A3 2.0 - Turbo parte e motor fica sem oléo?

Boas pessoal, desde já peço desculpa por aparecer aqui de para quedas, mas estou com aquele bichinho de não conseguir perceber o que se passa com o meu carro, e o diagnóstico só sai para a semana, acho que me conseguem ajudar ou pelo menos tentar identificar o que possa ser, e também porque um dos mecânicos da oficina disse logo "isto secalhar vai ter que ser motor novo" e apesar de ser pouco entendido no assunto achei um exagero para o carro que nunca me deu qualquer problema (apesar de todos os defeitos que tem este motor) e não quero que me passem a perna. O carro em questão é um A3 2.0 de 2003 com 216.000 km.

Eu ja tinha feito cerca de 30Km nesse dia e estava a conduzir normalmente, quando as 2000rpm ouço qualquer coisa a partir, que pensei logo ser o turbo pois a partir daí o carro não desenvolvia nada na parte de entrar o turbo, além da chiadeira que estava a fazer. Depois foi uma fumarada enorme por todo o lado, escape e capôt (fumo branco) Assim que possível imobilizei o carro e chamei o mecânico e repararam que o motor estava sem óleo nenhum, e mais tarde verifiquei que o turbo estava todo babado de óleo. A minha grande duvida e preocupação é, será apenas substituir o turbo? O facto do carro ter ficado sem óleo, será que foi na altura, quando partiu o turbo? E ter andado alguns segundos assim pode ter estragado algo no motor? Na oficina onde o deixei, disseram-me que o motor pega, mas é um risco deixa-lo muito tempo ligado pois pode desalvorar. O facto de pegar pelo menos quer dizer que não gripou, ou estou errado?

Agradeço desde já.
 
Se o turbo partiu e ainda andaste com ele, é normal ter mamado o óleo, pois foi todo para a admissão, de certeza que ficou no intercooler também... Devia ter parado logo o carro.
Se foi só uns segundos, não deve ter gripado, mas não deve tar com muito boa saúde. Ao partir o turbo, aquilo deita sempre limalhas.
É sacar o intercooler e tubagens para ver se há lá limalhas do turbo. Se houver e foram para a admissão, tens problema sério.
 
Subscrevo o que o Moralez disse.
Ainda assim, podes ter tido sorte, pois a ecu possui varios comandos de proteção como desligar automaticamente o motor de arranque e motor quando há falta de pressão e oleo extremo, correia de distribuição e afins. Pode ser que o motor tenha escapado com males menores.
Se circulaste com o turbo partido muito tempo, podes ter limalhas na admissão. Por isso, quer esteja bem ou não, o mecanico deve abrir e averiguar a extensão dos danos (paredes dos cilindros, valvulas, carter, etc...
 
O que podia ter acontecido foi a bomba de óleo ter ido ha vida e a primeira coisa a gripar é o turbo....
 
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