viva....
tambem ja me falaram nisso dos "segmentos"....q teria de abrir o motor e queimar uns valores.....
quanto ao lub nunca utilizei, porque o mecanico deste carro, que foi desde que a tenho o mesmo....que é instalador do GPL na mesma. e penso que o oleo é do bom"
Os km tambem penso que sao reais, é de 2002 e a gasolina (a gpl agora)
Relativamente ao fumo nunca verifiquei.....
E o que é isso de teste de compressao?!? lol
teste de compressão é o teste q vai dizer se é o problema é mesmo os segmentos...
segmentos são uns aneis q encaixam à volta dos pistões para impedir q o oleo do motor por baixo dos pistões, passem para a câmara de combustão em cima do pistão, quando o pistão anda pra cima e para baixo...
quando estes aneis começam a perder a eficácia o oleo começa a passar pra camara e é queimado junto com o combustivel... como é lógico o motor começa a perder a sua saude quando isso acontece...
o teste de compressão vê a estanquicidade dos segmentos, q se estiverem lixados vai dar compressão mais baixa do q devia...
os segmentos podem custar "apenas" 80 ou 100 euros, mas o trabalho q dá mudá-los é ter que desmontar o motor por completo...
e ao fazê-lo, se compensar fazê-lo, aproveita-se o custo enorme e verifica-se outros pontos do motor, tais como ovalização das camisas, sedes de válvulas, válvulas, cames, touches, cambota, bielas e bronzes de bielas, etc......
normalmente se os segmentos se foram devido aos elevados kms é normal q outras coisas precisem de ser mudadas...
por norma é uma reparação cara, mas como costumo dizer, é um kinder surpesa, pois ao abrir nunca se sabe o q se vai encontrar...
ao fazer este serviço, e se o serviço for bem feito, o motor fica como novo, rectificado como se costuma dizer, com 0 kms, obrigando inclusivé a uma rodagem cuidadosa...