A3 8P Revisão da Suspensão

Tópico em 'Chassis' iniciado por Nuno Barros, 6 Mar 2018.

  1. Nuno Barros

    Nuno Barros

    Desde:
    6 Mar 2018
    Mensagens:
    15
    Gostos Recebidos:
    1
    Boas malta.

    Tenho um A3 8P, 2.0 TDI Sport de 2004, meu desde novo e com pouco mais que 200k kms. Foi bem estimado e mantido.
    Nunca troquei amortecedores nem qualquer outra parte da suspensão, e sendo que em situações com depressões na estrada, já ouço e sinto que algo não está Ok. Tlonk...tlonk...
    Agradecia que quem tivesse algum conhecimento de causa, me indicasse o que habitualmente tem mais desgaste na suspensão do 8P, para além dos amortecedores, que esses obviamente com 200kkms já estarão bem desgastados. Ou seja, o que realmente costuma ser trocado nestas suspensões:
    - torres da suspensão?
    - triangulos?
    - casquilhos?

    Já agora, sendo que tenho o meu carro com a suspensão original, e não querendo grandes alterações, inclusivé rebaixar ou tornar mais sólido, que suspensões o mais originais recomendam? Sachs, Bosch, ...?

    Agradeço desde já.
    Cumps/NB
     
  2. madlima29

    madlima29

    Desde:
    6 Jul 2009
    Mensagens:
    14 101
    Gostos Recebidos:
    4 743
    Teste a suspensao:
    Local plano e carro destravado, fazer pressao nos 4 cantos. Ao arrear, o carro deve voltar a posiçao original sem balançar.
    Levantar o carro no elevador, verificar se algum amortecedor está babado de oleo.
    Neste dois casos, se sim, trocar de imediato.
    Depois, alem disso, poelo tok, tok, verificar cabecotes, ponteiras e casquilhos todos da direçao.
     
  3. Nuno Barros

    Nuno Barros

    Desde:
    6 Mar 2018
    Mensagens:
    15
    Gostos Recebidos:
    1
    Obrigado pela resposta e comentários.
    Relativamente à suspensão arrear, muito honestamente, acho que não acontece, porém sendo que estas suspensões têem 200kkms e 13 anos, certamente não estarão em excelente estado.
    A verificação no entanto é sempre aconselhável sim.
    E especialmente verificar cabeçotes, ponteiras e casquilhos também, alguma coisa não está Ok.
    A ideia deste post seria mais concluir com toda a experiência daqui, onde estejam os pontos que realmente mais facilmente cedem neste modelo.

    Ainda assim tenho que visitar um bom mecânico ou oficina. Recomendações na área de Cascais ou Sintra são apreciadas.
    Sou bastante piquinhas, e não é fácil encontrar alguém de confiança, que realmente goste de fazer um trabalho com qualidade, tratando os nossos veículos com o cuidado que nós merecemos, já que a maioria das vezes não o aplicam do mesmo modo que nós próprios.

    Obrigado mais uma vez
    /NB
     
  4. blackibiza

    blackibiza

    Desde:
    19 Set 2010
    Mensagens:
    238
    Gostos Recebidos:
    89
    Exercer força nos cantos do carro para ver o baloiçar nunca me inspirou muita confiança. E digo isto porque em tempos levei um carro meu com menos de 10k a uma casa conceituada de amortecedores onde os vi a fazer esse teste e a informarem me que os amortecedores estavam acabados. -_-'

    O babar do óleo é o mais fácil de detectar, outra forma de detectar é nas casas de pneus pelos alinhamentos (também lá conseguem ver folgas nos braços, etc) e uma que uso para perceber é em velocidade (comportamento do carro em curva (se começa a adornar em excesso), estabilidade em curva a velocidades elevadas, travagem).

    200k já não estão certamente novos. Eu recomendaria trocar casquilhos e pendurais pois são coisas relativamente baratas. Marcas é fácil, se gostas do que tens, volta a meter original (o balcão das peças na audi vende com bons descontos - costumam fazer desconto igual ou ligeiramente superior ao iva).
     

Partilhar esta página