Já fui...

@rro Como és meu vizinho recomendo-te não ires às Bosch de Valongo (próximo do Barril) e Fânzeres (próximo da estação do metro).
Essas duas pelo menos é só para perderes o teu tempo. Pela minha experiência nessas oficinas, a capacidade de diagnóstico deles é bem fraco.
 
@rro Como és meu vizinho recomendo-te não ires às Bosch de Valongo (próximo do Barril) e Fânzeres (próximo da estação do metro).
Essas duas pelo menos é só para perderes o teu tempo.
Viva,

Muito obrigado!
É desse desconhecimento que tenho medo.
Não conheço nenhum feedback de outras oficinas.

Enviado do meu IN2023 através do Tapatalk
 
Last edited:
Ora bem, com o VIN do colega @rro , fui a máquina da Bosch e infelizmente não existe tutorial da Bosch para a despistagem do erro P0716.
Isto infelizmente acontece porque a marca não é obrigada a libertar informações cá pra fora e como a tecnologia DSG / Stronic não é da Bosch, essas informações não saiem fora da marca neste caso.
Por isso terei de usar a cabeça e o instinto para tentat ajudar e vou deixar aqui o que penso para o user e para todos que estiverem a ler:

O erro P0716 acusa uma leitura inconsistente do dito sensor.
Pode ser uma falha do sensor,
Pode ser desgaste da embraiagem dupla.
Mas também podem ser outras coisas que devem ser verificadas antes de tirar a caixa e verificar o estado das embraiagens.
- o estado do oleo da caixa (se está ao nível ou já deteorado com o tempo ou se tá diluido com anticongelante)
- o estado do anticongelante (o anticongelante do motor, também arrefece a caixa, o anticongelante tem de estar bom e deve ser o adequado)
- termostato do anticongelante da caixa (tal como o motor, a caixa tem no seu circuito de arrefecimento um termostato, se estiver a trabalhar mal, vai influenciar o funcionamento da caixa)
- o radiador de oleo da caixa ( a caixa sendo arrefecida, tem tambem um radiador, se tiver fuga interna, pode passar agua pro oleo e vice versa, contaminando o circuito)

Estes procedimentos são fáceis de verificar antes de avançar pra outras coisas e provavelmente irão fazer isso na Audi.
Irão provavelmente esperimentar mudar o sensor, verificar cablagem, existem umas valvulas selonoides nestas caixas que eles irão verificar também e finalmente após isso tudo irão tirar a caixa fora e ver o estado das embraiagens.
Estas caixas, sejam na versao longitudinal ou transversal dão alguns problemas mesmo fazendi uma manutenção adequada.
Um à parte..
Ainda há dias tive um Golf 7 com uma DSG que estava com uma falha na bomba da alta pressão e uma fuga de óleo pela junta da tampa da mecatrónica.
Perguntei a marca pela dita junta mas não vendem. Só vendem a mecatrónica completa. Sei que cá fora vende-se algures só a junta mas a minha chefia não quis meter material da concorrência e o carro foi recambiado pra VW.
A mecatrónica acho que custava a volta de 2000 euros.. :confused:
 
  • Like
Reactions: rro
Viva Black Drako,

Agradeço imenso por todo o trabalho que teve na procurar informações sobre o possível problema que estará a afetar a caixa.

Do que refere a única coisa que posso dizer é que o liquido do radiador (motor) está limpo e apresenta a cor original, tipo cor de rosa, e também que óleo da caixa foi sempre mudado na devida altura, pelo menos pelos registos da Audi.

No próximo dia 21 vou levar o bicho ao concessionário Audi para que possam avaliar, até porque a caixa já foi retirada por eles para retificar uma folga do rolamento (esq) relativamente ao chassi da caixa, situação que dei conta aqui no fórum.

Entretanto, fui fazendo também algumas pesquisas e encontrei um caso caricato de uma pequena fuga de liquido de refrigeração, em que o liquido foi caindo na ficha de entrada da cablagem para a caixa provocando a corrosão dos contactos. Por acaso, o meu tem uma pequena fuga...
Outra situação, foi a de um problema numa correia.

Mais uma vez muito obrigado!
Logo que tiver novidades darei feedback.
 
Viva Malta,

Problema identificado e resolvido. ECU da caixa com avaria.
Agora o mais interessante, antes de aparecer o aviso de avaria na caixa, tinha a sensação que o carro tinha um delay no arranque após pisar o acelerador, por outro lado, por vezes soluçava (cheguei a colocar a questão no fórum).
Moral da história, com a troca da ECU o carro está com um comportamento espetacular, além de ter ficado com um arranque brutal, incomparável com o comportamento o que eu estava habituado.

Também na marcha a trás as diferenças são notórias, imagem da câmera aparece de imediato e praticamente não é preciso acelerar, coisa que não acontecia antes, pois precisava de acelerar bastante para o carro sair do sítio.
Se não soubesse diria que trocaram as embraiagens....

Por outro lado os menus do MMI estão mais rápidos.
O que me leva a crer que a ECU da caixa devia andar a ocupar o CANBUS com lixo, pois agora tudo parece mais rápido.

Estou muito satisfeito com o resultado final.

Aproveitei e foi também foi efetuada a substituição da correia de distribuição, bomba de água e afins.
 
Last edited:
Ainda bem que está resolvido. :)
E isso foi solucionado onde mesmo?

Significa que sempre tiveste o carro com esse comportamento anómala desde que o compraste?
 
Ainda bem que está resolvido. :)
E isso foi solucionado onde mesmo?

Significa que sempre tiveste o carro com esse comportamento anómala desde que o compraste?
Foi resolvido na Expocar em Leça, onde sempre levo o bicho.

Exatamente, está assim desde que veio para as minhas mãos mas como não tinha termo de comparação não tinha a certeza. Embora ao longo destes 3 anos fui trocando umas impressões lá o concessionário e eles também não achavam normal, portanto já contava que mais tarde ou mais cedo, isto ia culminar numa avaria.

Pelo meio também resolvi o problema da perda de líquido de refrigeração, que embora fosse muito pequena, existia. O problema estava no radiador da EGR.
 
Foi só para confirmar a minha suspeita :)
Nos últimos anos tb tem sido a minha oficina de eleição. A equipa que lá está tem sido muito competente, pelo menos pela minha experiência não tenho rigorosamente nada a apontar.

Agora é usufruir do carro!
 
Bom, não quero que digam que sou tendencioso ou que estou a fazer publicidade, mas eles trabalham mesmo muito bem.

Aliás, se não fossem a confiança que tenho neles acho que já não tinha o A5...
 
Bom, não quero que digam que sou tendencioso ou que estou a fazer publicidade, mas eles trabalham mesmo muito bem.

Aliás, se não fossem a confiança que tenho neles acho que já não tinha o A5...

Olha, não me passou pela cabeça que pudesse ser a centralina da caixa marada.. Mas pensando bem faz sentido.. Sempre a aprender ;)
 
  • Like
Reactions: rro
Olha, não me passou pela cabeça que pudesse ser a centralina da caixa marada.. Mas pensando bem faz sentido.. Sempre a aprender ;)
A mim também não, mas o que mais me impressionou (e continua a impressionar) são as implicações que aquela avaria tinha no carro.
Segundo a oficina a mecatrónica estava a perder pressão de óleo de forma intermitente e acho que foi com essa informação que eles mudaram a agulha para a eletrônica. A caixa não precisou de ser retirada mas teve que levar óleo novo.
Não sei como será o futuro deste meu A5, mas estou muito contente com o resultado desta última intervenção.
 
Back
Top