1.9 TDI 101cv

Tenho visto alguns anúncios com audis com este motor!

Conheco o :
1.9 110cv
1.9 115cv
1.9 130cv
e o recente 1.9 105cv

Mas carros de 2001/2002/2003 com 1.9 TDI 101cv... será erro?
Conhecem?

Humm Okapa então...

Dos que enunciei em cima tenho a ideia que:
110 cv é simplesmente de guerra
130 cv é bombástico
115 cv é algo problemático
105 cv é fiável

e este 101cv? recomendam?l

paulo oliveira disse:
Humm Okapa então...

130 cv é bombástico
105 cv é fiável

É o que se ouve dizer... a acrescentar só digo que o de 130cv é bombástico sim senhora principalmente se comparado com os outros. :shock:
O de 115cv acho que estatisticamente foi o que deu mais problemas mas acho que nada de crónico nem grave... quem os tem que diga se sabe de algo que possa acrescentar.

Só mais uma coisa:
Há quem diga que isso são potencias declaradas pela marca e que na realidade são superiores....valores é que não sei :roll:

Sim, existe sim.

Essa versão do 1.9TDI existiu no A3 e também no A4 (B6) até meados de 2004, sendo depois substituida no A4 por uma nova versão (evolução dessa) em Junho de 2004.

Excerto da noticia de imprensa em Abril de 2004:

"
A new, more potent version of the 1.9 TDI engine is being added to the range of engines offered for the Audi A4: in future the Audi A4 1.9 TDI will deliver 85 kW (115 bhp) at a torque of 285 Nm instead of the previous 74 kW (100 bhp) and 250 Nm of torque. At the same time, this new performance-enhanced engine satisfies the stringent emission standard EU4, which is not due to become law until 2006. The customer consequently benefits in two respects: from more power and from tax exemption as a result of reduced emission levels. ...
"

Mas essa versão de 100cv conheço-a muito bem no Golf IV, e só tenho a dizer maravilhas. É uma motorização muito "honesta", e bastante agradável de se conduzir, quer em cidade quer em estrada. Tem as subidas de regime mais suaves e lineares, sem aquelas descargas de binário às 1900rpm que tinham as versões anteriores, e faz consumos muito bons. A potência parece ter bem mais que os 100cv (o meu Golf no banco de potência declarou 117cv), e mesmo em termos de binário este é superior ao de 110cv.

paulo oliveira disse:
Humm Okapa então...

130 cv é bombástico
105 cv é fiável

O meu pai tem um 101cv desde novo e até agora (115.000km), o único problema de "motor" foi a MAF.

Paiol disse:
É o que se ouve dizer... a acrescentar só digo que o de 130cv é bombástico sim senhora principalmente se comparado com os outros. :shock:
O de 115cv acho que estatisticamente foi o que deu mais problemas mas acho que nada de crónico nem grave... quem os tem que diga se sabe de algo que possa acrescentar.

Só mais uma coisa:
Há quem diga que isso são potencias declaradas pela marca e que na realidade são superiores....valores é que não sei :roll:

O de 115cv do meu pai, motor AJM num VW passat teve de levar um bloco de motor novo!
O concecionário comparticipou com 50% da reparação, isto é, a VW comparticipou.

Se não estou em erro foi para aí aos 90 mil kms, com as revisões todas feitas a tempo e horas
no concessionário!

São coisas que acontecem, nada de dramas por causa disso.

luis.filipe disse:
O de 115cv do meu pai, motor AJM num VW passat teve de levar um bloco de motor novo!
O concecionário comparticipou com 50% da reparação, isto é, a VW comparticipou.

Se não estou em erro foi para aí aos 90 mil kms, com as revisões todas feitas a tempo e horas
no concessionário!

São coisas que acontecem, nada de dramas por causa disso.

De que ano era essa Passat?

:roll:

BTW, o motor 115cv das B5 é diferfente do motor 115cv das B6.

:8

Já agora e a título de curiosidade, uma vez que a diferença de potencia ñ é assim tao grande (cerca de 30 cv´s) quais serão as diferenças entre esses motores!? Será só electrónica ou tb haverá algum "hardware" diferente!?

Carpe diem disse:
Já agora e a título de curiosidade, uma vez que a diferença de potencia ñ é assim tao grande (cerca de 30 cv´s) quais serão as diferenças entre esses motores!? Será só electrónica ou tb haverá algum "hardware" diferente!?

Basicamente as diferenças entre os TDI 115cv/130cv são:

- Electrónica
- Injectores
- Turbo (no casos de TDI 115 com KKK)

Falando desses motores e com experencia propria, o meu pai ja teve uma passat de 130cv e neste momento tem uma de 100cv, a diferenca entre elas é na velocidade de ponta, a de 130 nas subidas nao morre tanto, mas a fazer uma viagem a abrir gasta quase 2litros a mais do que na de 100cv, e a desenvolver é praticamente as duas a mesma coisa.
Problemas, ate agora nenhuma teve.

Eu tenho o meu AJM de 115cv, com 114000 e ate agora ainda nao tive nenhum problema daqueles grandes como costuma andar por ai!!

Back