80 1.6TD/ 1.9TD-SWAP Sedan | Reactive |- * FULL BLUE SMD* - FIM DE PROJECTO- Oferta?

Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

Reactive, diz-me uma coisa, como fizeste para desgastar um pouco o buraco central da roda dentada que conta os quilómetros? O que utilizaste?

Abraço!

Usei uma broca de furar metal, não sei o diâmetro certo, tenho algumas e fui testando ate haver uma que tivesse mesmo justa lá. De resto fui rodando á mão, para ir gastando lentamente, melhor nao aproximar ferramentas electricas ali que a roda ainda se danifica

Vai aparando e vai testando na rodinha maior, não deixes demasiado largo, so o suficiente para rolar sem esforço... E resiste á tentação de lá pôr oleos ou lubrificantes, que não é necessário nem muito aconselhavel

Abraço
 
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

Usei uma broca de furar metal, não sei o diâmetro certo, tenho algumas e fui testando ate haver uma que tivesse mesmo justa lá. De resto fui rodando á mão, para ir gastando lentamente, melhor nao aproximar ferramentas electricas ali que a roda ainda se danifica

Vai aparando e vai testando na rodinha maior, não deixes demasiado largo, so o suficiente para rolar sem esforço... E resiste á tentação de lá pôr oleos ou lubrificantes, que não é necessário nem muito aconselhavel

Abraço

Obrigadíssimo Reactive, acabei por conseguir desgastá-la com uma chavinha que andava lá por casa...

Abraço
 
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

Bom, vou contar o que andei a (tentar) fazer hoje... Retirar o canhão da ignição do meu carro ... Como vêm, practicamente tudo fora, e mesmo assim não deu...

Foto0706.jpg


Com o que pesquisei, sabia que existia apenas um parafuso que segurava o tranco da ignição (que tem embutido o canhão), não sabia era que tipo de parafuso... No meu caso, havia uma peça de borracha que protege e esconde esse parafuso e uns outros componentes, tive de lhe dar um jeito para revelar o parafuso. Revelado o parafuso, aparece-me um que nunca tinha visto na vida, lool, uma espécie de estrela, mas com um centro elevado, de modo a não dar para usar uma chave de estrela normal ....

Foto0704.jpg


a foto está super desfocada que não há espaço para lá por a maquina e o telemóvel nao gosta de tirar ao perto...
Logo ao aparecer este impasse tive para desistir, mas como sou curioso e não gosto de desistir logo, fabriquei uma chave para servir lá, e consegui desaparafusar aquilo...
Posto isso, seria só puxar fora o canhão, pois.... o problema é que não existe espaço suficiente para manobrar aquilo de modo a que saia de lá, primeiro que conseguisse faze-lo passar para alem do buraco no tablier que contem o canhão, foi muito esforço e suor, e depois disso ele esbarra com componentes interiores do tablier, ou seja, é impossível desmontar aquilo sem retirar o volante e a própria coluna de direcção, ao contrario do que ouvi, e não é nada uma coisa fácil como por ai se diz :lol:


Acho que vou deixar isso para alguém que conheça bem o que faz, ou então ainda me falta pesquisar mais um bom bocado.

Já agora, fiquei curioso sobre umas certas fichas que não têm conexão ao pó dos pedais do condutor ... no meu carro todos os extras funcionam, por isso sei que não estao a ser usados mesmo, mas sabem do que possa ser?? mais extras talvez??

Abraço

DSC00225.jpg

(as 3 vermelhas, a azul, e a branca/cinzenta)
 
Last edited:
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

estou um pouco persectivo a esse tipo de fichas serem extras mas como nao tenho certeza nao ateimo lool se souberes o que e ao certo avisa
 
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

em principio sao fichas para extras .
essa chave que tiveste que inventar ha a venda chama-se chave bosch aqui na minha zona , ai nos açores não sei :D
 
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

em principio sao fichas para extras .
essa chave que tiveste que inventar ha a venda chama-se chave bosch aqui na minha zona , ai nos açores não sei :D

Para quê comprar, quando se pode fabricar? :lol:
 
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

então e esse canhão já saiu para fora8)

Tal como já tinha dito, não, ainda não o consegui tirar. Mas tambem ainda não tenho a peça para substituição, por isso também não me vale a pena ter pressa. Vou apenas tentar mais uma vez outro metodo antes de desistir e deixar para os profissionais, lool


Entretanto, e para isto não morrer, ficam umas fotos da desmontagem/montagem do quadrante e rodinha

Foto0667.jpg


Foto0668.jpg


Foto0669.jpg


Foto0670.jpg


Foto0672.jpg


Foto0673.jpg


Foto0674.jpg


Foto0675.jpg


Foto0676.jpg


Foto0679.jpg

detalhes ...
Foto0680.jpg

e já montado no sitio...
Foto0682.jpg



Note-se que como ja referi antes, tive de reabrir e limar um pouco a rodinha porque ela prendia, mas esta a funcionar e é o que importa :)

Abraço
 
Last edited:
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

esses 2 parafusos seguram a coluna de direcção, nao o canhão ... o canhão é so com o parafuso frontal ... consegui tirar o canhao, apenas nao ha espaço para que ele saia completamente , porque esbarra nos componentes internos ...
 
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

esses 2 parafusos seguram a coluna de direcção, nao o canhão ... o canhão é so com o parafuso frontal ... consegui tirar o canhao, apenas nao ha espaço para que ele saia completamente , porque esbarra nos componentes internos ...

é isso mesmo é para mexer a coluna de direcçao para dar espaço para o canhao poder sair
 
Back
Top