A4 Vs S4 Vs Rs4 - Diferenças Chassi+Carroçaria+Elementos mecanicos

Pois é...

Preciso esclarecer definitivamente esta duvida...

Esquecendo o motor (que tambem se pode colocar para o topico ficar mais completo se quiserem), quais são as principais diferenças entre as 3 carrinhas?!

Refiro-me à carroçaria b5.

O chassi é igualzinho?!
As barras AA, a suspensão, o sistema de travagem, difere no quê?!
Ha compatibilidade de peças?!
A nivel electrico... ha diferenças!? Quais?!




Obrigado pela ajuda...
 
Fds. Nem parece teu...

Restyling ou pré? É que aí tb há diferenças...

Das rs4 o @Professor é um gajo indicado pra te informar...

A nível eléctrico o @ruia4

Apesar de que como sabes tudo é possível
 
Last edited by a moderator:
Com conhecimento de causa!!! :D

As principais diferenças estão na zona do eixo traseiro (que será igual a qualquer B5 com tração quattro)!
A barra AA tem os apoios fixos na carroçaria... o resto é compatível (com algumas afinações!!!) :assobio:
 
Pois... podia ter especificado melhor...

Estava a tentar fazer um topico geral sem me referir a uma situação especifica para não ficar tudo tão focado...

(hoje por muito que tente não escrevo nada com nexo...lol acho que tambem sempre assim foi)

Bem. Em português:

Tenho uma A4 1.8T Quattro restyling e quero saber se troco por uma s4... troco por uma rs4... ou, agarro e evoluo esta 1.8T.

Saliente que, não me estou a referir a motor nem nada relacionado com a potencia da carrinha... Apenas, tudo o resto... LOLOL

É um projecto TrackDay como alguns de vocês ja sabem (apesar de ainda não ter aberto topico aqui)... e de andamento aquele motor vai chegar... a duvida surge se compensa gastar dinheiro nesta para melhorar tudo o resto ou se as outras são muito diferentes/melhores de tal forma que se tornam uma melhor base para evolução...

Será que me estou a fazer entender?!?! É que nem eu percebo o que escrevo.... LOL
 
Nesse caso eu iria para uma S4 Penas pela tracção quattro pk depois a nível. Mecânico tudo se faz...

Sendo para td depois de um reforço interior com rollbar ficava impec [emoji14]


Mas se for para timeattack mais vale o 1.8T pois tiras o peso do eixo traseiro... lol
 
He pah peço imensa desculpa mas escapou me essa parte...

Pah não mexia em nada então a não ser melhoramentos a nível de apoios e travões
 
Pois.. so que, por exemplo sei que ha diferenças nas mangas de eixo e suspensões e o catano... e que as s4 ja trazem travoes enormes e a rs4 maiores ainda... era esse tipo de diferenças que gostava de saber exactamente...

Sendo uam quattro então o chassi é igual ao da s4 e da rs4 professor?!
 
Tirando travagem, mangas de eixo, transmissões e cabos travão estacionamento o resto é igual.

Mangas de eixo da S4 são em ferro, as da RS4 são em alumínio.

Para melhorares travagem frente podes trocar as mangas de eixo pela da S4 que permite um variado leque de opções mas obriga a trocar transmissões, ou fazes adaptadores(mais fácil)
Um "bom" upgrade é travagem S4 B6(345mm) que cabe em jante 17" ou brembo 18Z com discos ML500 345mm mas jante 18"

Para melhorar travagem atrás podes colocar travagem facelift da S4(256mm), RS4(312mm e bastante caros) ou um misto de S4 B5 com S4 B6(300mm).
 
Pois.. so que, por exemplo sei que ha diferenças nas mangas de eixo e suspensões e o catano... e que as s4 ja trazem travoes enormes e a rs4 maiores ainda... era esse tipo de diferenças que gostava de saber exactamente...

Sendo uam quattro então o chassi é igual ao da s4 e da rs4 professor?!


Sim, sendo quattro é igual, mas, sendo para trackday aconselho-te a colocares as barras AA superior e inferior!!! ;)



Sendo uma quattro aproveitava essa carrinha. ;)
A nivel de travagem fala com o prof, ou arranjas as magas de eixo da S4 b5 ou da B6 e metes a travagem que quiseres.
Tem só atenção que se optares pelas mangas de eixo da B6 tens que mudar a homocinetica e braços.

VWVortex.com - DIY: Official B5 A4 to B5 S4 front brake upgrade


Tirando travagem, mangas de eixo, transmissões e cabos travão estacionamento o resto é igual.

Mangas de eixo da S4 são em ferro, as da RS4 são em alumínio.

Para melhorares travagem frente podes trocar as mangas de eixo pela da S4 que permite um variado leque de opções mas obriga a trocar transmissões, ou fazes adaptadores(mais fácil)
Um "bom" upgrade é travagem S4 B6(345mm) que cabe em jante 17" ou brembo 18Z com discos ML500 345mm mas jante 18"

Para melhorar travagem atrás podes colocar travagem facelift da S4(256mm), RS4(312mm e bastante caros) ou um misto de S4 B5 com S4 B6(300mm).

Nestes dois posts está tudo dito!!! :D
 
Muito obrigado!
Começo a entender...

Quando as barras AA
- A superior é soldada... a minha carrinha tem uma, a rs4 é mais reforçada será isso?! E entre a da S4 e Rs4 existe diferença?!
Tenho uma Barra AA da Sparco que tinha no Tdi (JR... não é melhor colocar esta do que por uma RS4 OEM?!
- A barra inferior não é soldada pois não?! A furação é igual das 3 carrinhas?!

Mais uma vez, obrigado...
 
Barra AA entre S4 RS4 não exkste diferença,

Barras estabilizadoras são iguais nos 3, sendo que apenas aconselho mudar a traseira para uma de 19 20 ou 21mm com os devidos reforços nos pontos de fixação.

edit: a troca da barra é com o objectivo de atenuar o efeito de subviragem. Aconselhado também trocar os pendurais da barra estabilizadora traseira pelos de metal, os originais são em plástico e têm tendência a partir.
 
Last edited:
Barra AA entre S4 RS4 não exkste diferença,

Barras estabilizadoras são iguais nos 3, sendo que apenas aconselho mudar a traseira para uma de 19 20 ou 21mm com os devidos reforços nos pontos de fixação.

edit: a troca da barra é com o objectivo de atenuar o efeito de subviragem. Aconselhado também trocar os pendurais da barra estabilizadora traseira pelos de metal, os originais são em plástico e têm tendência a partir.

Ok... tinha ficado a entender que havia diferença nas barras... sendo assim, optimo;) Menos um trabalho... :)

Na tua opinião pessoal... mantenho essas OEM em vez de tar a por a outra Aftermarket certo?! (À frente claro)


Outra duvida relativamente aos travões...
Ja entendi as diferenças de uns para os outros e possivelmente vou optar pela opção:
- frente com s4 b6
- traseira facelift s4
Penso ser o suficiente... mas, e a bomba central?!?! É igual entre umas carrinhas e outras?!?!
E a bomba secundária?! (se é que existe)... estes sistemas são iguais entre as carrinhas?!
 
Sim, se aumentares o diâmetro a frente vais aumentar a subviragem.

Com umas boas pastilhas é suficiente, se eu não tivesse bombas 993TT era para esse setup que iria.
Pelo que sei a bomba central é comum a todos os B5.
 
Back
Top