Vw Polo 1.0 (Vários)

Ora boas tardes,

Hoje andei a mexer no meu polinho. Como vou fazer uma viagem nele fui ver se estava tudo nos conformes.

Abri a caixa onde está o filtro de ar para ver o estado em que estava e vou troca-lo. Depois desmontei o tubo que liga a caixa do filtro a outra caixa!

Aqui está uma foto da dita:


Nesta foto também dá para ver a tal caixa a vermelho e o tubo que liga por baixo a azul (foto tirada da net):


Alguém sabe explicar-me para que serve aquilo? A saida de cima vai dar ao filtro, na de baixo liga aquele tubo que vem da proteção do colector de escape(?).

Depois tem uma peça redonda que não faço ideia para que serve, na qual liga um tubinho fino (como se pode ver na foto):


Tirei a curva onde liga esse tubo que vem do colector e por dentro ve-se isto:


Também reparei que a tampa do oleo do motor ganhou uma espécie de carvão, não sei bem o que aquilo era. Não tirei fotos, mas aquilo parece que tinha uma papa na tampa. Lá raspei aquilo tudo, mas não gostei muito do que vi.

O carro é um polo de 97, neste momento com 95 200 km. Foi comprado com 0 km.

Cumps.
 
Last edited:
papa na tampa ñ é muito bom sinal, de k cor era essa papa?
o carro consome liquido de refrigeraçao??
 
Era escura como o oleo, assim meia acastanhada.

Não, as unicas coisas que aquele carro bebe e não é pouco é gasolina e oleo! :D

Em 4000 km já tive que lhe acrescentar 1.5 l de oleo e em relação a gasosa, a ultima vez que fiz médias ficou nos 9.5.
 
entao essa papa deve ser derivado ao oleo..
agora consumos de gasolina e oleo ui ui..
mas penso k consumos de oleo exagerados nesses motores é normal..
 
Last edited:
Ah pois, bebe e não é pouco!

O meu mecanico diz que é normal, porque é um motor muito fraco logo gasta gasolina. São 45 cv a puxar o carrinho pelas ruas de Lisboa acima! O oleo é derivado do desgaste dos segmentos, tudo consequencia do motor ser tão pequeno.

E em relação aquela caixa ninguem me sabe dizer nada?
 
Que saudades do meu saudoso Polo... O meu primeiro carro foi tbm 1 Polo 1.0 de 98 já de 50cv (farturinha, lol) e apesar do coração pequeno nunca me deixou ficar mal... E todos os meses fazia Farp--> Coimbra--> Faro sempre as 4000rpm (120km) eheh!

Só o troquei por beber de facto muita gasolina... óleo tbm bebia cerca de 1l a cada 5.000km!

Quanto ao que perguntas: o tubo que vem do motor é para reaproveitamento dos gases do motor, aquela peça vai permitir que entre ar (fresquinho, vindo da cava da roda) até ao filtro e posteriormente ao motor... O mais pequeno já soube mas n me lembro :s (sofagem, será??)

Abraço e bons km´s com a máquina!
 
Eu pelo que vi aquele tubo não reaproveita gases do motor, parece-me é que puxa ar quente. Visto que está preso na protecção do colector e como é uma zona que aquece, aquilo puxa aquele ar quente. Depois entra o tal ar da cava da roda.

Agora não consegui perceber se aquilo fecha ou como funciona. Aquilo só tem ligado aquele tubinho fino, não sei que raio faz.

Eu durante esta semana hei-de fazer Lisboa-Viseu-Lisboa. Vamos lá ver se o bicho se aguenta ao pedal!
 
Back
Top