A3 8L 1.6 (motor AKL) Ralenti às 2000 após limpar borboleta.

Boas,
Já á uns anos, tive o típico problema destes carros (ralenti instável e ía abaixo). Fez-se uma limpeza à borboleta e ficou bom durante uns anos. Agora começou novamente, mas com menos intensidade. Desta vez, como eu já sabia, tirei o tubo fora (com o carro desligado) e com spray limpa carburadores da STP, pulverizei aquilo com força enquanto abria e fechava a borboleta. Montei tudo, meti o carro a trabalhar, e estáva com ralenti acelerado e engasgou-se um pouco, mas passado uns segundos melhorou. Isto foi ontem, e desde que fiz a limpeza que ando com ralenti quase as 2000, constantemente, de resto não tem mais nenhum sintoma.

Será que ficou sujidade e a borboleta não fecha completamente? Amanha volto a limpar, mas desta vez com o carro a trabalhar.
Será que é devido ao excesso de líquido que ficou na admissão e está a ser queimado? Já fiz cerca de 50 kms.
Será que sujei os injectores com sujidade da borboleta?

Não tenho vagcom. Espero não ter danificado nada, até porque não vejo como sería possivel, apenas pulverizei spray e abri e fechei a borboleta à mão no gancho do cabo do acelerador uma série de vezes.

Agradeço opiniões!

Obrigada!
 
Ah, a limpeza foi feita no sitio sem desmontar o corpo da borboleta, apenas removi o tubo que liga ao filtro de ar. (Não sei se é relevante)
 
É assim, neste momento não tenho instalado. Mas tenho um cabo que comprei no ebay (chinês) e usava com o 409 no meu antigo Ibiza 6L. Funcionava bem, mas no A3, não funciona lá muito bem, determinados módulos não respondem. E alguns respondem e depois deixam de responder. Por isso desisti de o usar, deduzi que fosse devido ao cabo manhoso! Mas tenho um colega que acho que tem um cabo dos mais recentes e o vag 704 e 805.1.
De qualquer forma agradecia imenso que explicassem como posso tentar resolver o problema, pelo que entendi tenho que calibrar a borboleta, né?!
 
Ok, será isto:


76307728.png
 
Ok, já liguei o Vag-com, limpei erros (um da direcção assistida possivelmente antigo e outro tem a ver com a borboleta (throtle), depois vejo se volta a aparecer) e fiz a calibração da borboleta. Pelo meno fiz os passos que estão lá em cima, achei estranho não ser necessário fazer login, nem sei se realmente aquilo fez alguma coisa, pois o carro está na mesma.
Voltei a desmontar o tubo e limpar a borboleta, ficou na mesma.... sa bem que tenho um tubo roto, o do respiro do motor, mas já estava assim, tenciono substituí-lo assim que possa. Tem lá um pequeno tubo de vácuo também ligado, não sei se terá fuga, nem se tem algo a ver com o problema....
Não percebo, será que o corpo da borboleta pifou??? Tive o máximo de cuidado e nem na borboleta toquei, apenas abri e fechei no cabo do acelerador.

Pessoal perciso urgentemente de ajuda para resover este enigma.

Ficam fotos do tubo que está roto (aliás inexistente)

08102011.jpg

08102011002.jpg
 
Last edited:
Não, nem sequer registei, mas era throtle qualquer coisa intermitent..... e agora tão cedo não vou poder ligar o vag-com, pois o meu colega não vai estar por cá.
Já encomendei um cabo, mas ás tantas entretanto vou ter que pagar para ver o que se passa com o bólide..... não me apetecia nada...
 
Não, nem sequer registei, mas era throtle qualquer coisa intermitent..... e agora tão cedo não vou poder ligar o vag-com, pois o meu colega não vai estar por cá.
Já encomendei um cabo, mas ás tantas entretanto vou ter que pagar para ver o que se passa com o bólide..... não me apetecia nada...
o erro que te apareceu tem a ver com o que se esta a passar com o relanti, por isso era fundamental sabe-lo para te poder ajudar
relativamente a esse tubo, tambem convinha resolveres isso
 
terá sido este o erro

00530 - Throttle Position Sensor (G88)
30-10 - Open or Short to B+ - Intermittent
 
Não te consigo dar a certeza, mas é provável que sim! Se não existirem outros erros semelhantes relacionados com Throttle, era esse!

Tenho que ver se alguém me ajuda aqui na zona a ligar novamente o Vag-com. Pessoal de Aveiro-Vagos, ajuda precisa-se:roll:
O meu cabo ainda vai demorar, vem de longe, e nem sei se será viável, pois é para a versão beta 11.8.0 e achei-o barato demais, mas pronto!

Estava aqui a pensar, aquele tubo de respiro, tem tipo uma válvula que parece-me que abre quando o carro está em ralenti (por vacuo) e fecha ao acelerar (pois deixa de ter vacuo) e provavelmente fecha para nao aspirar gases de oléo do motor para a admissão, isto é tudo teoria minha! Será que não interfere com o ralenti?? Epá é que o tubo custa 50€ e ja fui a semana passada comprar um kit de distribuição e bomba de água para mudar em breve! Se calhar só compro o tubo no fim do mês!

Obrigada pela tua ajuda vick!
 
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