oleo e tive a ver o turbo, vi de baixo que nesse tal radiador que julguei ser de oleo e afinal faz parte da EGR estava todo babado e pinga pelo tubo que sai da EGR que vai para o intercoler.

Agora eu lembro-me que na altura mexi no actuador para baixo e cima com a mão, será que esforcei e aquilo prendeu???

Quando o carro está desligado o actuador fica na posição para cima ou posição para baixo?
 

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O turbo pelo menos na parte exterior por baixo dele não tem oleo nenhum que eu já estive debaixo do carro quando fiz a mudança de oleo e tive a ver o turbo, vi de baixo que nesse tal radiador que julguei ser de oleo e afinal faz parte da EGR estava todo babado e pinga pelo tubo que sai da EGR que vai para o intercoler.

Agora eu lembro-me que na altura mexi no actuador para baixo e cima com a mão, será que esforcei e aquilo prendeu???

Quando o carro está desligado o actuador fica na posição para cima ou posição para baixo?
de que motor estamos a falar?
 
Seat Altea 1.9 TDI 105cv ano 2004
a passagem pode vir de dois sitios, do turbo e do respiro do motor. pelo respiro, e normal sair um vapor mas para ser ao ponto de empragnar completamente a egr ao fim de um dia, seria muito mau sinal. pelo turbo, tambem e normal passar um pouco de oleo mas nada em exagero. mas por experiencia propria, continuo a dizer que tens uma boa passagem de oleo no turbo (esta limpo por fora mas a passagem e interna, da parte da lubrificaçao para a parte fria, logo por fora e claro que nao se ve). se mexeste no actuador e ele moveu-se, nao tens a geometria presa. quanto ao actuador, com o carro desligado, nao tenho bem a certeza mas acho que tem de estar esticado
 
Carlo5 quando digo que que limpo a egr e no outro dia não está empragnada de borra, eu é que se meter a mão por baixo do tubo que sai da EGR é que está babado, se o tirar tem sempre óleo, agora se é do turbo ou se é do respiro isso não sei, e é por isso que vim ao forum, para ver se consigo ajuda a descobrir o problema que me apareceu.

SE for passagem pelo turbo à alguma maneira de ver, se tirar o tubo da passagem de frio dá para ver ou vê.se pela saída do turbo?

Em relação ao ter mexido no actuador, ele mexeu para cima, mas se agora ficou preso ou não eu não sei, se tentar mexer com a mão ele não mexe quase nada. pelo que vejo em fotos ou videos, dá a sensação que o actuador em cima fica numa posição de mais ou menos 110 graus, na minha foto parece estar quase a 180 graus. No encaixe do turbo onde encaixa o actuador, mas posso estar com uma ideia errada.
 
Carlo5 quando digo que que limpo a egr e no outro dia não está empragnada de borra, eu é que se meter a mão por baixo do tubo que sai da EGR é que está babado, se o tirar tem sempre óleo, agora se é do turbo ou se é do respiro isso não sei, e é por isso que vim ao forum, para ver se consigo ajuda a descobrir o problema que me apareceu.

SE for passagem pelo turbo à alguma maneira de ver, se tirar o tubo da passagem de frio dá para ver ou vê.se pela saída do turbo?
uma das formas de ver, e pelo intercooler, se tiver passagem, o intercooler tera muito oleo dentro dele, ou entao pelo tubo que vai do intercooler para a egr, se estiver muito "cagado" de oleo, tambem e sinal. notas um grande consumo de oleo entre mudanças? acrescentas algum entre mudanças? por exemplo, o meu tem uma pequena passagem e entre mudanças perco pouco mais ou menos 3/4 de litro e nao acrescento
 
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