A3 2.0 TDI - Ideias que possam ajudar são bem vindas!

Boas pessoal! Tenho um problema no meu argolinhas... que passo a explicar, para aqueles que tiverem paciência para ler o testamento... :D

Comprei um AUDI A3 SPORTBACK 2.0 TDI (140 cv) de 12/2004 em Fevereiro deste ano. O carro trazia alguns problemas (menores, a meu ver) que foram prontamente resolvidos pelo stand que mo vendeu e que passaram por colocar uma bateria e posteriomente um motor de arranque novo (o carro custava a pegar a quente) e por desintupir os tubinhos da lavagem do vidro traseiro (não deitava água...). Até aqui tudo bem... Porém houve um problema que não resolveram: o carro, principalmente em 3ª e 4ª mudança e em carga máxima no acelerador (a fundo, portanto) tem uma ligeira falha de potência (é uma coisa momentânea, eu nem consigo sequer considerá-lo como um "soluço") cerca das 2000 rpm, mais coisa menos coisa. Primeira tentativa de solução por parte do stand: limpeza da EGR. Por incrível que pareça, a limpeza da EGR até solucionou o problema, pelo menos durante... dois dias; altura em que se acendeu a luz do motor (não sei o nome técnico daquela luz, mas é a que indica avaria no motor, todos devem saber a qual me refiro... :roll: ). Toca a levar de novo o carro ao stand (que, importa referir, tem duas oficinas próprias com serviço BOSCH CAR SERVICE) onde desta vez a válvula EGR foi substituída por uma nova. Conclusão, voltou a ter o tal "solucinho"...

Como não fiquei contente com aquilo, voltei a por lá o carro e recusei-me a levantá-lo enquanto não me resolvessem o problema... Conclusão, ligaram-me uns dias depois e propuseram-me levar o carro a um concessionário AUDI, porque não conseguiam detectar nada no carro. Concordei, como é óbvio, na esperança de ver o meu argolinhas a rolar sem problemas... Qual não é o meu espanto quando me ligam de novo e dizem-me que na AUDI também não detectaram nada... Fiquei f****o, claro, mas tive que ir buscar o carro porque também já me estava a fazer mais do que falta.

Entretanto no carro já tinha sido visto (além da substituição da EGR): geometria do turbo, filtro de partículas, embraiagem, injectores, inclusivé a borboleta da admissão (acho que foi assim que lhe chamaram) e estava tudo ok.

Ficou acordado com o stand que, se eu descobrisse do que se tratava, eles assumiriam o custo da reparação. Sendo assim, decidi levá-lo a outro concessionário AUDI, para ver se descobriam algo novo. E descobriram: uma das árvores de cames estava (muito) ligeiramente fora de tempo ( :eek: :eek: :eek: ) e havia uma actualização ao software da ECU que poderia resolver isso.

Foi acertado o tempo da árvore de cames e actualizada a ECU e, resumindo... FICOU TUDO NA MESMA!!!! :'(

Não sei mais o que fazer nem o que pensar... Por isso peço-vos ajuda e, caso alguém já tenha passado pelo mesmo problema, que diga aqui como o resolveu, para eu ver se consigo também resolver o meu....

Desculpem lá o testamento, mas tinha que "desabafar" esta m**** convosco...

Abraços :D
 
XT130 disse:
Então mas na AUDI não o ligam ao vag-com :?: :?: :?:

Lá não acusou nada... :(

Há certos testes que não basta colocar o cabo e ver. Assim corre o risco não aparecer erro nenhum.
No meu caso, colocavam a carrinha na máquina e não acusava nada. O problema estava lá, mas não detectavam-no. E assim andei um tempito ao ponto de ter que mudar de mecânico. Este, andou com ela para ver do que se tratava afinal. Assim, veio-se a descobrir que se tratava da N75. O turbo mandava valores astronómicos de modo que entrava em Safe-Mode. Lá está, só em andamento é que se viu coisa que os outros não tiveram a capacidade de o fazer :evil:
Agora o teu caso poderá ser outro, mas o modo de resolver poderá ser o mesmo.
 
Youshi disse:
Volante do motor?

Podes explicar melhor? Não faço a mínima ideia de como funciona e para que serve o volante do motor... :oops: :oops:

Como é que o volante do motor pode criar o "soluço" de que falei?
 
rjbonifacio disse:
fizeram uma leitura aos valores da MAF (com o carro em andamento)?

não faço a mínima ideia... :(

mas não me parece... fizeram uma série de leituras (que essas eu vi) com o carro a trabalhar e a acelerar o motor, mas parado... agora em andamento não sei, que não estive o dia todo na oficina...
 
AUDIMANÍACO disse:
Há certos testes que não basta colocar o cabo e ver. Assim corre o risco não aparecer erro nenhum.
No meu caso, colocavam a carrinha na máquina e não acusava nada. O problema estava lá, mas não detectavam-no. E assim andei um tempito ao ponto de ter que mudar de mecânico. Este, andou com ela para ver do que se tratava afinal. Assim, veio-se a descobrir que se tratava da N75. O turbo mandava valores astronómicos de modo que entrava em Safe-Mode. Lá está, só em andamento é que se viu coisa que os outros não tiveram a capacidade de o fazer :evil:
Agora o teu caso poderá ser outro, mas o modo de resolver poderá ser o mesmo.

Hmm. Ok, agora estou a perceber o queres dizer... ;)

Se calhar vou ter que pensar em ligá-lo ao vag-com...
 
XT130 disse:
Podes explicar melhor? Não faço a mínima ideia de como funciona e para que serve o volante do motor... :oops: :oops:

Como é que o volante do motor pode criar o "soluço" de que falei?
Oh sr.Eng. Mecanico...,o volante do motor :?: :?: :?: :p :p :p :D
Voltando ao assunto do tópico,isso podera ser os injectores... :roll:
Já agora sê bem vindo ao forum... ;)
cumps...
 
Fig@s disse:
Oh sr.Eng. Mecanico...,o volante do motor :?: :?: :?: :p :p :p :D
Voltando ao assunto do tópico,isso podera ser os injectores... :roll:
Já agora sê bem vindo ao forum... ;)
cumps...

Eh, pah, sou Eng. Mecânico mas tou numa área completamente diferente... :D :D Já agora, conheces-me?? Como sabes que sou eng. mecânico? Não tou a ver quem sejas... :|

Quanto aos injectores, também já foram vistos... e nada, estão ok...

Obrigado pelas boas vindas, mas eu já fiz a minha apresentação há algum tempinho... lol :D

Abraços
 
boas.
Tambem comprei um audi a pouco tempo, mas o 1.9 tdi de 110cv, e tambem me soluxa.
Principalmente quando ta em carga maxima como referiste e em subidas que ele precisa da força do turbo para desenvolver.
Liguei-o ao vag e acusou erro no medidor de massa de ar.
Falei com um amigo meu que teve o mesmo problema num ibiza 1.9 tdo "o mesmo motor que o meu" ele levou-o a uma casa especializada em turbos e confirmou-se que era a valvula N75.
Tenho esperança que seja mesmo a valvula n75 e nao algo mais grave, ja falei com o stand eles vao montar-me uma nova, espero que fique bom. :D
Boa sorte pra ti :lol:
CUMP.
 
No meio de tanto Eng. ninguem fez um teste de estrada com grafico?

Penso que com isto xegava:

Valor de MAF
Pressao de turbo.
Valor de injecçao (duraçao)

Se no fim tudo isto estiver ok entao deverá ser um sensor.

Cumps
 
Back
Top