CONSEGUI VENDER O MEU APARTAMENTO :) [ESCRITURA FEITA pág:3]

Pois é pessoal, hoje tou mta bem disposto :D :D
Consegui vender o meu apartamento k comprei à 7 anos atrás, e nunca o utilizei. É na Sertã, mas como o meu futuro vai ser em Vila do Conde tinha mesmo k o vender :D :D

Mas agora há aki uns pontos k têm ser analizados:

1-Valor da escritura em 2004: 80.000€

2-Valor patrimonial actual (CIMI): €60.709,06

3-Valor da venda (valor k acordei com a rapariga): 87.000€

Agora a minha dúvida é o valor k tem k ficar agora na escritura para ñ "prejudicar" as duas partes!!!!
Para além da percentagem k vou ter k pagar à CGD, quais vão ser as outras contrapartidas k vou ter daki para a frente???

Kem tiver à vontade no assunto.................. k se chegue à frente :) :)
 
Last edited:
Re: CONSEGUI VENDER O MEU APARTAMENTO :) mas tenho umas dúvidas.....

Se ela pediu empréstimo o valor da escritura tem de ser o real senão como é que o banco lhe vai emprestar o dinheiro.
Ela vai ter de pagar IMT sobre o valor escriturado.

Para ti e como já tinhas o apartamento a algum tempo penso que não tenhas de pagar nada.
 
Re: CONSEGUI VENDER O MEU APARTAMENTO :) mas tenho umas dúvidas.....

Se nao estou em erro vai ter que pagar as chamadas "mais valias", trata-se de um imposto que te vai ROUBAR uma percentagem enorme do suposto lucro que vais ter, mas atençao que existem situaçoes que invalidam este imposto (se nao estou em erro se comprares logo outra casa)

o ideal e mesmo verificares tudo com quem trabalha no ramo tipo imobiliarias ou assiim
 
Re: CONSEGUI VENDER O MEU APARTAMENTO :) mas tenho umas dúvidas.....

Se ela pediu empréstimo o valor da escritura tem de ser o real senão como é que o banco lhe vai emprestar o dinheiro.
Ela vai ter de pagar IMT sobre o valor escriturado.

Para ti e como já tinhas o apartamento a algum tempo penso que não tenhas de pagar nada.

Ela ainda ñ pediu empréstimo, vai ver qual é o banco k lhe faz melhores condições.
Já me disse k ñ vai pedir a totalidade do dinheiro ao banco.

Supunhamos k o valor da escritura vai ficar por 60, ou por 70mil€, irei ter problemas em termos de €€€€???
 
Re: CONSEGUI VENDER O MEU APARTAMENTO :) mas tenho umas dúvidas.....

ccccchiiiiiiiiiiiiiiiiiii

isso com essa massa toda agora é que vai ser só mods :p :p
 
Re: CONSEGUI VENDER O MEU APARTAMENTO :) mas tenho umas dúvidas.....

Segundo o BPI

Estão sujeitos a tributação em sede de IRS (Categoria G: Incrementos Patrimoniais) os rendimentos obtidos com a venda do imóvel. O imposto deve ser pago pelo vendedor após a celebração da escritura de compra e venda.

Conforme estabelecido pelos artº 10 e 43.º do Código do IRS, as mais-valias ou menos-valias resultantes da alienação onerosa de direitos reais sobre bens imóveis - o valor dos rendimentos qualificados como mais-valias ou menos-valias é o correspondente ao saldo apurado entre as mais-valias e as menos-valias realizadas no mesmo ano - são apenas consideradas em 50%. O valor de aquisição é corrigido pela aplicação de um coeficiente de correcção monetária, estabelecido por Portaria do Ministro das Finanças.

A lei prevê que as mais-valias estejam excluídas de tributação no caso do produto da venda ser aplicado novamente para compra de habitação própria permanente se:
• o produto da venda da habitação, deduzido da amortização do eventual empréstimo contraído para a aquisição, for reinvestido na compra da nova habitação no período máximo de 3 anos. Para este efeito, o sujeito passivo deverá manifestar a intenção de proceder ao reinvestimento, ainda que parcial, mencionando na declaração de rendimentos respeitante ao ano de alienação, o valor que tenciona reinvestir;
• tiver adquirido nova habitação no período antecedente de 24 meses a contar da data da venda da habitação actual;
• o imóvel seja um prédio rústico, afecto a uma actividade comercial/ agrícola/ industrial, e tenha sido adquirido antes de 01/01/1989.





Ou seja tens 3 anos para comprar nova casa ou se já compraste nos ultimos 2 anos aparentemente estas isento de Irs Sobre mais valias.
 
Re: CONSEGUI VENDER O MEU APARTAMENTO :) mas tenho umas dúvidas.....

Se nao estou em erro vai ter que pagar as chamadas "mais valias", trata-se de um imposto que te vai ROUBAR uma percentagem enorme do suposto lucro que vais ter, mas atençao que existem situaçoes que invalidam este imposto (se nao estou em erro se comprares logo outra casa)

o ideal e mesmo verificares tudo com quem trabalha no ramo tipo imobiliarias ou assiim

Isto no caso de ficar agora escriturado os 87mil€, aí é k pago as mais valias dos 7mil€ k tive de "lucro", certo??
 
Re: CONSEGUI VENDER O MEU APARTAMENTO :) mas tenho umas dúvidas.....

Ela ainda ñ pediu empréstimo, vai ver qual é o banco k lhe faz melhores condições.
Já me disse k ñ vai pedir a totalidade do dinheiro ao banco.

Supunhamos k o valor da escritura vai ficar por 60, ou por 70mil€, irei ter problemas em termos de €€€€???




Então não consideres a casa já vendida os bancos andam mt dificeis, e vão fazer a avaliação á casa ie avaliação bancaria que nada tem a ver com o valor de venda ou o valor do CIMI e em funçao dessa avaliaçao é que emprestam o guito ou não.
 
Re: CONSEGUI VENDER O MEU APARTAMENTO :) mas tenho umas dúvidas.....

Então não consideres a casa já vendida os bancos andam mt dificeis, e vão fazer a avaliação á casa ie avaliação bancaria que nada tem a ver com o valor de venda ou o valor do CIMI e em funçao dessa avaliaçao é que emprestam o guito ou não.

Isso ñ é problema, ela vai ter o dinheiro :D
Na segunda vamos fazer um "contrato de comprae venda" e vai dar um sinal.
 
Re: CONSEGUI VENDER O MEU APARTAMENTO :) mas tenho umas dúvidas.....

Não percebo nada de escrituras, mas só espero que não sejas xulado pelo estado! Porque é um bom negócio para ti. ::p:
 
Re: CONSEGUI VENDER O MEU APARTAMENTO :) mas tenho umas dúvidas.....

Se ela pediu empréstimo o valor da escritura tem de ser o real senão como é que o banco lhe vai emprestar o dinheiro.
Ela vai ter de pagar IMT sobre o valor escriturado.

Isso não é bem assim :p :p :p

Eu da minha parte para pagar o valor da habitação X, disse ao banco que era Y e que precisa de mais Z :p

Ou seja o valor Y foi o valor da casa para o banco e para a escritura... o mais Z foi um valor que pedi ao banco para "cenas" que dei por fora ao vendedor, para completar o X :p :p


Em relação a essas coisas das mais valias, é possível pedir uma nova avaliação à habitação e ir actualizado o valor da casa nas finanças (com variação do IMT claro). Eu tenho outra habitação que foi comprada em 1990 e logico que o preço para as finanças continua com o mesmo da altura. Se a fosse vender hoje tinha uma parcela enorme de mais valias :p Ou seja, é possivel actualizar esse valor, com nova avaliação correcto?
 
Last edited:
Re: CONSEGUI VENDER O MEU APARTAMENTO :) mas tenho umas dúvidas.....

Isso não é bem assim :p :p :p

Eu da minha parte para pagar o valor da habitação X, disse ao banco que era Y e que precisa de mais Z :p

Ou seja o valor Y foi o valor da casa para o banco e para a escritura... o mais Z foi um valor que pedi ao banco para "cenas" que dei por fora ao vendedor, para completar o X :p :p


Em relação a essas coisas das mais valias, é possível pedir uma nova avaliação à habitação e ir actualizado o valor da casa nas finanças (com variação do IMT claro). Eu tenho outra habitação que foi comprada em 1990 e logico que o preço para as finanças continua com o mesmo da altura. Se a fosse vender hoje tinha uma parcela enorme de mais valias :p Ou seja, é possivel actualizar esse valor, com nova avaliação correcto?


Isso foi á quanto tempo ?


A min ainda me deram menos do que aquilo que queria. Mas a verdade é que tudo depende das Garantias que forneces.


Sim podes pedir para actualizar o valor vais provavelmente passar a pagar mais de IMI ou secalhar não depende.
 
Re: CONSEGUI VENDER O MEU APARTAMENTO :) mas tenho umas dúvidas.....

Isso foi á quanto tempo ?

A min ainda me deram menos do que aquilo que queria. Mas a verdade é que tudo depende das Garantias que forneces.

Sim podes pedir para actualizar o valor vais provavelmente passar a pagar mais de IMI ou secalhar não depende.

Foi quase à 1 ano..

Basicamente a avaliação que deram, deu para cobrir o valor da casa no total.. mesmo com a percentagem retirada pelo banco... penso que é 85% no maximo ou coisa que o valha!

Eu pedi esses 85% mas divididos por 2, como já expliquei acima!


Em relação à atualização já suspeitava disso... mas nem sei se é assim tão linear.. Porque podemos andar 30 anos a pagar pouco, e depois no dia que atualizamos por causa de vender no mes a seguir, não teremos que pagar algo extra para cobrir isso? não sei bem como funciona!
 
Re: CONSEGUI VENDER O MEU APARTAMENTO :) mas tenho umas dúvidas.....

Boas João, eu tou um pouco á vontade para falar, pois trabalhei no ramo 8 anos.

Então é assim: todo e qualquer valor escriturado açima do teu valor de escritura é encarado como mais-valias, independentemente de á quanto tempo tenha sido feita a escritura. Ficarás isento de mais valias se reinvestires esse valor na aquisição/construção de uma habitação própria e permanente, ou seja primeira habitação no prazo máximo de 2 anos. Supomos que irás escriturar por 100.000 uma nova casa de de mais-valias tiveste 5.000. Considera-se mais-valias reinvestidas se pedires ao banco só 95,000!!!

Agora, perante o que dizes, dado que o cliente não vai pedir o dinheiro todo, podes jogar com isso, pois podes escriturar por um valor mais baixo do que o de venda, devendo assim ser feito 2 contractos promessa ( isto são coisas que não devia estar a escrever aqui em publico:D), mas nunca esqueçendo que é em função do valor de avaliação que o banco vai fazer á tua casa, pois os bancos agora só emprestam uma média de 80% do valor de avaliação!!!!!!!!

Por isso, e como foi dito e bem, não consideres a casa vendida até teres a carta de aprovação do banco na mão. Tive dezenas de vendas a ir ao ar por problemas na avaliação!!!!!!!!!!!

A avaliação das finanças feita á casa é feita de forma automática com a nova venda.
Se a avaliação das Finanças for por exemplo de 85,000, e tu escrituraste por 80,000, o valor a considerar para pagamento de imposto e de mais-valias é o valor das finanças e não o teu valor de escritura.

Quanto aos esquemas de pedir X para a compra, mais Y para pagar despesas e compra de móveis ( o chamado empréstimo paralelo ou multifunções) agora é bastanteeeeeee mais difiçil, devido as regras mais apertadas dos bancos.
 
Re: CONSEGUI VENDER O MEU APARTAMENTO :) mas tenho umas dúvidas.....

Isso não é bem assim :p :p :p

Eu da minha parte para pagar o valor da habitação X, disse ao banco que era Y e que precisa de mais Z :p

Ou seja o valor Y foi o valor da casa para o banco e para a escritura... o mais Z foi um valor que pedi ao banco para "cenas" que dei por fora ao vendedor, para completar o X :p :p

Ei que confusão! lol

Não sei em que banco e em que altura, destes últimos anos, fizes-te esse negócio, mas foi um negócio da China. É que o banco que emprestou os € para a minha namorada comprar um apartamento X, pediram o valor patrimonial e ainda fizeram uma avaliação da habitação e só lhe emprestaram o guito, porque ela é FP, é que ela pediu o valor total do apartamento (X=Y) e normalmente deve/deveria ser sempre (X<Y). Mas isto foi há 6 anos, quando havia rios de dinheiro e as taxas de juro eram acessíveis.

Agora deve ser bem mais difícil, é que eu sei de casos em que a casa valia X e os bancos davam ainda Y (Y>>X) aliciando o pobinho dizendo que assim podiam comprar um carro novo ou a mobília! LOL Muitos agora andam com a corda ao pescoço, tanto o pobinho como os bancos.
 
Back
Top