vidros embaciam

Queria perguntar ao pessoal se já alguma vez vos aconteceu de por exemplo ligarem o AC para desembaciar os vidros e quando mudam para sofagem novamente o vidro embacia outra vez. É que no meu isso acontece.

Se tiver sempre o AC ligado tudo bem se tiver sempre a sofagem ligada desde que pego no carro tudo bem também. Mas se ligar o AC e depois passar para sofagem acontece sempre isso.
 
troca o vidro pa lol
eu tambem ja reparei nisso no polo do meu pai! o pk tambem nao sei!
o meu como e sofagem no inverno e ca(corrente de ar) no verao nao tenho esse problema!
 
Antes de tudolimpa o vidro com um produto para vidros a base d'alcool. e vé se faz alguma coisa axo k ajax deve resultar.
 
Antes de tudolimpa o vidro com um produto para vidros a base d'alcool. e vé se faz alguma coisa axo k ajax deve resultar.

Isso acontece-me desde que comprei o carro já limpei muitas vezes acontece sempre o mesmo. O problema não está no embaciar que isso é normal. Está é na passagem do AC para Sofagem.

Ou seja tenho o AC ligado e o vidro está desembaciado. Mal passo para a sofagem (que a meu ver devia de manter o vidro desembaciado) começa a embaciar.

O problema não era grave se por exemplo quando vou para a terra dos meus pais e no Porto estão 2 ou 3 graus quando começo a chegar à aldeia e atinge temperaturas negativas o AC desliga automaticamente e não dá para ligar enquanto a temperatura não for aos 5ºC e o vidro fica de tal maneira embaciado que é quase impossível conduzir e nem a sofagem no máximo consegue limpar.

Com o tempo aprendi a contornar essa situação utilizando só sofagem quando estão temperaturas baixas. Mas gostava de poder usar o AC porque limpa muito mais rápido.
 
Tb m acontece isso, por isso é que nunca uso o AC para desembaciar, sempre com a sofagem normal! Tento igualar a temperatura da sofagem com a de lá de fora! para a parte interior nao ficar com uma diferença de temperatura demasiado grande em relaçao a parte de fora... E eu penso que o que faz embaciar com o AC é mesmo isso... mandares ar super frio po vidro da parte de dentro e a de fora nao esta tao fria, qd desligas o AC caput nao ves nadinha a tua frente! xD
 
então mas o ac n é para dar ar frio?
para desembaciar não utilizas o temp high do controlo de temp do carro para dar ar quente?
pq com ar frio não vais la...
 
então mas o ac n é para dar ar frio?
para desembaciar não utilizas o temp high do controlo de temp do carro para dar ar quente?
pq com ar frio não vais la...

Ar quente? para mim o vidro desembacia muito mais rápido com ar frio! não há comparação possível, pelo menos no meu caso!
 
Ar quente? para mim o vidro desembacia muito mais rápido com ar frio! não há comparação possível, pelo menos no meu caso!

acho isso estranho...
ha umas semanas fiz uma viagem a espanha com temperatura de 2 e 3 graus quase 1000 km ate irún e akilo se eu metesse ar frio o para-brisas não desembaciava tão rapidamente so mesmo com ar quente e em 30 segundos voila ja se podia ver tudo;)
 
O AC desde que acertado para uma determinada temperatura, nao deve desligar.

O pessoal tambem deve usar o AC durante o inverno. Sim, leram bem: usar no inverno.
Porquê?

Há dois motivos:
1-fazer funcionar todo o sistema de AC para o mesmo não ficar parado muitas semanas e lubrificar o sistema.
Só isso já lhe confere mais uns anos de vida e especial saude ao compressor.
O gaz que se encontra no interior do AC contem tambem uma pequena quantidade de oleo para lubrificar o sistema.

2-o AC pode ser utilizado, mesmo a quente no inverno.
O AC ao arrefecer o ar, tambem lhe retira as humidades e o torna mais seco.
Daí ser tão eficaz a desembaciar os vidros dos carros.
No inverno em dias de muita chuva e humidade, torna-se bem mais confortavel andar com a
temperatura do carro nos 18/20ºC com o AC ligado, pois alem de aquecer, seca O ar.

Quanto ao problema do user a quem embacia os vidro quando desliga o AC, isso acontece sempre um pouco, pois o "radiador do frio" da chaufage ressoa como no interior dos frigorificos e fica cheio de humidade. Quando ha excesso de humidade, pode ser por ter o radiador muito sujo e as caleiras por onde escorre a agua do AC estarem meias entupidas, dando origem a acumulação de agua junto ao radioador do AC. A solução parte por desmontar o tablier, aceder ao radiador, limpa-lo e desobstruir as caleiras.

Mas antes de partir para a pior, usem uns pequenos truques para manter a vossa saude e AC em bom funcionamento:

No verão, 2 ou 3 min antes de chegar ao destino, desliguem o AC.
Porquê?
Ao sair do veiculo fresco, directamente para a temperatura ambiente, não faz bem.
Em pessoas mais sensiveis pode causar tonturas e desmaios. Péssimo para crianças.
Outro motivo é aproveitar esses mesmos 2 ou 3 min para passar ar quente de fora
para ir secando um pouco o radiador do AC que entretanto esta todo ressoado.
Assim na proxima utilização, não irá embaciar tanto o vidro.

Usem tambem o AC no inverno.
Mesmo com a saufage a quente, com AC ligado, o ar fica mais seco, evitando embaciamentos
e tornando o ambiente no interior do carro mais confortavel. Tambem ajuda a manter a boa forma do AC durante todo o ano.
Tambem neste caso se deve desligar o AC antes de chegar ao destino, para depois o mesmo secar um pouco e evitar regressar ao carro e mal liga a saufage embaciar descomunalmente o para brisas.
 
Last edited:
Eu tenho AC e digamos que nao o uso muito no Verao entao no Inverno é que nao mesmo, mas devido a A4 do meu pai e ao que li a cima vou liga-lo.

1. Eu normalmento ando sozinho quando entra uma ou outra pessoa fica logo todo embaciado nao sei como e como tirar aquilo, alem disso se acitvar aquela seta que tem o carro que nao sei para que serve ai sim fica sempre embaciado :s

2. Na A4 do meu pai, quando fica embasiado so conseguimos desembaciar mesmo ligando o AC, so a sofagem quente ou frio nao tem eficacia nenhum, pois ao ligar o AC as ventoinhas ligam logo, sem isto elas nao tem a mesma eficacia :s

Estranho mas pelo que ja vi na A4 e o que o Madlima disse, é isso mesmo.
 
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