em relação ao teu outro post Trevas...

afina isso em condições.. o meu não dá erro nenhum a GPL :p
só andas com esse stress porque queres... já experimentaste ligar ao FF e perguntar-lhe a opinião?
é que se o teu problema já aponta para o GPL nada melhor que falar com ele, sem entrares nas sopusições ;)

O aga tem razão, como eles têm mais experiencia se calhar isso até pode estar relacionado com o GPL, e assim ficas descansado :)
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Não tinha visto trevas :p

Em relação á tua teoria, até nem está mal pensada, mas estás te a esquecer de um pormenor, é que o teu erro só funciona para relantim, porque é add, mul é que funciona para regimes de rotações mais altos.

Mas isso pode acontecer quando ele passa para GPL depois de aquecer e a mistura fica pobre do nada, e ele pense que é algum problema e manda o erro, quando na realidade até é normal :)

E quem sabe o vick tem o mesmo problema.

"Add" means additive trim, which is addressing an imbalance at idle. When the ECU is using additive trim, it is telling the injectors to stay open a fixed amount longer or shorter. The malfunction (e.g. vacuum leak) becomes less significant as RPM increase. For additive adaptation values, the injection timing is changed by a fixed amount. This value is not dependent on the basic injection timing.

"Mult" mean multiplicative trim, which is addressing an imbalance at all engine speeds. The malfunction (e.g. clogged injector) becomes more severe at increased RPM. For multiplicative adaptation values, there is a percentage change in injection timing. This change is dependent on the basic injection timing.

Já agora deixo aqui uma foto do meu teste rápido do vácuo, o trevas vai gostar da parte do reservatório :p

http://s12.postimg.org/wha28kcgd/DSC_0527.jpg

Muito bem Ricardo, gosto muito do aspecto desse reservatório, assim como o resto que está à volta :)

Qual é ao valor de vácuo que tens aí?

- - - - - - - - - -

em relação ao teu outro post Trevas...

afina isso em condições.. o meu não dá erro nenhum a GPL :p
só andas com esse stress porque queres... já experimentaste ligar ao FF e perguntar-lhe a opinião?
é que se o teu problema já aponta para o GPL nada melhor que falar com ele, sem entrares nas sopusições ;)

Ya, é melhor falar com ele sim. Acho que lhe vou pedir para afinar o meu sistema igual ao teu :)

Falando nisso, já tens alguma previsão de quando vens cá a estas bandas?
 
trevas, desisti de fazer isso..
saforda, não quero entalar mais €€ no carro..

morre como está, estou cansado de esperar.. e tou a ver os kms a passar..


já agora, para registo, o meu VDO marca -0,8bar de vacuo em desaceleração e -0,65bar ao relenti ;)
 
Exatamente o mesmo que o aga, 0,65 bars ao relantim, desaceleração ainda não testei :)

O reservatório assim até dá outro ar, amanha vou buscar o tubo de retorno da água, tanto o de metal como o de borracha que liga á bomba de água, estava a perder na união vai logo levar novo :)
 
Bem pessoal, hoje tive de volta do 1.8t, coloquei um parafuso igual ao de origem no suporte da caixa, encontrei outro desapertado, que liga a caixa ao motor, enfim sapateiros.

Entretanto coloquei um tubo de água novo, que estava a perder, ainda gastei 50€, aqueles gajos abusam.

E quando fui ligar o vagas, estava com o erro da MAF outra vez, agora a minha questão é, será a MAF a provocar o erro ou o corpo da borboleta? Estou a ficar cansado daquele erro.

Vick lembrei me agora, tu dizes que experimentaste a MAF do aga, mas atenção, a MAF do aga/minha é diferente da tua, a tua centralina é mais recente, como tal tem outros sensores, até pode estar aí o problema, se vires no ETKA a maf para o teu carro tem uma ref diferente da do aga, e isso é o suficiente para provocar erros, como aconteceu a mim com a sonda lambda.


Descobri outra coisa naqueles PDFs, que o arma mostrou.

Note on fault code 16505:

The air throughput (air mass) at the relevant speed is compared with throtle angle.

Erro 16505 é aquele que tenho na borboleta.

Será que a maf manda valores errados e provoca o erro da borboleta?


Acho que vou desligar a MAF e experimentar andar assim uns tempos...
 
Last edited:
Bem pessoal, hoje tive de volta do 1.8t, coloquei um parafuso igual ao de origem no suporte da caixa, encontrei outro desapertado, que liga a caixa ao motor, enfim sapateiros.

Entretanto coloquei um tubo de água novo, que estava a perder, ainda gastei 50€, aqueles gajos abusam.

E quando fui ligar o vagas, estava com o erro da MAF outra vez, agora a minha questão é, será a MAF a provocar o erro ou o corpo da borboleta? Estou a ficar cansado daquele erro.

Vick lembrei me agora, tu dizes que experimentaste a MAF do aga, mas atenção, a MAF do aga/minha é diferente da tua, a tua centralina é mais recente, como tal tem outros sensores, até pode estar aí o problema, se vires no ETKA a maf para o teu carro tem uma ref diferente da do aga, e isso é o suficiente para provocar erros, como aconteceu a mim com a sonda lambda.


Descobri outra coisa naqueles PDFs, que o arma mostrou.

Note on fault code 16505:

The air throughput (air mass) at the relevant speed is compared with throtle angle.

Erro 16505 é aquele que tenho na borboleta.

Será que a maf manda valores errados e provoca o erro da borboleta?


Acho que vou desligar a MAF e experimentar andar assim uns tempos...
a MAF do AgA, tem exactamente a mesma referencia da minha, e no ETKA, é a referencia indicada para o meu motor ;)
 
Ricardo, eu sei que é chato, mas para teres a certeza que as coisas ficam bem feitas, vais ter de arriscar a meter uma das peças novas, ou a MAF ou a borboleta. E se não acertares à primeira, vais ter de meter a outra também. Eu sei que é dispendioso mas pelo menos ficas com tudo como deve ser.

Eu também ando a ficar paranoico, tenho andado a fazer visitas demais à Audi... Fui comprar os 4 foles de transmissão, e deixei lá 120€...

E agora quero comprar aquela borracha que me falta à frente, quero o forro do capot... Enfim. Ah, e à medida que vou avançando no alarme descobri mais uma coisa que quero instalar no meu carro, abrir a mala electricamente, com um botão dentro do carro e/ou com o comando de 3 botões.

E como se isto não fosse suficiente, quando tirei a tampa do óleo, vi borras de óleo agarradas às paredes da tampa das válvulas (por dentro). Já estou numa de tirar a tampa das válvulas e limpar aquilo tudo. Mas a junta da tampa das válvulas custa cerca de 30€ na Audi...
 
Ricardo, eu sei que é chato, mas para teres a certeza que as coisas ficam bem feitas, vais ter de arriscar a meter uma das peças novas, ou a MAF ou a borboleta. E se não acertares à primeira, vais ter de meter a outra também. Eu sei que é dispendioso mas pelo menos ficas com tudo como deve ser.

Eu também ando a ficar paranoico, tenho andado a fazer visitas demais à Audi... Fui comprar os 4 foles de transmissão, e deixei lá 120€...

E agora quero comprar aquela borracha que me falta à frente, quero o forro do capot... Enfim. Ah, e à medida que vou avançando no alarme descobri mais uma coisa que quero instalar no meu carro, abrir a mala electricamente, com um botão dentro do carro e/ou com o comando de 3 botões.

E como se isto não fosse suficiente, quando tirei a tampa do óleo, vi borras de óleo agarradas às paredes da tampa das válvulas (por dentro). Já estou numa de tirar a tampa das válvulas e limpar aquilo tudo. Mas a junta da tampa das válvulas custa cerca de 30€ na Audi...
o meu ja tem trinco electrico na bagageira, e com botão no habitaculo, o antigo proprietario ja tinha feito essa mod, a junta da tampa das valvulas, é carota na audi, eu tambem ja troquei a minha e tambem fiz a limpeza da tampa das valvulas, e acredita que não é nada facil de limpar ;)
 
o meu ja tem trinco electrico na bagageira, e com botão no habitaculo, o antigo proprietario ja tinha feito essa mod, a junta da tampa das valvulas, é carota na audi, eu tambem ja troquei a minha e tambem fiz a limpeza da tampa das valvulas, e acredita que não é nada facil de limpar ;)

Xi, estou a ver que nunca mais me livro de tratar deste carro... Mas como já me disseram: O gosto dá para o desgosto :)

Já agora Vick, aonde fica localizado o botão no habitáculo? O botão é OEM? Podes mandar foto disso? :)
 
Xi, estou a ver que nunca mais me livro de tratar deste carro... Mas como já me disseram: O gosto dá para o desgosto :)

Já agora Vick, aonde fica localizado o botão no habitáculo? O botão é OEM? Podes mandar foto disso? :)
não sei se é OEM, pois nunca vi nenhum para alem do meu.. esta localizado no lado esquerdo do volante, por baixo do porta objectos, ou seja por baixo dos fusiveis
 
Pois é trevas, já não sei que pensar sobre aquele problema, estou mesmo saturado, a maf já arranjei da bosh por volta dos 130€ no ebay nova, mas custa-me estar a dar o € e depois não ser, não sei se não será a borboleta a provocar o erro da maf ou vice versa.

Estou a pensar desligar a MAF e ir fazer uns testes ver se o erro da borboleta aparece, mas como a centralina compara o angulo da borboleta com o valor de MAF este pode não aparecer, mas acho que a centralina não juntava os dois erros, digo eu.

Resta-me passar o dia a investigar na net ver se encontro alguma coisa, por acaso vi um gajo com aeb que tinha erro da borboleta, da maf e excesso de pressão, meteu maf nova ficou bom.

O que me deixou mais a pensar é como é que ele tinha erro de excesso de pressão se o motor AEB não tem sensor MAP, era de 99.

Eu arranjei a minha junta na concorrência por 15 €, e é igual á OEM, e até agora 5*
 
boas a todos.
sou novo neste topico, contudo ja tinha ouvido falar e ja tinha dado uma vista de olhos e agradou m bastante a ideia do topico ;)
começo por colocar algumas opinoes a cerca de um filtro kn de caixa, e uma dump valve que deixo o link:
Dump Valve Gasolina de Recirculação - Com afinador < Catalogo | SPK
o motor em questao e um AEB de um a4 de 96.
queria m informar antes de comprar ;)

cumps a todos ;)
essa valvula não é a melhor opção, pois é uma valvula de descaga atmosferica, e pelo que dizem os nossos motores não gostam dela, e podem começar a fazer mistura rica, e a dar erros...
 
Re: 1.8T - &quot;The Topic&quot;

boas a todos.
sou novo neste topico, contudo ja tinha ouvido falar e ja tinha dado uma vista de olhos e agradou m bastante a ideia do topico ;)
começo por colocar algumas opinoes a cerca de um filtro kn de caixa, e uma dump valve que deixo o link:
Dump Valve Gasolina de Recirculação - Com afinador < Catalogo | SPK
o motor em questao e um AEB de um a4 de 96.
queria m informar antes de comprar ;)

cumps a todos ;)

Boas canedo_1.8T sé muito bem vindo ao tópico :)

Bem, em relação ao filtro K&N de caixa, podes sempre experimenta-lo, mas certifica-te que usas aquele óleo que se aplica no filtro nas quantidades correctas. Basta um grão de areia entrar pela admissão que vai dar cabo do turbo a médio/longo prazo.

Em relação à dump valve, confirmo o que o Vick disse, essa que meteste aí descarrega na atmosfera, enquanto as nossas de origem descarregam de volta para a admissão. Ao meteres uma que descarrega na atmosfera corres o risco de te aparecem erros relacionados com mistura rica.

Se quiseres sugestões, já somos vários aqui no tópico que fizemos upgrade à diverter valve (é uma dump valve que descarrega na admissão) ;)

- - - - - - - - - -

Pois é trevas, já não sei que pensar sobre aquele problema, estou mesmo saturado, a maf já arranjei da bosh por volta dos 130€ no ebay nova, mas custa-me estar a dar o € e depois não ser, não sei se não será a borboleta a provocar o erro da maf ou vice versa.

Estou a pensar desligar a MAF e ir fazer uns testes ver se o erro da borboleta aparece, mas como a centralina compara o angulo da borboleta com o valor de MAF este pode não aparecer, mas acho que a centralina não juntava os dois erros, digo eu.

Resta-me passar o dia a investigar na net ver se encontro alguma coisa, por acaso vi um gajo com aeb que tinha erro da borboleta, da maf e excesso de pressão, meteu maf nova ficou bom.

O que me deixou mais a pensar é como é que ele tinha erro de excesso de pressão se o motor AEB não tem sensor MAP, era de 99.

Eu arranjei a minha junta na concorrência por 15 €, e é igual á OEM, e até agora 5*

Pois é Ricardo, cada caso é uma caso...

Eu tenho receio de te dar uma sugestão porque ainda ficas por aí lixado comigo caso eu esteja enganado, mas eu acho que começava primeiro pela borboleta...

Esse erro de excesso de pressão provavelmente era da MAF. Se o turbo estiver a fazer pressão a mais, a única maneira que a nossa ECU tem de saber isso é comparar os valores da MAF com o angulo de abertura da borboleta. E da rotação do motor, claro.
 
Back
Top