A saga de um TDI em safe mode: as nossas histórias

Era uma vez um TDI, lindo de morrer...

Phenix…vocês não perdoam…Um tipo não pode estar sempre On line, também tenho que trabalhar (ehehehh) :lol: :lol: :lol:

Passando á frente, agora que já tive a vossa especial atenção….

A minha viatura tem andado constipada. Alguns de vocês já sabem que o meu motor (A4 1.9tdi 110 cv´s) entrava em safe mode.
Acima das 2.000 rpm, ás vezes (nem sempre), ele entrava em modo de segurança e só desligando e ligando outra vez é que ficava “normal”. Depois de muito ler sobre o assunto, cheguei á conclusão que cada caso é um caso. E que o problema pode ser originado por múltiplas razões. Passo a enumerar algumas:
- Geometria do Turbo presa
- Turbo carbonizado
- Sensor da pressão do colector do Turbo
- Válvula N75 - válvula de controle de pressão do Turbo
- MAF - medidor de massa de ar sujo, ou a entregar a Alma ao Senhor e tem de ser limpo ou substituído
- Tubos danificados e/ou rotos e/ou entopidos

Depois de inumeras tentativas de resolução do problema pela pessoa que me vendeu a viatura, sem sucesso, resolvi tomar uma atitude radical e entregar o trabalho a um concessionário da marca. No dia 6 de Novembro a minha “companheira” entrou pela porta grande eram 8.00 da matina e esteve lá 2 dias. Na máquina deu que era a N75.

“004.01
1 Fallo detectado
01-Electrónica del motor
028906021GN
1,9l R4 EDC 00SG 1422
Codification 2
Número del taller 6325”

A válvula foi substituída e a viatura ficou impecável. Fiquei feliz pois o seu sofrimento tinha acabado, pelo menos até esta semana…voltou a entrar em modo de segurança e já tem marcação na oficina para novamente eles verem o que é que ficou por fazer…

Ainda vai continuar...


(intervalo)[/i]
 
OI!!

Antes de entrar em modo de segurança o carro está normal...mas depois de fazer o "poço"(alguns chamam assim), não desenvolve e a mesmo reduzindo com a caixa, não tem força...a velocidade máxima é 120kms e em recta...mas isto, infelizmente é usual nos TDI ou nos sitemas com turbo...

Abraços Audistas a todos os companheiros deste forum

SAN
 
o do meu velhote acontece o mesmo... MB E270 CDI...

pode ir em autoestrada "a rasgar" k ele lembra-se e reduz prós 90kmh e nao passa daí... tem k encostar desligar o carro, sacar a chave, e voltar a arrancar...

inda nao foi ver o que é, mas ultimamente tem acontecido varias vezes...


Pikitos chamado a este tópico... lol ... sabes o que pode ser??
 
Boas,

Eu já passei por isso, no meu caso era a geometria do turbo empenado, ele chegava aos 120-140, e o turbo entrava em safemode, e desligava-se.

Quando chegas aos 120-140, é quando o turbo altera a geometria, e quando ele tenta percorrer e finalizar o curso da geometria , e ela ta empanada, não consegue terminar, entra em modo de segurança.

Eu levei com um novo turbo :)


'Braços
 
Turbo novo?? Nahhhhh, já levou um (ehehhe)

O tipo que me vendeu o A4(que azar o meu, é amigo de longa data), nas várias tentativas( sim eu sei ser um chato de primeira quando estou insatisfeito com qualquer coisa), para resolver a situação, uma das coisas que ele viu e colocou novo, foi o turbo que supostamente tinha a geometria presa. O meu turbo é novo. Eu vi o que ele tirou e relamente estava um pouco preso.

Mas para resolver este problema, cheguei a um ponto em que o melhor é levar a coisa com espirito alegre...
Tenho algumas Mod´s que gostava de fazer mas só começo o projecto quando este problema estiver resolvido.

O engraçado é que cheguei a andar vários dias, sem que acontecesse, mas por vezes acontecia...Na Audi fui bem recebido.
Identificaram o problema e deram a solução. Tenho o relatório do computador com apenas este erro. Não foram careiros e o meu "amigo" vai pagar a despesa. A N75 custou 117,00 € + IVA.


A válvula que estava avariada e que trouxe para casa era a N75 com a referência 1H0 906 627 A da marca Pierburg.Foi substituida por uma idêntica.



N75
"Pressure converter for the turbo, aka N75.

This device can and does fail, causing the turbo to appear to be completely dead.

For all A4 chassis TDIs with ALH engine except early 98 New Beetle/99.5 Jetta/Golf, which use the 1H0 version of this part. Check to see if you have a round connector or a square one (this part uses the square connector, the 1H0 is round)."

n75valve.jpg


Abraços e muitos leitões da Mealhada para todos vocês...
SAN
 
Tive uma A4 130cv tdi chipada e nunca entrou em safe mode!

Já o Ibiza que eu utilizava para trabalhar entrava em safe devido ás temperaturas!

Boca para o barulho: mesmo em safe, aquele Ibiza chegava para muitos "manientos"!!!LOL :lol: :lol: :lol: :lol:

Até tenho saudades! 8)
 
Boas, desculpa a intromissão mas tenho ideia q os motor de 110 cv's n têm veometria variavel, logo, o teu problema não deverá ser daí. Espero q consigas resolver os teus problemas o mais rapidamente possivel e de perferencia o menos dispendioso tb pois a vida ta cara.
Boas curvas.
Fica bem.
 
Back
Top