A3 ou Golf

Boa noite.

Tenho andado a estudar a aquisição de um carro novo tendo reduzido os candidatos a:
- Audi A3 Sportback 1.9 TDI 105cv e FPD;
- Volkswagen Golf VI 2.0 TDI 110cv 5P Confortline.

Os meus critérios são mais racionais (preço, qualidade, características, durabilidade, retoma) do que subjectivos (design, prazer de condução).
O grande entrave é mesmo o preço, daí que tenha que me conseguir justificar a escolha do A3.
Já conduzi o Golf e gostei mas ainda não conduzi este A3. Ambos são modelos poupadinhos, coisa que procuro, pois apesar de só fazer cerca de 17000 kms/ano pretendo que seja um investimento de muitos anos.

Os modelos base terão uma diferença inicial de preço de 2200€, de acordo com os configuradores online, sendo a desvantagem do A3.
A diferença começa a agravar-se na pintura metalizada (227,27 vs 578,51 s/ IVA), continuando pelos extras fora.

Vantagens A3:
+ Estilo / Classe / Carácter desportivo;
+ Mais extras à escolha (ex. possibilidade de farois Xenon);
+ Capacidade de bagageira (+20L);
+ Retoma.

Vantagens Golf:
+ Preço;
+ Cruise Control de série (poupo 254,17€ + IVA);
+ Extras menos caros;
+ Mais leve.

Relativamente à manutenção, tenho ouvido dizer que a da Audi será mais cara. Mas como também ouço que a da Volkswagen é cara, creio que será ela por ela.

Em suma, a minha dúvida, para a qual pedia a vossa ajuda, está em fazer um €sforço para o A3 e ficar bem servido com um modelo "despido" mas com provas dadas e com melhor retoma, ou o Golf podendo ter mais um ou outro extra mas "ser um Volkswagen e não um Audi" :).

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumprimentos.
 
Audi é Audi ;)

e sinceramente penso que aqui ninguem te vai dizer para escolher outro que nao seja audi ;)
 
Eles sao mais ou menos parecidos, mas a nivel de acabamentos a audi esta muito á frente.
Depois tens a desvaloriçasao, hoje compras um audi caro, mas amanha vendes-o caro, um golf compras hoje caro, e vendes amanha dado...
 
Bom dia.

Krupel disse:
Audi é Audi ;)

e sinceramente penso que aqui ninguem te vai dizer para escolher outro que nao seja audi ;)

Da mesma forma que se for a um forum Volkswagen provavelmente me vão aconselhar o Golf. Enquadro as opiniões nos seus contextos e aceito todas desde que não me digam "X porque sim". ;)

AudiST disse:
A3 o CC metes ca fora muito mais barato

CC? Passat CC? Não percebi. :)

eduardocarrico disse:
Eles sao mais ou menos parecidos, mas a nivel de acabamentos a audi esta muito á frente.
Depois tens a desvaloriçasao, hoje compras um audi caro, mas amanha vendes-o caro, um golf compras hoje caro, e vendes amanha dado...

Pois, o valor de retoma é um factor que pondero.

Obrigado pelas vossas opiniões. :)

Cumprimentos.
 
dr_house disse:
....... pois apesar de só fazer cerca de 17000 kms/ano .....

eu não pensava duas vezes e comprava um carro a gasolina.
Só o preço base do A3 1.9TDI 105cv comparado com o 1.4TSFI 125cv ... são 8000€ a menos... 23% a menos.
 
CC - Cruise Control!

DMC disse:
eu não pensava duas vezes e comprava um carro a gasolina.
Só o preço base do A3 1.9TDI 105cv comparado com o 1.4TSFI 125cv ... são 8000€ a menos... 23% a menos.

Concordo... Se não fazes muitos kms por ano o ideial é comprares a gasolina... Bem mais barato e com excelentes prestações!

Com 8000mil euros fazes muitos kms :p
 
Boa tarde.

lucianorato disse:
CC = Cruise Controle

Ah, claro. :roll:

DMC disse:
eu não pensava duas vezes e comprava um carro a gasolina.
Só o preço base do A3 1.9TDI 105cv comparado com o 1.4TSFI 125cv ... são 8000€ a menos... 23% a menos.

8000€? Eu vejo 2700€ no configurador da SIVA...

Cumprimentos.
 
Eu escolhia o Audi,tendo em consideração que o Audi desvaloriza menos,tem outra classe,quanto a qualidade de construção é identica pois partilham a mesma "genética",se não estou em erro esses 2 modelos até partilham a mesma plataforma,claro que no Audi os acabamentos costumam ser superiores. Em relação a prestações a diferença é pouca, só por mais 5 cv eu ficava-me pelo 1.9 que deve ter uma manutenção mais em conta,e nada que mais tarde não se altere
 
Por muito que custe a acreditar, o A3 é neste momento, claramente uma opção mais vantajosa sob o ponto de vista económico-financeiro.

1. A diferença de valor será recuperada no valor residual/comercial do carro. Mesmo que não penses vender (a A4 cá de casa, de 2007 era um investimento a 10 anos e foi-se ao fim de dois (http://www.audipt.com/forum2/index.php?topic=39511.0, ainda que involuntárimante).

2. O plano de manutenção do 1.9 é claramente inferior em custo ao do 2.0, e os consumos cerca de 1 litro abaixo.

3. Apesar do restyling, o A3 é um modelo com muito mais tempo de vida, pelo que o plano de descontos que o importador passa aos concessionários é mais agressivo do que no modelo recém-chegado. É possível que os €2200 que falas de diferença passar para 1/3 ou mesmo metade.

4. A única desvantagem do Audi passará mesmo por menos equipamento, a caixa ser de 5 vel. ou não ser novidade.

No teu lugar, e sem qualquer dúvida compraria o A3.

Para mim o motor 1.9 é um case-study de inovação e fiabilidade com vantagens comenrciais brutais, que catapultou sem dúvida a VAG para a liderança em termos de criação de valor neste segmento.

A A4 B7 que tinhamos lá em casa foi adquirida depois de eu conhecer a B8, e foi claramente uma opção pelo motor 1.9 antes deste desaparecer da gama A4. Para dar uma ideia podia ter comprado uma S-line 2.0 de 170 cv por apenas mais €3000 do que uma 1.9 de 115 cv.
 
Back
Top