A3 1.8T 2001 - Dúvida ao desmontar o tecto para forrar

Boas a todos, sou leitor frequente deste fórum e tenho aprendido bastante com ele, além de consolar as vistinhas com os bólides de alguns utilizadores :)

O meu A3 tem o tecto todo a descolar e fui pedir orçamento para a reparação. Como acho caro, e o dinheiro não abunda, decidi armar-me em carapau e fazê-lo eu mesmo. Afinal o carro já tem 14 anos, tão cedo não é para vender e não precisa de ficar a 100%.. Estive a ver alguns DIY de utilizadores aqui do audipt e ontem mesmo fui comprar o tecido e cola de contacto.

A minha dúvida é que os pilares A e B têm airbags e tenho medo de os danificar.

Tenho de os desactivar para os poder desmontar a fim de retirar o tecto? Como o faço?

Ou basta desligar a corrente da bateria?

Alguém me pode ajudar com esta questão?

Obrigado desde já.
 
não tens airbags nos pilares, se tiveres tem que ter escrito AIRBAG

Boas Vick, sim, precisamente por ter escrito "airbag" nos pilares é que estou com receio de fazer asneiras pois acompanhei o diy aqui de um user mas não consegui perceber se o carro dele tinha airbag nos pilares...
 
Boas Vick, sim, precisamente por ter escrito "airbag" nos pilares é que estou com receio de fazer asneiras pois acompanhei o diy aqui de um user mas não consegui perceber se o carro dele tinha airbag nos pilares...
o teu tem escrito airbag nos pilares?
 
Eu já vou na terceira forra do tecto,É um facto que tenho comprado usado também já com alguns anos,daí acabar por acontecer o mesmo,o trabalho faz-se bem e não é moroso mas como tudo dá um bocadinho de trabalho Os pilares é só desencaixar as molas para a forra entrar e depois voltar a encaixar,mas isso é tudo feito já depois de ele estar metido certinho.Prefiro comprar e até tem compensado do que estar a comprar esponja tecido ou napele cola e ter trabalho assim como para tirar aquela porcaria cor de laranja é uma sujeira assim como o tempo que demora ;)
 
Last edited:
Eu já vou na terceira forra do tecto,É um facto que tenho comprado usado também já com alguns anos,daí acabar por acontecer o mesmo,o trabalho faz-se bem e não é moroso mas como tudo dá um bocadinho de trabalho Os pilares é só desencaixar as molas para a forra entrar e depois voltar a encaixar,mas isso é tudo feito já depois de ele estar metido certinho.Prefiro comprar e até tem compensado do que estar a comprar esponja tecido ou napele cola e ter trabalho assim como para tirar aquela porcaria cor de laranja é uma sujeira assim como o tempo que demora ;)
Pois, o meu primeiro raciocínio foi fazer como tu, comprar tecto usado mas tive receio que passado algum tempo também acabasse por ceder... Vou arriscar e tentar fazer sozinho. O teu tem airbags nos pilares? Como fizeste? Basta desencaixar e desencostar os pilares para poder tirar o tecto?
 
O segundo forro durou 4 anos vamos ver este ainda não montei Não tenho airbags nos pilares Sim isso tudo que referi Não colocando em causa os teus dotes na bricolage mas atenção ao colocares a esponja na estrutura, não pode ficar enfolada ou torcida,porque depois quando colares o tecido ou a napele com o tempo vai aparecer por fora os relevos da esponja,mas tudo se faz,há quem coloque diretamente o forro na estrutura mas pessoalmente vi e não gostei,porque o almofadado dá-lhe um certo stile Bom trabalho
 
Last edited:
O segundo forro durou 4 anos vamos ver este ainda não montei Não tenho airbags nos pilares Sim isso tudo que referi Não colocando em causa os teus dotes na bricolage mas atenção ao colocares a esponja na estrutura, não pode ficar enfolada ou torcida,porque depois quando colares o tecido ou a napele com o tempo vai aparecer por fora os relevos da esponja,mas tudo se faz,há quem coloque diretamente o forro na estrutura mas pessoalmente vi e não gostei,porque o almofadado dá-lhe um certo stile Bom trabalho
Obrigado pela info Alvaro. O tecido que comprei como é próprio para o efeito já é almofadado. Apesar de não ser nenhum macgyver acho que dou conta do recado e é como dizes, com calma tudo se faz. A próxima "artistice" vai ser forrar o tecido das portas que também já está todo solto, o problema é que não consigo arranjar tecido como o de origem, ou seja, preto com riscas obliquas em cinza...

- - - - - - - - - -

Mais alguém pode dar um input relativamente à questão dos airbags nos pilares?

- - - - - - - - - -

Estou com receio que disparem ou o caneco :p
 
não tens de ter medo de nada..

simples, tiras as palas da frente, tiras os plafoniers, tiras as 4 pegas e tiras a pala do sol central...

depois, os pilares, tens de retirar a tampa que diz AIRBAG nos pilares da frente e desapertar o parafuso.. depois é so puxar...

os pilares laterais também basta puxar de cima para baixo (não fazer força em baixo porque tem 2 parafudsos junto a forra traseira,) e para não tirar as forras laterais basta aliviar em cima...

atras igual, puxas o plástico da mala ao meio,, e depois puxas as 2 laterais... o teto fica logo solto.... com cuidado ao tirar para não partir o teto..

quanto aos airbags, esquece, não tem mal nenhum porque nem sequer lhes vais tocar.... esles estão por tras dos pilares, mas não te preocupes...
 
não tens de ter medo de nada..

simples, tiras as palas da frente, tiras os plafoniers, tiras as 4 pegas e tiras a pala do sol central...

depois, os pilares, tens de retirar a tampa que diz AIRBAG nos pilares da frente e desapertar o parafuso.. depois é so puxar...

os pilares laterais também basta puxar de cima para baixo (não fazer força em baixo porque tem 2 parafudsos junto a forra traseira,) e para não tirar as forras laterais basta aliviar em cima...

atras igual, puxas o plástico da mala ao meio,, e depois puxas as 2 laterais... o teto fica logo solto.... com cuidado ao tirar para não partir o teto..

quanto aos airbags, esquece, não tem mal nenhum porque nem sequer lhes vais tocar.... esles estão por tras dos pilares, mas não te preocupes...
Rockyboy, no sábado vou tratar disso e depois digo como correu a experiência, aproveito e vou meter também 2 casquilhos, já estou a ver que é paragem obrigatória para quem tem 8L... Tenho o meu há 2 anos e estou muito satisfeito com o carro, fossem todos os problemas crónicos dos carros como esse ;) Obrigado pela ajuda e disponibilidade!
 
Ontem meti mãos á obra e lá substituí o forro do teto Fiz o trabalho com bastante calminha pois já é a segunda vez que o faço,estava mais á vontade e já sabia os cantos á casa como se costuma dizer,está montado e espero que dure mais uns anos,engraçado recordo que o outro descolou no Verão e este foi exatamente na mesma estação pode ser coincidência ou não, mas pensei que o choque térmico do ar condicionado ligado, e depois de umas voltinhas estacionar á torreira do Sol terá algo a ver,sobretudo com tetos já com bué de anos,o facto é das duas vezes cheguei ao carro e lá estava uma grande barriga ao meio que de dia dia para dia creche até não poder mais tipo gravidez e eu e os ocupantes a levarmos com ela nas nossas cabeças,atenção cabeças que ficam agarradas aos ombros ok?? Vejam lá
 
Espero que este dure bastante tempo. Sabes que esta coisa do abre-fecha/encaixa-desencaixa paineis e forros pode muito bem resultar em ruídos parasitas adicionais (tenho um na ventilação do para-brisas que me dá cabo do juízo). Quanto ao que motivou a gravidez do tecto, pode muito bem ser o mesmo que motiva a gravidez convencional ;)
 
Pois é, finda a experiência (não passou disso), venho cá partilhar o conhecimento adquirido :) Para quem nunca fez o serviço nem tem noções da área (como eu) não aconselho a tentarem, muito menos sozinhos. A parte de desmontar tudo e retirar o tecto é acessível mas exige bastante concentração e paciência para não danificar molas e encaixes. O passo seguinte, o do tratar do tecto (retirar tecido, retirar a esponja e desengordurar) também não é difícil apesar de ser cansativo e exigir algum perfecionismo a fim de deixar a superfície em condições de receber a cola e o novo tecido. A parte de colar o tecido novo como já disse é para esquecer se nunca fizeram nada parecido, pelo menos neste tecto do A3 que tem muitos sulcos, vincos e depressões para preencher. Após 30 minutos a olhar para o tecto a idealizar qual o melhor método de colar aquilo sozinho (tipo burro a olhar para um palácio), ganhei coragem e decidir colar faixas longitudinais de +/- 20cm de cada vez. À segunda faixa (a que apanha o plafonier da frente) já estava a retirar o tecido todo :)
Ovelhas não são para mato meus senhores! :p
Peguei no tecto já prontinho e levei ao estofador só para colar, o qual elogiou a preparação do tecto (algum mimo para o meu ego maltratado pela derrota na fase da colagem) e, com os 22.50€ que gastei no material, acabou por ficar por pouco mais de metade do orçamento inicial de 100€, sem a desmontagem do tecto incluída!
Conclusão: Se querem poupar alguns euros ou fazem como o RockyBoy que compra já o tecto completo, ou então fazem a parte de desmontar e preparar o tecto e levam ao estofador apenas pra colar, caso contrário se fizerem sozinhos o mais certo é ficar um trabalho muito insatisfatório, a não ser que o tecto do vosso carro seja como o do meu antigo Polo de '96, quase liso ;)
Cumprimentos a todos e obrigado pela disponibilidade para ajudar!
 
Eu tive o cuidado de te dizer que era preferivel comprar um usado do que estar a ter todo esse trabalho mais a compra dos materiais Se fizeres contas ao que gastaste para já não contabilizar o trabalho e o estofador mais uns trocos compravas UM NOVO na Audi,ou usado fica mais em conta,com o tipo de artigo que compraste napele penso eu,de certeza que não utilizaste o secador para lhe dar calor nas partes mais dificeis como por exemplo a zona das pegas e nas lombas das palas do sol,a a napele ou mesmo a pele com o calor molda melhor Eu fiz esse trabalho na primeira substituição mas aproveitei o tecido original do carro,que é muito mais dificil de aplicar porque tive primeiro que aplicar a camada de esponja fininha,mas isto nem foi o problema o mais lixado é que não podes aplicar cola contacto a pincel por que um pequeno descuido a cola mancha para o lado de fora o que fica á vista,então foi com spray e até ficou benzinho porque o tecido molda melhor os sitios mais dificeis,só que depois de estar montado no sitio durou uma semana descolou todo.Nem tudo é rosas para uma próxima e espero que não te aconteça mais já sabes,tecto usado em bom estado,ja bem me bastou a desmontagem e montagem,molas que saiem dos plásticos e ficam na chapa depois com alicate de pontas tirar que é chato para caraças,e algumas caixas onde fixam as molas nos plásticos partirem e ter de as colar já chega o pincel
 
Last edited:
Back
Top