A4 B6 Quattro

Boa noite malta,
Estou em vista de uma A4 B6 Quattro, motor 1.9, 130 cv e quattro.
Pelo que já andei a pesquisar é Torsen (correcto?), a minha dúvida é:

A nível de manutenção? Intervalos, etc.
E claro o consumo já vi que é mais 1/1.5l face a FWD...

E já agora alguma dica/pormenor a ter em atenção.

Cumprimentos,
Bruno
 
A nível de manutenção preventiva penso que deve igual, óleo, filtro óleo, filtro ar, filtro combustível, filtro habitáculo e outros fluídos.
Pormenores, eu quando ando na compra de usados, pergunto logo de deixa ligar ao computador, se o vendedor deixar genuinamente, fico logo mais descansado e nem ligo, se começar há e tal, esquece, vou ver outro carro.
É bom sinal se o motor estiver cheio de "pó", vê sinais de desgaste e cruza com os km, podes tirar umas medidas cruzadas do capó ao tejadilho, tem de ser iguais, e muito importante se puderes leva um amigo que tenha bons conhecimentos de mecânica, eles a inspecionar visualmente e depois a ouvir com motor a funcionar e em andando ajudam muito a diagnosticar problemas.
Espera por mais alguns comentários, que podem dar-te mais digas importantes
 
Boas Tiago
Obrigado pelas dicas!
Referia-me a nível de manutenção do Torsen... :)
A carrinha parece estar estimada, esta semana vou vê-la e tirar conclusões.
 
Ao nível das manutenções periódicas em relação às fwd e por alto, acresce a do diferencial central autoblocante Torsen (não estou dentro dos valores atuais), o diferencial traseiro e a muda de pneus deverá ser sempre dos 4 simultaneamente, acompanhando durante a sua vida a altura do piso e ir "rodando" os da frente para trás a fim de estabilizar o desgaste e prolongar o seu tempo de vida útil, tratando-se de um tração permanente às 4 (isto para não ter chatices das dispendiosas com o Torsen).
A questão aqui será: Como foi tratado desde que saiu do concessionário até agora???
Para além disso, algumas peças de desgaste são ligeiramente mais caras em relação ao mesmo modelo mas fwd, como por ex. os amortecedores traseiros, rolamentos extra, etc.
Agora, estando bom e mesmo o nosso clima não o justificando, a condução é totalmente diferente em trajetos sinuosos, mais seguro em curva e claro, em piso molhado.
 
Boas zefern, obrigado pela resposta.
Quanto a manutenção não sei, a carrinha é de particular mas quando falei no diferencial diz que não lhe tocou e ai fiquei um pouco de pé atrás tanto que as 1as coisas que iria/irei fazer é a mudança de fluidos…
Essa situação dos pneus não sabia mas é uma coisa a ter em conta na troca de pneus.
O fabricante recomenda algum intervalo para o torsen?
Obrigado
Cumps
 
Por acaso já dei uma vista de olhos tanto no tópico como no artigo... mas pensei que seria Haldex e ter que fazer a manutenção programada...
Obrigado pela ajuda zefern!
Cumps
 
Curiosidade, algum interesse em particular nessa versão?
Pergunto isso pois vejo mais desvantagens que vantagens. Tem apenas 130cv para ser puxada por quatro rodas e isso traduz-se em performance mais lentas que o fwd alem das manutenções mais caras e consumos mais altos.

O uso do quattro num carro destes só se for para ser usado no interior do país, onde existe neve e gele no inverno.
É a única vantagem a meu ver de um carro com estas caracteristicas.
 
Curiosidade, algum interesse em particular nessa versão?
Pergunto isso pois vejo mais desvantagens que vantagens. Tem apenas 130cv para ser puxada por quatro rodas e isso traduz-se em performance mais lentas que o fwd alem das manutenções mais caras e consumos mais altos.

O uso do quattro num carro destes só se for para ser usado no interior do país, onde existe neve e gele no inverno.
É a única vantagem a meu ver de um carro com estas caracteristicas.
Repro tranquila para 150 ou 155cv.
Chega.
E carro super estável em qualquer condição climatérica.
Sim, mais caro de manter, mas muito seguro em estrada.
Se o alvo é poupar a longo prazo, não é a escolha certa. Se gastar mais um pouco por mês não incomoda, porque não?
Reparei um esta semana. Dei umas voltas e não achei com 130cv muito diferente da fwd. Talvez se note mais no arranque. De resto é fantástica.
 
Curiosidade, algum interesse em particular nessa versão?
Pergunto isso pois vejo mais desvantagens que vantagens. Tem apenas 130cv para ser puxada por quatro rodas e isso traduz-se em performance mais lentas que o fwd alem das manutenções mais caras e consumos mais altos.

O uso do quattro num carro destes só se for para ser usado no interior do país, onde existe neve e gele no inverno.
É a única vantagem a meu ver de um carro com estas caracteristicas.

Tinha 2 carrinhas em vista, a que eu queria mesmo já foi e era FWD...
A cena de ir buscar quattro é pelos extras em questão e de nunca ter tido, gostaria de experimentar apesar de que sei que a manutenção é mais cara!

Repro tranquila para 150 ou 155cv.
Chega.
E carro super estável em qualquer condição climatérica.
Sim, mais caro de manter, mas muito seguro em estrada.
Se o alvo é poupar a longo prazo, não é a escolha certa. Se gastar mais um pouco por mês não incomoda, porque não?
Reparei um esta semana. Dei umas voltas e não achei com 130cv muito diferente da fwd. Talvez se note mais no arranque. De resto é fantástica.

A nível de manutenção do torsen?
Pelo que já fui vendo da malta, é quando for pneus logo os 4 por causa do desgaste né? Amortecedores, braços atrás, etc
Eu ia para FWD mas com os extras que quero já são poucas :(
 
Tinha 2 carrinhas em vista, a que eu queria mesmo já foi e era FWD...
A cena de ir buscar quattro é pelos extras em questão e de nunca ter tido, gostaria de experimentar apesar de que sei que a manutenção é mais cara!



A nível de manutenção do torsen?
Pelo que já fui vendo da malta, é quando for pneus logo os 4 por causa do desgaste né? Amortecedores, braços atrás, etc
Eu ia para FWD mas com os extras que quero já são poucas :(
Pneus gastas o mesmo.
Gastas os 4 de uma só vez. Mas vai dar ao mesmo e apenas é uma questão de logística financeira.
O torsen, a cada 60.000kms, trocar fluidos e pouco mais. Podes ter de trocar vedantes e não costuma dar muita despesa. Claro que pode estar desgastado, mas isso vez num elevador as folgas.
Tudo o resto o normal.
A despesa extra prende se apenas em:
Maior co sumo aos 100. Cerca de 1ltr.
Revisão extra a tracao 4, mas a cada 60.000. De resto tudo da despesa dentro do normal.
So nunca compraria se fosse de caixa automática, de resto siga. Só tu podes avaliar se te mexe demasiado na carteira ter de gastar extra na resvisao a cada 60k e gastar mais combustível.
De resto, nada de especial.
E as quattro costumam estar bem equipadas, som bose, gps, fis a cores, interiores exclusivos. Mas cada um sabe da sua carteira.
 
Repro tranquila para 150 ou 155cv.
Chega.
E carro super estável em qualquer condição climatérica.
Sim, mais caro de manter, mas muito seguro em estrada.
Já andei em carrinhas com repro (apenas).
Não vejo benefícios nisso, tanto que nunca me levou a fazer uma na minha.

Mas nunca andei numa 130cv quattro (é mais comum a quattro no motor 2.5tdi).
Por isso as reticências para uma 130cv quattro. Como nunca andei, não estou a ver mais valias a não ser usada em condições especiais como temos no interior do país. No litoral, uma fdw de 130cv é perfeita e também muito segura em estrada desde que seja tratada em condições (amortecedores, pneus, braços - isto sim, caro de manter neste tipo de carros). É o que fazem a diferença na segurança mas tb o que pode fazer comichão na carteira.


Tinha 2 carrinhas em vista, a que eu queria mesmo já foi e era FWD...
A cena de ir buscar quattro é pelos extras em questão e de nunca ter tido, gostaria de experimentar apesar de que sei que a manutenção é mais cara!

Que tipo de extras é que procuras que é assim tão difícil de encontrar?
Se olhares nos projectos do forum, encontrarás praticamente todo o tipo de retrofit. Isto para dizer que tb poderias conseguir uma com menos extras mas que adicionarias mais tarde qd já a tivesses em tua posse.

Por exemplo, a minha já tem muitos extras de fábrica e qd a tive à venda, o tipo que ia ficar com ela, ainda ia adicionar mais extras.
Isto é, só lhe faltava estofos em pele, que ele queria adicionar. Não o fez desinteressar-se pela carrinha, mas motivou-o.
 
Back
Top