2.0TDI CR Instável, soluços.

Sim. Enquanto está frio, esta sempre fechada, pois isso nunca ajudaria a aquecer o motor eficazmente e com rapidez. Depois de quente, a valvula abre em rotação constante baixa ou ralanti, mas fecha sempre que se pede carga ou rotação alta.
Será uma coisa a verificar quando encontrar o VagCom.

O que notei hoje de manhã quando o problema apareceu ( agora o carro pega bem, trabalha minimamente bem, passado uns minutos começa a mancar de forma mais notória e assim que passa dos 70/80° fica a trabalhar como se nada fosse, já o fazia antes de mudar o regulador)
Os valores da MAF estavam à volta dos 240/260.
Com o motor a trabalhar de forma estável vieram para 310/320. (mas tanto no Lido como no esperado)

Não sei se o parâmetro “Exhaust feedback” representa a posição da EGR, mas nunca esteve a 0% nem a 100%.
Com o motor frio estava na casa dos 30/40%

Já encontrei o Vagcom.
Fiz um rápido teste a EGR, ativando o teste da mesma, esta mexe, mas estou a achar que mexe muito pouco, mal se nota a mexer.
Ouve se o motor a funcionar, não consigo dizer se está a funcionar normalmente.
Logo à noite já a desmonto para entender se a válvula está gripada se não

Já encontrei o Vagcom.
Fiz um rápido teste a EGR, ativando o teste da mesma, esta mexe, mas estou a achar que mexe muito pouco, mal se nota a mexer.
Ouve se o motor a funcionar, não consigo dizer se está a funcionar normalmente.
Logo à noite já a desmonto para entender se a válvula está gripada se não
Deve ter nhanha

Deve ter nhanga
Tirei a EGR fora, tinha algum carvão, aproveitei para a desmontar toda e verificar se o mecanismo não tinha algum ponto duro.
A “válvula” tem bastante folga quando está aberta, mas não de forma a que possa alterar a abertura total, pelo menos não me pareceu.
Depois de tudo limpo e lubrificado, faço o teste com o VCDS e continua a mexer se apenas meio cm se tanto.
No basic settings ao fazer a calibracao abre até aos 50% mas não passa disso.

Após meter o carro a trabalhar, faço a calibração ver se mexe mais um bocado e do nada…carro a falhar novamente.

Assim que desligo a EGR…o carro volta ao normal.
Ou seja, tudo o que faça com que a EGR feche “Resolve” o problema.

Decidi tirar o tubo que vem do coletor de escape e que liga a EGR.

1° foto: tubo da EGR desligado, valor esperado da MAF 240 mg/str e 320mg/str.
O carro trabalha normalmente.

2° foto: tubo da EGR no sítio, valor esperado 240 mg/str e 235 mg/str.

Resumindo…a EGR abre demasiado e abafa o motor.
Tenho de ver bem todos os sensores de temperatura ver se há algum com valores malucos.

Supostamente está aberta entre os 14 e 17%

Já é um avanço

Anexos

• IMG_1754.jpeg
    IMG_1754.jpeg
    1 002,8 KB · Visualizações: 4
  • IMG_1753.jpeg
    IMG_1753.jpeg
    1,3 MB · Visualizações: 4
Mais um update.

EGR trocada, comprei uma original usada em bastante bom estado (carro acidentado).
O P/N da minha acabava em G e a que montei acaba em K (Ultima versão)
A nivel de funcionamento pareceu tudo ok, não tem folga nenhuma comparada com a minha original.

Adaptação feita com o VCDS, teste de estrada feito, e até ver parece ter ficado bom.
(Ultimamente começava a queixar se assim que se fizesse a adaptação com o VCDS)
Veremos na próxima semana se se queixa!

Ou seja, a antiga lavada nao ficou boa?
Já tinha folga ou fugas?
Limpei a toda e ficou igual na altura.
A válvula tinha uma ligeira fuga quando fechada.
Quando está aberta abanava bastante.

No entanto andei com o carro há uns minutos e…problema mantém-se mas um bocado atenuado.
Alguns solavancos ao andar numas certas rotações, mas o motor já não fica a mancar como ficava antes.

Parece que a EGR anda a abrir demasiado cedo.
Porque se o carro está em safe a EGR fecha e o carro funciona normalmente.

Mais uma pista para explorar…radiador da EGR.

-O carro sempre consumiu um bocado de água. Na altura associei a fuga pela tampa.
Como nunca foi algo significativo, não prestei atenção.

-Fumo branco de forma aleatória no momento da regeneração.

-Presença de água no tubo que liga a EGR quando começa a falhar.

-Ressoado gorduroso junto da EGR e borboleta de admissão.

O radiador tem um bypass que é ativado enquanto o motor está frio (ou está prata regenerar o FAP). Isto é os gases de escape vem directos para a válvula da EGR e por sua vez admissão.
Ao aquecer o bypass é desativado e passa a passar pelo radiador.
Ora tendo fuga no radiador e motor não estando bem quente, acaba por haver água a chegar a admissão.

Atualmente fiz um bypass da eletrovalvula N345 o que faz com que o bypass do radiador esteja sempre “ativo”.

Hoje portou se bem, veremos como será esta semana…

Bem, hora do update.

O carro anda há 15 dias com a valvula N354 "Bypassed" isto faz com que o radiador da EGR esteja praticamente inibido.
Foram cerca de 1000km.

-O carro soluçou nas primeiras voltas de motor ao pegar a frio (nestes dias todos, se calhar fez isso 3 vezes se tanto)
-Notei alguns soluços em andamento, mas muito menos agressivos do que no passado, mal se notam.
-Já não tenho a borboleta de admissão assim como a valvula da EGR toda ressoada de "oleo" no exterior.
-Nunca mais voltou a ter o relenti irregular/mancar como acontecia regularmente ultimamente.

Tendo em conta que a "comporta" do radiator não deve de ser 100% estanque, não é de admirar que o carro ainda soluce/falhe (embora de forma bem menos significativa)
Aproveitei para fazer uns testes com o tubo da EGR desligado enquanto acionava a comporta do radiador da EGR, e ao fim de uns segundos la apareciam as goticulas de agua a sair pelo tubo!

Portanto...tendo em conta estes pontos e aliado ao facto do carro baixar a agua ao longo do tempo, tudo indica que é o radiador da EGR a causar estes problemas todos.
Gostaria de fazer um bypass completo do radiador de forma a ter a certeza, mas tambem não é facil dada a distancia entre o tubo de entrada e saida dos tubos de agua. E como o FAP encostadinho ao radiador...pior ainda.

O problema que vem a seguir? o acesso ao dito cujo...fica na parte de tras do bloco, com o FAP a passar lhe a uns meros cm.
Para trabalhar sem ter grandes chatices é preciso tirar o charriot do motor fora...ou então no minimo despertar a transmissão junto da caixa para ganhar algum espaço e poder afastar o FAP do bloco.

Fica um exemplo.
O radiador do motor CBAB é muito semelhante a esse, a diferença está nos tubos de agua.
No meu caso os tubos de agua ligam nas extremidades da peça.

Back