vw passat 1.9tdi 115cv gasta água em viagens longas

Boas,o meu pai tem uma passat de 1999 com 190000km,e de ha uns tempos a esta parte em viagens mais longas está a gastar água, a carrinha tem o termostato avariado há bastante tempo,acham que o consumo de água está relacionado com o facto do termostato estar avariado?
Foi à vw com ela e meteram-lhe uma tampa do reservatorio da agua nova,mas continua a perder agua,ligou para lá e disseram lhe que tinha de deixar a carrinha ficar la que podia ser a junta da colaça,mas como eu ja estou de pé atras com o concessionario,gostava de ouvir a vossa opinião.
 
A função do termostato é manter a temperatura do carro, é um mecanismo muito simples, trocado por miudos é uma "rolha" com uma mola que quando chega a uma certa temperatura (entre 85º e 90º dependendo do termostato) abre e deixa ciscular a agua quente para o radiador e entra água fria para o motor e assim sucessivamente.

Ora se o termostato avariar aberto é um problema, mas, não tão grave. O carro não vai conseguir manter a temperatura nos 90º e a agua vai estar sempre a rodar, por norma ele fica pelos 70º, o que não é bom para o motor pois a informação que dá à centralina é que o carro ainda não aqueceu, o que pode originar o relantim um pouco mais elevado e um pequeno aumento no consumo de combustivél

Se avariar fechado ai é um problema porque a água não circula ou se avariar a meio tem resistência a passar a água e o arrefecimento do motor pode ser deficiente ou nulo, sabendo que a água entra em ebulição aos 100º começa a ferver e ganha bastante pressão no circuito e a tampa do deposito tem tipo uma válvula que quando chega a uma certa pressão para evitar que rebente deixa sair a água (muitas vezes água e vapor).
O maior problema é que o motor a trabalhar a estas temperaturas ajunta da colassa vái à vida e o motor vai atrás :s

Espero ter sido claro e que tenhas entendido ;)
Abraço e muda o termostato quanto antes e verifica o G12 ;)
 
Back
Top