A5 2.0tdi, 2.7tdi ou 3.0tdi duvidas?

tb não conhecia esta motorização com esta cavalagem mas foi o que ele me disse.

Adiou a encomenda e que só tinham feito 10 carros com este motor e esta cavalagem e sim biturbo, mas irei me certificar senão até eu estou a ser induzido em erro!
 
Boa noite a todos, aproveito este tópico para recolocar a questão de qual a melhor motorização...
A minha situação e a seguinte, possuo um 6k2 110 com repro, mas esta na hora de trocar, aliás essa hora já chegou a algum tempo mas com pequenos arranjos la se tem ido aguentando, o problema e na hora que venho a Pt e mil e alguns km's lembram me que preciso de um carro mais confortável, seguro, etc...
Já há uns tempos atrás ponderei a compra de um TT 2.0 mas os lugares traseiros nao me convenceram e a própria traseira do carro nao me cativa por completo... Após andar num 123d também gostei, do comportamento, e motor, o interior nem por isso, pareceu me algo despido e a traseira mais uma vez nao me agrada totalmente, parecem ali colada ao hatchback algo estreita e alta , resumindo nao desgosto mas não adoro...
Então após ver um a5 com uma grande jantola fiquei fã do carro a nivel de estética esta la, conforto suponho que também não seja mau só me deixa reticente as dimensoes, parece me grandalhão demais se bem que ao vivo e com jante 19/20 fica imponente e não e assim tão grande como tinha ideia...

Bom posto isto vamos a melhor opção para quem faz em torno dos 20.000 km ano, em que cerca de 10.000 são em AE em viagens de 1000 e alguns km's?
Jante 19/20 obrigatoriamente como tal penso que o 2.0 tdi ficará curto, com o corpanzil do a5 faz me pensar que o 2.0 tdi é um cordeiro em pele de lobo, mas poderei tar enganado...
Pretendia algo semelhante ao 123 D em performances...
Quanto a custos de seguro, manutencao, possíveis avarias, custos de combustivel , qual e o que acham a escolha acertada? Por exemplo do 2.0 tdi para o 3.0tdi a diferença e abismal?
O sistema quatro para o comum dos mortais acham que compensa? Tendo em conta o peso extra, consumo maior , desgaste de pneus, possíveis avarias, etc sera que compensa?
Agradeço desde ja todas as ajudas que me possam dar ...
 
Last edited:
Boas.
É assim ha diferenças enormes do 2.0 para o 3.0 isso de certeza quer a nível de prazer de condução quer a nível de gastos. Do 2.0 para o 2.7 também acho que ha diferenças consideráveis visto que o 2.7 também é v6, agora se ficares indeciso entre o 2.7 e 3.0 não hesites em ir para o 3.0.
Eu tenho um e digamos que é muito muito porreiro, com caixa s tronic é mesmo um mimo(acho que nem ha com caixa manual), aquilo puxa muito mesmo chegas aos 250 que nem das conta. A nivel de segurança é mesmo muito bom isto se for o s line claro! Com o sistema quattro nao mexe da estrada e conforto não tenho nada apontar.
Os consumos podem ser equilibrados tudo depende da condução e estrada, em AE consome pouco eu faço a volta de 7l, 7,5. Na cidade conta sempre para cima de 9l, 10l e se andares a dar gaz ai nem te digo nada...
A manutenção também é bastante cara digamos que na ultima revisão que fiz, na Audi em Portugal pediram-me 900€.
É preciso ter tudo em conta e se tiveres jantes 20 como dizes conta ai com 250€ por pneu dos mais baratos... o meu tem jante 18 de origem e chega muito bem o que andam não são as jantes!

Agora o 2.0 acho que tambem não seja uma ma opção, é mais economico mais barato em tudo e uma bela maquina na mesma.
Eu ate tou a pensar em trocar o meu por o 2.0 para levar para Portugal, é que o 3.0 em PT é preciso ter uma carteira recheada, mas ainda não tenho a certeza.

Cumps.
 
Preferir preferia o 3.0 pelas razoes obvias o consumo de combustivel tambem nao me parece assustador a diferenca entre o 3.0 e o 2.0 o 2.7 sinceramente nao me interessa muito, embora possa estar enganado a ideia que tenho e que o 2.7 anda pouco mais do que o 2.0 e da as mesmas despesas do 3.0 por isso a duvida e mai entre o 2.0 e o 3.0 o 2.0 tfsi tambem parece interessante, a gpl principalmente, o problema e haver poucos a venda em usado...
As jantes 19/20 é por motivos esteticos acho que o carro merece!
O meu medo e sustentar o 3.0 a nivel de possiveis avarias e revisoes, por outro lado o 2.0 parece me pouco tal como ja disse anteriormente, um carro como o a5 andar muito menos que um 120d por exemplo é um cordeiro em pele de lobo...
 
Eu tenho uma A6 Avant com um 3.0TDI (caixa manual)...o carro em si é excelente, o A5 de certeza que não fica atrás
consumos,faço 7/7.5 em AE, das poucas vezes que ando com ela em cidade faço 8.5/9 (Não é carro que anda todos os dias, só nas viagens, e algumas vezes na cidade, mas é raro)
o desempenho do 2.7 fica ligeiramente atrás do 3.0,
Tanto o 2.7 como 3.0 tem alguns problemas crónicos. Borboletas de admissão que encravam por causa do carvão que a EGR deixa passar.
Jantes e pneu...a minha A6 tem jantes 18 e pneu 245...e para as velocidades que se pode andar...chega e sobeja.


Quando se compra um caro com um 3.0...é preciso saber que é um motor que vai dar mais despesa, é claro que não se sustenta um 3.0 da mesma maneira que se sustenta um 1.9/2.0.

E um A5 ja paga imposto dos novos...se for um 3.0TDI, podes contar entre 500 a 600 euros so para o imposto anual (Isto se for em Portugal)
 
Em princípio nao não será para comprar em Pt mas mesmo assim o seguro é consideravelmente mais caro o do 3.0 em relação ao 2.0
Dai como eu referi atrás talvez um 2.0 tfsi não seja ma opção talvez as diferenças com gastos em combustivel para quem faz cerca de 20000/30000 km's ano se recupere aquando das revisões e avarias, ai na oficina talvez saia mais em conta o 2.0 tfsi que o 3.0 tdi , a desvalorização de mercado nao se poe porque se um dia aquando de o trocar me der menos certamente que agora ao comprar tambem pago menos...

A nivel de revisões a diferença entre o 3.0 e o 2.0 será na ordem de que valores?
O que poderei esperar de um a5 com repro ? Andamento semelhante ao 123d? Ou há diferencas? Diferenças consideráveis nao o 123 da mais 2km/h de ponta e faz menos 0.1s dos 0-100...

Embora considere o 2.0tdi a escolha acertada não ta a ser nada facil convencer me disso... E mesmo que opte pelo 2.0 talvez o mais provável acho que me vou roer sempre que veja um 3.0 a passar...
 
Um 3.0/2.7 TDI ou um 2.0 TFSI para fazer entre 20 a 30 mil km ano...é capaz de ficar dispendioso...No teu caso acho que um 2.0TDI era o melhor (O meu ponto de vista claro!)
a diferença não te consigo dizer, porque no meu caso sou eu que faço tudo, o que sai mais caro é o óleo, o V6 leva 8litros
Diferenças entre o A5 e o 123...não te sei dizer pois nunca andei neles :p
mas da uma vista de olhos nisto...
Audi A5 2.0 TDI multitronic vs BMW 123d Coupe Comparison Chart

é claro que o roncar dum V6 não tem nada a ver com um 4Cyl. ...mas as vezes é preciso fazer escolhas acertadas ;)
pessoalmente prefiro ter um A5 2.0TDI do que um A5 3.0TDI e ter de o guardar na garagem porque não lhe consigo dar de comer (Mais uma vez é so a minha opinião ;) )
 
Opa o 3.0 é mais caro em td cm já te disse em cima, por exemplo na última revisao pediram me em PT 900€, pronto mas também tinha a revisão da caixa s tronic incluída que são sempre prai uns 300€. Mas há mecanicos fora da marca muito competentes e que fazem o mesmo serviço por bem menos €€. Eu por exemplo tenho feito apenas 20mil km ao ano k é muito pouco e pago 2mil € de seguro... É um luxo que tenho e que por enquanto posso ter mas um carro de alta cilindrada tem outro sabor...
Agora em Portugal era impossível ter um carro destes pois só o imposto de circulação são 700€ é insustentável e depois em Portugal será para andar mais pela cidade logo um motor mais pequeno acaba por ser melhor. Por isso disse em cima k estou a pensar trocar o meu por um 2.0tdi, mas sem por mais dinheiro caso contrário talvez leve o meu a5 Portugal e usufruo dele 1 ou 2 anos e depois vendo e também vale mais que aqui!
 
Last edited:
Antes de mais obrigado pelos comentários de todos, tem sido bastante úteis...
Hoje tive com um a5 2.0 tdi s-line preto lado a lado de um TT 2.0 tdi quatro s- line tambem preto os dois com as jantes iguais em 19" apenas ia ver o a5 e acabei por encontrar "2 amores" ...
Conclusões que tirei, a posição de condução do TT e espetacular, a do a5 sem ser ma nao me pareceu tão desportiva como a do TT , os bancos traseiros do TT tornam no quase num carro de 2 lugares, já os do a5 sem serem confortáveis embora eu seja pequeno bato com a cabeça se me encostar totalmente, mas já se consegue ir la sentado razoavelmente, exteriormente são os dois espetaculares, cada um a sua maneira ,embora a traseira do TT seja apenas aceitável , no fundo sao 2 grandes carros... Quanto a questão dos motores, A manutencao do 3.0 realmente assusta me e embora talvez conseguisse manter o carro actualmente caso viesse para Pt seria mais complicado...
Depois não sei até que ponto iria tirar partido do motor 3.0 face ao 2.0 , em AE velocidades acima dos 200 para mim já são impraticáveis pelas consequências que isso me pode trazer, multas, apreensão de carta(para mim essencial) etc...
A sensação que tenho e que a "praia do 3.0 será estrada aberta e não percursos sinuosos como uma boa estrada de serra cheia de curvas, não ponho em causa o desempenho do motor nem do sistema quatro , nem digo que não seja um carro capaz mas penso que não será o tipo de carro apropriado para isso...

Como tal penso que vou optar por um 2.0 s-line preto ou branco, fico com um carro confortável para viagens longas, economico q.b de manutencao mais acessível menos bruto para ser conduzido pela mulher, etc poderei no máximo fazer uma repro soft mas nada de mais...

Quando recompuser a carteira, se ainda nao tiver ganho juízo, talvez compre um pequeno brinquedo do género cooper s , um cabrio desportivo ou mesmo um TT 2.0 tfsi dsg que ja encontro em fr por volta dos 10k do ano de 2006/07 para a "brincadeira" e para deixar em Pt para quando me aptecer fazer as viagens de avião...
 
Last edited:
Pronto tirei as minhas dúvidas, andei num a5 2.0 primeiro, depois num 3.0 e as meus medos em relação a despesa extra a que o 3.0 obriga passaram para segundo plano , foi do género o 2.0 anda bem, Hummm gosto, mas agarrando o 3.0 a sensação que fiquei foi do género não me tirem daqui, senti o 2.0 mais bruto, sei la pareceu me que da mais esticoes dando a sensação de ser mais rápido já o 3.0 começa a puxar, e quando se pensa em trocar de velocidade afinal ele ainda tem mais alguma coisa pra dar... Esta foi a sensação com que fiquei e não foi uma comparação justa admito até porque foram percursos diferentes, de qualquer forma a escolha esta feita... 3.0
Agora ando a procura, mas tenho alguns requesitos ano 2008/2009, s-line , branco com menos de 150.000 km's
Tenho encontrado alguns a precos que me agradam mas ou tem só o pack s line exterior, uns tem o volante s line todo preto, e outros o falante com a parte de baixo direita e os braços em alumínio, e cor branca está a ser difícil encontrar, não há muito por onde escolher...
Por isso peço que me ajudem no seguinte!
Quanto ficará mudar a cor do carro de cinza ou preto para branco ? Um serviço com qualidade?
Quais dos volantes e de origem no a5 o tal com o símbolo s line todo preto e redondo ou o com fundo direito e braços alumínio?
Quais os cuidados que devo ter aquando da compra? Em princípio ser de caixa manual, nunca tive automático, e tenho receio de me fartar, pois em condução mais apreçada utilizo bastante a caixa...
Por ultimo alguém sabe onde posso encontrar as jantes como as da foto que deixo ? Em 19 ou 20 ? Podem ser parecidas, ou réplicas...
Obrigado a todos e espero antes de Agosto já ter umas fotos para abrir aqui um diário de bordo!
Peço ainda que me possam dizer quais os extras que devo ter em consideração? quais aqueles que acham mais indispensáveis ?

Audi%20A5%20Fitted%20with%2020%20DPE%20CS7.jpg
 
Last edited:
Back
Top