[A3 8L] A3 8L 1.8T Quattro codename REDBULLET @ 215 CV up to 300/350cvs

após muitos atrasos parece que é este mês que sai para o mercado

TMAP1.jpg
 
Acabei hoje a conversão de narrowband para wideband no meu AJQ, o que se revelou uma tareia maior do que o esperado devido a ter J271/428. Eu não usei loom do AUM/AUQ, apenas usei o lit da unitronic, um relay e fiz as restantes ligações à lá pata.

Para quem se quiser meter nisto, com toda a informação já a jeito (que infelizmenet não tive) não lhe deve demorar mais do que uma tardita.

Nem falo aqui da tareira que é sacar a lambda de um carro que tenha quattro haldex, pois torna quase impossível tirar ou dar aperto sem chegar nada para o lado.

Entretanto pa semana devo fazer update ao sistema GPL para os de
ultimo geração (o meu carro já trazia um mais antigo) para tirar proveito da wideband e ficar já kitado até 400cvs em termos de GPL
 
Tens de ter em atenção três factores. Ignição, lambda e EGT's

A GPL é preciso mais avanço em baixas e menos em altas.

Lambda menor que +/- 0.90 não é benéfico a GPL

Depois tens o "problema" da protecção das EGT's, a gasolina acima de um valor teórico de EGT's é aumentada a gasolina para baixar a temperatura, mas, a GPL tem de ser um pouco o oposto senão as EGT's vão aumentar ainda mais.
Não sei se o teu sistema GPL tem essa função, mas há certos sistemas que têm uma função para "contrariar" a diminuição do lambda quando LAMBTS entra em acção.
 
Tens de ter em atenção três factores. Ignição, lambda e EGT's

A GPL é preciso mais avanço em baixas e menos em altas.

Lambda menor que +/- 0.90 não é benéfico a GPL

Depois tens o "problema" da protecção das EGT's, a gasolina acima de um valor teórico de EGT's é aumentada a gasolina para baixar a temperatura, mas, a GPL tem de ser um pouco o oposto senão as EGT's vão aumentar ainda mais.
Não sei se o teu sistema GPL tem essa função, mas há certos sistemas que têm uma função para "contrariar" a diminuição do lambda quando LAMBTS entra em acção.
Eu vou passar para a ultima eletronica da BRC que até vai usar o map original do carro.

A ecu gpl tem em consideraçao a injeçao a gasolina, lambda,rpm e map para definir a sua injeçao por forma a ter em conta essas diferenças comportamentais entre os dois combustiveis. Agr para stage 1 ta tudo tranquilo. De qq forma atraves do meu instalador tenho acesso ao Sr. Antonio e aos engs ds BRC em Italia. No ano passado andámos umas semanas a patinar por ser uma eletronica mais abtiquada mas eles deram conta do recado.
Depois do lado da gasolina, tou nas setes quintas.
 
Uma outra cena que quero fazer é caso a sonda do GPL e gasolina trabalharem no mesmo espectro de voltagem, usar um relay para quando mudar pa GPL mostrar no ponteiro to tacho
 
E a ignição?

Mesmo lambda... tás a pedir que lambda a gasolina? 0.85, 0.80? isso é muito para GPL

A ECU GPL pega no tempo de abertura dos injectores gasolina e transforma-os para tempo ideal a GPL(por norma maior tempo de abertura)

Este é o meu mapa original protecção EGT



Como podes ver, com EGT's acima do definido os cilindros são inundados de gasolina, o lambda chega a ser 0.62
Caso a GPL chegues a este extremo(lamba 0.62) é meio caminho para derreter o motor.

A melhor solução é teres 2 mapas de ignição, lambda e lambda protecção EGT's e fazer o map switch ,por exemplo, através de ligação ao vaporizador, assim sempre que passa para GPL andas com os valores ideais a GPL e vise-versa.
 
E a ignição?

Mesmo lambda... tás a pedir que lambda a gasolina? 0.85, 0.80? isso é muito para GPL

A ECU GPL pega no tempo de abertura dos injectores gasolina e transforma-os para tempo ideal a GPL(por norma maior tempo de abertura)

Este é o meu mapa original protecção EGT

[url]http://s16.postimg.org/f8evhej39/KFLBTS.png[/url]

Como podes ver, com EGT's acima do definido os cilindros são inundados de gasolina, o lambda chega a ser 0.62
Caso a GPL chegues a este extremo(lamba 0.62) é meio caminho para derreter o motor.

A melhor solução é teres 2 mapas de ignição, lambda e lambda protecção EGT's e fazer o map switch ,por exemplo, através de ligação ao vaporizador, assim sempre que passa para GPL andas com os valores ideais a GPL e vise-versa.
Tudo o que tem a ver cm GPL manipulo do lado do GPL.
 
De todos os esquemas de sistemas GPL que vi nenhum deles dava para controlar grande coisa para alem do tempo de abertura dos injectores, ignição então é para esquecer.

Tens uma ECU que funciona/controla injecção com base nos dados de injecção de gasolina.

O máximo que vi até hoje, não me lembro se era na lovato, existia um mapa na ecu gpl para "contrariar" quando era pedida uma abertura muito grande dos injectores, mas sinceramente a explicação do instalador não me convenceu muito.

Se algum dia vier a colocar o meu a GPL, ou faço 2 mapas distintos e utilizo map switch ou faço mapa para GPL e proíbo-me de andar em wot a gasolina.
 
tens aqui uns diagramas que te ajudam a percebem como funciona o piggy back da ECU do GPL

Map switch é sempre uma opção (muito usada por quem usa E85) mas honestamente mal tenho tempo para me coçar, e depois há quem trabalhe com um tipo de centralinas e eu tenho que estar a par de dezenas de modelos, onde map switch é a última prioridade.

Para quem ficou curioso ficam aqui uns videos de exemplo

num 1.8T

num tfsi

De todos os esquemas de sistemas GPL que vi nenhum deles dava para controlar grande coisa para alem do tempo de abertura dos injectores, ignição então é para esquecer.

Tens uma ECU que funciona/controla injecção com base nos dados de injecção de gasolina.

O máximo que vi até hoje, não me lembro se era na lovato, existia um mapa na ecu gpl para "contrariar" quando era pedida uma abertura muito grande dos injectores, mas sinceramente a explicação do instalador não me convenceu muito.

Se algum dia vier a colocar o meu a GPL, ou faço 2 mapas distintos e utilizo map switch ou faço mapa para GPL e proíbo-me de andar em wot a gasolina.
 
Last edited by a moderator:
O principio de funcionamento de uma piggy back ECU é todo o mesmo, alterar certos parâmetros com base da ECU original.
As dos sistemas GPL, das que conheço, apenas permitem regular o tempo de abertura dos injectores, com a excepção do especifico GPL, temperatura de passagem, rpm de passagem, etc...

Essa em concreto ainda não vi(não tenho powerpoint)mas em todo o caso, pelo que vi, é para sistemas de injecção directa. O teu é indirecta vaporizado certo?
 
Back
Top