[Duvida] - Ar condicionado A4 B5 TDi

É quase certo o motor da ventoinha estar pifado,as ligaçoes dela são num conjunto de fichas que ficam debaixo de uma tampa de plastico que está encostada ao lado do deposito do oleo da direção assistida,não sei de cor qual a ficha certa mas é das que tem os cabos mais grossos
 
Obrigado MASC, foi o que me pareceu ... o trajecto pareceu-me que o fio vem de baixo pelo meio das duas ventoinhas vai a uma ficha e depois desce pelo mesmo caminho, dá a volta por baixo da ventoinha viscosa e volta a subir para entrar na caixa que envolve o deposito da DA, vou dar 12v à ventoinha para ver se mexe.
Obrigado.
 
Boas,

Tenho o carro desde Outubro e só agora que está mais calor reparei numa cena ...

A ventoinha electrica, a do lado esquerdo do radiador, deveria ligar-se assim que se liga o AC? Ou só quando o radiador do gas aquece (tipo acção de um termoestato)?

O AC do meu carro funciona até bem, mas ... no transito tem tendencia a desligar durante uns segundos o compressor e depois liga novamente, e a ventoinha nunca funca.

Não tenho erros no VAG mas nunca tentei ver os DTC's com o AC ligado ... fará diferença?

Posto isto pergunto se os vossos B5 ligam logo a tal ventoinha ou passa maior parte do tempo parada.

Obrigado.

Ou seja, só funciona em andamento... dá aqui uma olhadela:

http://www.audipt.com/f82/c-stresses-s%F3-faz-frio-em-andamento-resolvido%40post_-10-a-87984/
 

Boas, o meu caso não parece ser esse, infelizmente, pois chegam 12v ao motor, vou sacar a ventoinha fora, há um DIY no TDIClub Forums que vou tentar, pode não durar muito tempo, mas ao menos dá para mandar vir uma do ebay com calma e ter AC entretanto, na audi esta treta são 196€ mais IVA!

Vou tirar fotos ao que encontrar de errado na peça, se for digno de nota aqui no forum eu posto.

Obrigado!

Diogo
 
Boas, já tenho ao certo o que se passa com a FAN, as escovas (e esta cena tem 4) foram ao ar, e mudar as escovas, para alem de me parecer complicado pois não vejo onde encontrar compativeis, o veio com os contactos está todo comido.

Ainda assim abri, limpei, endireitei ... o melhor que pude e soube, e fechei; e quase por milagre aquilo lá roda, mas sem muita convicção.

Liguei a um transformador 12v dos chineses e já existe resposta do motor da FAN, a falta de convicção deve vir tambem do transformador, esta ventoinha bufa 300W de potencia!

Ainda assim mesmo que rode bem no carro não deve durar muito dado ao estado em que está por dentro, e pela traballheira que dá a desmontar e montar no sitio estou a ponderar em nem sequer po-la, pode daqui a uma semana estar na mesma.

Deixo aqui umas fotos do que vi.

Recem removida:

DSC08692%20(Large).JPG


Dei umas pancadas com um martelo, a quantidade de fuligem que lá andava é incrivel.

DSC08697%20(Large).JPG


As escovas, sem o veio estavam totalmente de fora, ou seja já pouco resta.

DSC08708%20(Large).JPG


O veio todo comido.

DSC08711%20(Large).JPG


Agora pronto, estou comprador duma peça destas :(

Obrigado a todos,

Diogo
 
Pois lá está já é custume.
Essa ventoinha nova custa uma nota preta,pelo menos custava,já em 2007 salvo erro,precisei de uma para a minha e pediram-me na origem 250 peles:eek:
A minha sorte foi que tinhamos reparado recentemente a frente de uma Allroad em que o seguro tinha pago essa ventoinha completa nova e eu guardei a velha pois o motor tinha os apoios tortos e as pás partidas mas o motor funcionava bem na mesma,só precisei de endireitar os apoios,trocar as pás e a ficha que também não era igual e ainda hoje funciona na perfeição
 
isso foi facil de sacar ??
e que a minha tb nao anda muito boa ;)

Nada facil, nada facil mesmo .. como tudo nos Audis; no B5 saem os tubos que vão à caixa do filtro do ar e o farol desse lado para ela sair, depois toda a cablagem está mais que presa por baixo do radiador, um pincel!
 
amigo esse veio ainda faz muitos kilometros,vais a um eletricista e ele arranja-te umas escovas a medida e poupas muito dinheiro
 
amigo esse veio ainda faz muitos kilometros,vais a um eletricista e ele arranja-te umas escovas a medida e poupas muito dinheiro

Hoje montei o carro todo mas deixei a ventoinha de fora, liguei-a ao carro e pareceu-me optima! Sem barulhos e com um bom debito de ar, mas conhecendo a situação das escovas deixei-a de fora.

Vou seguir o teu conselho e vou procurar umas escovas que lhe sirvam, se alguem me quiser dar um palpite de onde começar a procurar cá em Lisboa, ficarei muito grato e a dever uma min.

Cumps,

Diogo
 
Boas, como disse o nosso amigo nuno cinfaes muda apenas as escovas que são fáceis de encontrar em qualquer estabelecimento de venda de acessórios para automóveis ou em alternativa para electrodomésticos.
Cump
 
Back
Top