[A4 B6] Volante Standard -> Volante MF

Boas!

Venho por este DIY ilustrar os passos para passar de um volante Standard para um volante MF.
Mais uma vez saliente que este DIY deve ser seguido por cada um à sua conta e risco, não me responsabilizando por algo que corra menos bem. Dito isto, vamos ao DIY

O objectivo foi instalar na minha A4 B6 que vinha de origem com um volante de 4 Braços Standard, um volante de 4 braços MultiFunções.

silver206.JPG


Para fazer esta mod, tive a sorte de encontrar um negócio de um pacote completo, em que para além do volante, airbag e capa de airbag, estava incluido também o respectivo cabo de ligação e o anel de ligação. Para além deste material, é necessário ter um SMLS compatível com a função MultiFunções. Eu por acaso já estava descansado, pois numa mod anterior que me tinha obrigado a mudar o SMLS aquando da instalação do Cruise Control, tinha já colocado um que desse para tudo. Para verificar qual o SMLS que temos na nossa viatura, basta usar o Vag-Com e ir ao endereço 16 (Steering wheel) e ver qual o par number que aparece lá. No meu caso é o 8E0 953 549 P, mas são também compatíveis com a função MultiFunções todos os SMLS terminados em L, N, P, Q e R.

Recapitulando então, para esta mod será necessário:
- Volante MF
- Airbag Botões
- Capa/Tampa do Airbag
- Cabo de ligação dos Botões ao Volante
- Anel de ligação
- SMLS compatível com a função MultiFunções

Iniciando a montagem, temos aqui o volante a montar:
02.JPG


Durante a montagem, também me apercebi que um pormenor de grande importância. AO contrário do que eu pensava, nem todos os volantes de 4 braços são iguais. Este aqui sendo MF, tem embutido um controlador com algumas fichas, onde posteriormente iremos ligar quer a ficha do airbag, quer a ficha de ligação aos botões. Este controlador é bem visível na seguinte foto:
03.JPG


Duas imagens do airbag e respectiva capa:
04.JPG

05.JPG


Duas imagens do anel de ligação:
06.JPG

07.JPG


O cabo de ligação dos botões ao volante:
08.JPG


Duas imagens dos trabalhos de montagem. Pode-se ver perfeitamente onde fica o tal anel de ligação:
09.JPG

10.JPG


E neste momento já com a parte da montagem concluída:
11.JPG


Depois da fase de montagem, é altura da respectiva configuração via Vag-Com.
Trata-se de uma configuração muito simples, feita em 2 min.

Primeiro será necessário aceder ao endereço 16 (steering wheel) do Vag- Com e entrar no Coding:
Coding
•0?xxx: Steering Wheel
0 = Standard (without Multifunction)
1 = 3-Spoke Steering Wheel (Sport Steering Wheel)
2 = Multifunction Steering Wheel with Radio Control
3 = Multifunction Steering Wheel with Radio/Telephone Control
4 = Multifunction Steering Wheel with Radio/Telephone/Voice Control
5 = Multifunction Steering Wheel with Radio/Voice Control

•0x?xx: Options
1 = Tiptronic

•0xx?x: Board Computer & Cruise Control
0 = Board Computer & Cruise Control not installed
1 = Board Computer installed
2 = Cruise Control installed
4 = Board Computer & Cruise Control installed

•0xxx?: Rear Wiper (Chassis)
1 = Rear Wiper not installed (Sedan/Cabriolet)
2 = Rear Wiper installed (Avant)

No meu caso, passei de um Coding 00042 para um 02042.

Após isto, ainda no mesmo endereço, entrar em Adaptation e ir ao channel 81 (Vehicle Data Learning).
Aqui será necessário iniciar o processo de aquisição do VIN do veículo.
Para tal, basta introduzir como novo valor 00111 e gravar.

Por fim, teremos de codificar o novo volante no Rádio. No caso, tendo eu um RNS-E, tanto poderia ir ao endereço 37 como 56 do Vag-Com.
Entrando então no endereço 37, depois vamos ao coding e temos:

•0?xxxxx: Model
1 = Lamborghini
2 = Audi A3 (8P)
3 = Audi A4 (8E)
4 = Audi A4 Cabriolet (8H)
5 = Audi A6 (4B)
6 = Audi TT (8J)
7 = Audi R8 (42)

•0x?xxxx: Malfunction Diagnosis
0 = Malfunction diagnosis for front loudspeakers active (NOT Audi A4 Cabriolet)
1 = Malfunction diagnosis for front loudspeakers inactive (ONLY Audi A4 Cabriolet)

•0xx?xxx: Sound Characteristic
0 = Sound Characteristic linear
1 = Audi A4 (8E)
2 = Audi A6 (4B)
3 = Audi A4 Cabriolet (8H)
4 = Audi TT (8J)
5 = Audi A3 (8P)
9 = Sound System

•0xxx?xx: Telephone/Telematic
1 = Telephone not installed (Remote Feed Voltage for Microphone active)
2 = Base Plate (Temic - Remote Feed Voltage for Microphone inactive)
3 = Base Plate (Cullmann - Remote Feed Voltage for Microphone inactive)
4 = Base Plate (Nokia - Remote Feed Voltage for Microphone inactive)
5 = Telematic Europa (Remote Feed Voltage for Microphone inactive)
6 = Telematic US (Remote Feed Voltage for Microphone inactive)
7 = Base Plate diagnostic capable with Comfort Control

•0xxxx?x: Equipment I
1 = Tuner not installed
2 = Digital-Radio installed
3 = Satellite-Radio installed
4 = Satellite and Digital-Radio installed

•0xxxxx?: Equipment II
1 = TV-Tuner/CD-Changer/Multi-Function Steering Wheel not installed
2 = TV-Tuner installed
3 = CD-Changer installed
4 = TV-Tuner and CD-Changer installed
5 = Multi-Function Steering Wheel installed
6 = TV-Tuner and Multi-Function Steering Wheel installed
7 = CD-Changer and Multi-Function Steering Wheel installed
8 = TV-Tuner and CD-Changer and Multi-Function Steering Wheel installed

No meu caso, passei de um Coding 0301111 para um 0301115

E pronto, concluída esta etapa, temos o nosso volante Multifunções a funcionar correctamente.
Poderá ser necessário após a configuração, desligar e voltar a rodar a chave da ignição.

Fica então aqui o resultado final:
12.JPG


Ficam prometidas mais fotos... espero que seja útil! ;)
 
Parabens pelo excelente trabalho sempre em grande este migsan :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
 
valente disse:
impacavel.................. :D :D :D
Desculpem a estupidez, mas o volante da S-Line B7 não funciona numa B6?

Funcionar funciona, mas terás sempre de andar a adaptar as fichas de ligação ao airbag, pois nas B6 têm 1 fio e nas B7 têm 2, e não é garantido que o airbag fique a funcionar a 100%... logo como não gosto de arriscar, joguei pelo seguro... ;)
 
migsan disse:
Funcionar funciona, mas terás sempre de andar a adaptar as fichas de ligação ao airbag, pois nas B6 têm 1 fio e nas B7 têm 2, e não é garantido que o airbag fique a funcionar a 100%... logo como não gosto de arriscar, joguei pelo seguro... ;)

e fizes-te bém pois com a segurança não se pode arriscar!!!!!
PARABÉNS ;)
 
Boas tardes... E sim, sei que é um desenterranço descomunal, mas antes isso que abrir topicos, certo?

Então é o seguinte, eu tenho um volante igual ao da fotos, de 4 braços, com MF, e quero passar para um standard de 3 braços, mesmo perdendo os comandos MF. Terei de mudar/alterar alguma coisa para além do volante em si?

O carro e uma a4 b6 avant de 2002.

Muito obrigado pessoal!
 
Back
Top