1 Lt de oleo em 3000km....quem anda ai?

É nessa parte que como te disseram te espalhas ao comprido.

Tudo tem o seu preceito, se em nada danifica o motor porque é que dizes que tem contras?

Fumo,cheiro,€ no óleo,perda de potência .... não vale aprofundar mas digamos circula na mesma
 
não convém fugir muito ao óleo recomendado pela marca.
se a marca recomenda óleo X é porque os senhores engenheiros dimensionaram o motor para andar com óleo X e não Y.
ate pode nunca fazer mal, como pode ser um cancro para o motor.
 
Desculpa mas,espalhar-me ao comprido?
Se está a beber óleo lógico que algo não está bem e deve ser examinada a causa. Mas entre por um 1l por mes ou 1 por dia....
Ou è melhor pores um 1lt por dia em vez de teres um oleo mais espessoo que tem alguns contras mas em nada te danifica o motor a curto ou longo prazo?
Não te espalhes ainda mais por favor.
Oleo mais grosso não significa melhor lubrificação.
Gasta oleo, há que verificar o problema e corrigir, ponto!
Se tem turbo, pode ter passagem pelo mesmo, se não, pode ser por segmentos.
Verificar e corrigir, não remediar para piorar.
 
Kevinzao-
Sim,tens razão, a longo prazo não convém até por outras razões como desgaste bomba óleo e criação de carvão. no entanto pelo que entendi, como o motor ainda não está morto e se trata de um desgaste gradual, andar com o carro assim uns tempos não trara dissabores se necessitar do carro para andar.

Quanto a ler isto
Não te espalhes ainda mais por favor.
Oleo mais grosso não significa melhor lubrificação.
Gasta oleo, há que verificar o problema e corrigir, ponto!
Nem vale a pena comentar.
só dá para rir, mas ok, nem vou entrar numa de explicar o quê e porquê.
Depois de saberes a função do óleo ,classes de viscusidade ,definição de cada norma e especificação pela qual se aconselha tal viscosidade,esforço material,tempertura de ebulição,especificações API S,API C,SM ,CA, CF ,CG,SA,SF e por ai fora...
ou talvez para que serve cada componente que está debaixo do motor.
ou talvez até saber o que é um motor.... depois poderemos ter uma conversa..
Nem vou entrar por ai .

Assim muito vagamente,
Se um carro usa 10W40 com API SL, se pretender maximizar o desempenho,pode usar sintético SAE 10w40 e se puder, com API SM .
pode-se usar óleo com o primeiro número SAE menor que 10 e o segundo número um pouco maior do que 40. Mas não deve ser aumentado em excesso nem diminuir o segundo além do que é o recomendado pelo fabricante excepto em condições especiais, como desgaste do material resultado da kilometragem do veiculo .

E para quem sabe o que está a ler sabe até para que tipos de motor estou a falar..
e fico por aqui...
 
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Kevinzao-
Sim,tens razão, a longo prazo não convém até por outras razões como desgaste bomba óleo e criação de carvão. no entanto pelo que entendi, como o motor ainda não está morto e se trata de um desgaste gradual, andar com o carro assim uns tempos não trara dissabores se necessitar do carro para andar.

Quanto a ler isto

Nem vale a pena comentar.
só dá para rir, mas ok, nem vou entrar numa de explicar o quê e porquê.
Depois de saberes a função do óleo ,classes de viscusidade ,definição de cada norma e especificação pela qual se aconselha tal viscosidade,esforço material,tempertura de ebulição,especificações API S,API C,SM ,CA, CF ,CG,SA,SF e por ai fora...
ou talvez para que serve cada componente que está debaixo do motor.
ou talvez até saber o que é um motor.... depois poderemos ter uma conversa..
Nem vou entrar por ai .

Assim muito vagamente,
Se um carro usa 10W40 com API SL, se pretender maximizar o desempenho,pode usar sintético SAE 10w40 e se puder, com API SM .
pode-se usar óleo com o primeiro número SAE menor que 10 e o segundo número um pouco maior do que 40. Mas não deve ser aumentado em excesso nem diminuir o segundo além do que é o recomendado pelo fabricante excepto em condições especiais, como desgaste do material resultado da kilometragem do veiculo .

E para quem sabe o que está a ler sabe até para que tipos de motor estou a falar..
e fico por aqui...
Os sabichoes são os 1º a cair. Cuidado com os degraus.
Oleo mais grosso nao significa melhor lubrificaçao ou pior ou o que quiseres ou forçar a bomba a curto ou longo prazo ou pelas normas ou porque te apetece falar ou por isto ou aquilo ou porque és um sábio etc... etc...
Oleo recomendado para o carro apenas e ponto. Não vale a pena arriscar o uso de outros mais finos ou grossos etc... o motor foi desenvolvido por alguem que o desenhou e projetou de forma a usar certos tipos de oleos apenas. Nem tu nem ninguem a esse nivel o pode contradizer. Um sabichao que sabe como nao tropeçar, diz algo de muito sabio: usa o recomendado e nao remendes um remendo (se me faço entender). Motores de 1970 ou 1980, talvez dissesse o mesmo, não para motores actuais, e pelas razoes que provavelmente deves saber (digo eu).

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Ps: há a tabela no livro do carro com todos os tipos e normas de oleos que ele pode usar.
É só ler.
 
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