1 Lt de oleo em 3000km....quem anda ai?

Boas a todos os "argolas" deste forum e aos que assistem!!

Quase nunca participo aqui porque pouco percebo de "maquinas". E é por isso, que pergunto se alguem tem um(a) a4 a gasolina a consumir 1lt de oleo aos 3000km ....um bocado suspeito



Obrigados....
 
viva.....tenho usado o 10w40, (e tb me consumia bastante") mas desta vez pedi para ser 5w40....


Tem 136000km
 
Está na altura de levar uma pequena reparação ao nível dos segmentos, poupas no gás, gastas no óleo...
 
tens lub no gpl?

gpl sem lubrificação pode ser mt seco e dar desgaste maior nos segmentos...
o gpl tb como tem uma queima mais limpa e seca tende a limpar um pouco a crosta interior, o q por vezes deixa micro-fissuras à mostra...

de qualquer das formas deves ter os segmentos e/ou sedes de valvulas em mau estado...

o carro faz fumo cinza escuro quando ouxas por ele?
 
Last edited:
ao passares para 5w40 ainda te vai desaparecer mais oleo,devias pôr era 15w40.
Que óleo usas? se for manhoso experimenta pôr um em condições.
Se já o é,então faz um teste á compressão.
 
Last edited:
viva....

tambem ja me falaram nisso dos "segmentos"....q teria de abrir o motor e queimar uns valores.....

quanto ao lub nunca utilizei, porque o mecanico deste carro, que foi desde que a tenho o mesmo....que é instalador do GPL na mesma. e penso que o oleo é do bom"


Os km tambem penso que sao reais, é de 2002 e a gasolina (a gpl agora)


Relativamente ao fumo nunca verifiquei.....

E o que é isso de teste de compressao?!? lol
 
Bem, normal não é de certeza! O teu motor deve ser igual ao meu que também é de 2002... Meto-lhe óleo 10W40 e não bebe nada..
 
ao passares para 5w40 ainda te vai desaparecer mais oleo,devias pôr era 15w40.
Que óleo usas? se for manhoso experimenta pôr um em condições.
Se já o é,então faz um teste á compressão.

Em parte o que dizes é verdade porque o 5w40 não é tão espesso.

Agora aconselhares a colocar o 15w40 então aí é que te espalhas ao comprido... Se anda a perder óleo é porque tem algum problema, que não pode, nem deve ser "corrigido" em meter óleo mais espesso!

Deve sim ir ao mecânico e ver o que se passa. O post do pratinhol diz tudo!
 
viva....

tambem ja me falaram nisso dos "segmentos"....q teria de abrir o motor e queimar uns valores.....

quanto ao lub nunca utilizei, porque o mecanico deste carro, que foi desde que a tenho o mesmo....que é instalador do GPL na mesma. e penso que o oleo é do bom"


Os km tambem penso que sao reais, é de 2002 e a gasolina (a gpl agora)


Relativamente ao fumo nunca verifiquei.....

E o que é isso de teste de compressao?!? lol

teste de compressão é o teste q vai dizer se é o problema é mesmo os segmentos...
segmentos são uns aneis q encaixam à volta dos pistões para impedir q o oleo do motor por baixo dos pistões, passem para a câmara de combustão em cima do pistão, quando o pistão anda pra cima e para baixo...

quando estes aneis começam a perder a eficácia o oleo começa a passar pra camara e é queimado junto com o combustivel... como é lógico o motor começa a perder a sua saude quando isso acontece...
o teste de compressão vê a estanquicidade dos segmentos, q se estiverem lixados vai dar compressão mais baixa do q devia...

os segmentos podem custar "apenas" 80 ou 100 euros, mas o trabalho q dá mudá-los é ter que desmontar o motor por completo...
e ao fazê-lo, se compensar fazê-lo, aproveita-se o custo enorme e verifica-se outros pontos do motor, tais como ovalização das camisas, sedes de válvulas, válvulas, cames, touches, cambota, bielas e bronzes de bielas, etc......
normalmente se os segmentos se foram devido aos elevados kms é normal q outras coisas precisem de ser mudadas...
por norma é uma reparação cara, mas como costumo dizer, é um kinder surpesa, pois ao abrir nunca se sabe o q se vai encontrar...

ao fazer este serviço, e se o serviço for bem feito, o motor fica como novo, rectificado como se costuma dizer, com 0 kms, obrigando inclusivé a uma rodagem cuidadosa...
 
Desculpa mas,espalhar-me ao comprido?
Se está a beber óleo lógico que algo não está bem e deve ser examinada a causa. Mas entre por um 1l por mes ou 1 por dia....
Ou è melhor pores um 1lt por dia em vez de teres um oleo mais espessoo que tem alguns contras mas em nada te danifica o motor a curto ou longo prazo?
Em parte o que dizes é verdade porque o 5w40 não é tão espesso.

Agora aconselhares a colocar o 15w40 então aí é que te espalhas ao comprido... Se anda a perder óleo é porque tem algum problema, que não pode, nem deve ser "corrigido" em meter óleo mais espesso!

Deve sim ir ao mecânico e ver o que se passa. O post do pratinhol diz tudo!
 
Last edited:
Bem, normal não é de certeza! O teu motor deve ser igual ao meu que também é de 2002... Meto-lhe óleo 10W40 e não bebe nada..



Bom, assim nao esta a ser igual ao seu......agora anda se a portar mal...(ele ate se aguenta, so que de quase da noite para o dia desce que nao me parece normal)

- - - - - - - - - -

Boas....entao quer "dizer" que solucionar a situacao com o metodo de quando ele precisar de oleo acrescentar lhe eu... nao estraga o motor??!?"?


Ate teria a ideia de o abrir....mas com este corte de 7% e o emprego tambem a arder (e nao sou bombeiro :) )


Obrigados
 
Desculpa mas,espalhar-me ao comprido?
Se está a beber óleo lógico que algo não está bem e deve ser examinada a causa. Mas entre por um 1l por mes ou 1 por dia....
Ou è melhor pores um 1lt por dia em vez de teres um oleo mais espessoo que tem alguns contras mas em nada te danifica o motor a curto ou longo prazo?

É nessa parte que como te disseram te espalhas ao comprido.

Tudo tem o seu preceito, se em nada danifica o motor porque é que dizes que tem contras?
 
Back
Top