Visão monocular e carta de condução

Boa tarde a todos. É o seguinte: a minha filha está quase a fazer 18 anos e como tal queria que ela tirasse a carta de condução. Até aqui tudo bem, só que ela tem um problema, tem visão monocular ou seja não tem uma vista, mais propriamente a do lado direito. Entretanto vi no diário da república que as pessoas com visão monocular podem conduzir desde satisfaçam as seguintes condições:

-ter a deficiência a tempo suficiente pra se ter habituado (foi de nascença)
-ter uma acuidade visual de pelo menos 0.5 num dos olhos (não testado)
-Ter um ângulo de visão de pelo menos 150º (180º visto pelo médico mas sem qualquer tipo de papel)

Fui à medica de família pedir para me assinar os papéis e ela disse-me que a rapariga tinha que ir a um oftalmologista, este passar um a declaração em como ela não tem nenhum inconveniente para com a condução. De seguida ia a delegação de saúde e eles assinavam o papel... Mas tipo eles na delegação de saúde só com o papel do oftalmologista como é que sabem que a moça tem os outros parametros todos em ordem? Têm de fazer mais exames? Vai demorar tempo e isso é difícil de conseguir... Posso pagar a um médico para assinar e passo por cima destas burocracias?

Pergunto também a alguém aqui do fórum que tenha o mesmo problema, ou que saiba responder, se quem tem visão monocular que tipo de restrições tem? tipo, espelho do lado direito, espelho retrovisor panorámico, obrigatório uso de óculos. etc. é que se for à delegaçao de saude metem-lhe restrições que depois não as posso tirar nem com a assinatura de outro médico. Se alguém tiver o mesmo problema de saude e carta, ou estar dentro do assunto, podem-me ajudar? como é que a tiraram?

Obrigado a tdos

cumps
 
Last edited:
Infelizmente estamos em portugal.....

Ela vê bem certo? aparentemente ninguem diz que so tem uma vista certo?

Se sim, pede o atestado normal ao medico e siga...... Nao precisa de mencionar isso a ninguem nem na escola de conduçao lhe vao fazer testes se ve bem ou mal

Sou contra contornar as regras. mas reconheço de vez em quando é mesmo necessario senao nao saimos do mesmo sitio
 
Obrigado pela tua resposta. Ela não vê normal mas vê mais que suficiente para conduzir. Já conduzi com ela e está perfeitamente apta. Sim ninguém diz que só tem uma vista visto que tem uma prótese mas se olhares para ela e se repares bem nota-se que tem qualquer problema.

Vou primeiro ao oftalmologista para ver se ela tem aqueles requisitos para conduzir só mesmo para ficar com a consciência tranquila.

Se o médico disser que ta tudo bem, faço como disseste atestado normal e siga. Pois às vezes é mesmo necessário contornar as regras e ainda por cima estas é só para pagar, pagar e pagar, visto que depois tem que fazer exames especiais e outras cenas.
 
Essa parece quase aquela em que se tiveres na carta de condução de óculos, não podes conduzir nem sem eles, nem de lentes de contacto. Eu particularmente fiz antes assim, tirei a foto sem óculos e agora ando como me dá jeito.
 
São cenas mesmo estúpidas. Tipo podes usar os óculos na fotografia mas tens que conduzir com eles? E se só usares os óculos para ler? nunca tinha visto... Andas como te dá jeito. Se tivesses problemas de visão e não conseguisses conduzir, conduzias na mesma? Sabendo que em cada volta que davas ias bater? Parece-me que não... Acho que cada um deve ter o bom senso se pode ou não conduzir, se ela vê para conduzir siga.
 
Não te sei explicar essas burocracias, sei é que tenho um vizinho que também só vê de um olho e tem carta.
Abraço.
 
Essa parece quase aquela em que se tiveres na carta de condução de óculos, não podes conduzir nem sem eles, nem de lentes de contacto. Eu particularmente fiz antes assim, tirei a foto sem óculos e agora ando como me dá jeito.

bem entao se fosse agora eu tirava uma foto bebado :D

e assim era na boa podia conduzir, oh sor condutor voce encontra se alcoalizado? oh sor guarda estou como estava quando tirei a foto :D:D

:p
 
Back
Top