Vidro lado passageiro desce mas nem sempre quer subir...[RESOLVIDO]

Boas,
Ultimamente o vidro do passageiro tem andado meio teimoso, desce bem mas para subir é preciso andar a apalpar/insistir no botão para subir, tanto no botão do lado do condutor como no botão da porta do passageiro, é igual.
Ouço o sinal no motor do vidro a acionar tanto no meu botão como do passageiro, mas o vidro não nem reage. Depois de algumas tentativas, lá parece que lhe acerto no ponto "G" e sobe bem! :p
Com o sistema confort no comando da chave sobe e desce bem...
Alguém já teve este problema ou sabe o que possa ser?
Obrigado. Ab

(A4 B6 Avant)

Talvez seja o modulo confort? Já fizeste um scan? É pouco provavel que tenhas o mesmo problema em dois botões diferentes, mas não é impossivel.

Talvez seja o modulo confort? Já fizeste um scan? É pouco provavel que tenhas o mesmo problema em dois botões diferentes, mas não é impossivel.
Se calhar é o sistema confort, ele perde o sistema confort nas chaves de descer e subir os vidros com o comando das chaves, já a algum tempo, mas já sabia disso e sei que o switch da fechadura da porta do condutor está a funcionar mal, quando abro a porta. Mas nunca pensei que influenciasse também o abrir os vidros nas portas. Porque vivo bem sem o sistema de abrir os vidros pelo comando (dá jeito nos dias de muito calor mas é raro utilizar) e também as luzes do interior acenderem quando abres a porta.

Esteve mais uns dias a funcionar +/- nem sempre sobe à primeira, agora não quer subir, só desce, ouve-se os cliques no motor mas não sobe, se insistir muito entra em "safe mode" com o erro "window thermal protection active ", durante uns minutos.
Será que é o motor ou o módulo comfort?
O motor do vidro do condutor ou a fechadura podem influenciar a porta do passageiro?

Boas a todos.
Vou "desenterrar" este tópico na tentativa de obter ajuda semelhante para o meu A3 8L PD130 de 2002.
Em 20 anos que a máquina está na família, já perdi a conta às vezes que tirei a forra da porta do condutor e removi a estrutura do vidro para substituir os ditos "clips" das calhas dos vidros, o famoso cancro nos 8L.
Acontece que de há uns tempos para cá, o vidro desce sem problema nenhum, mas ao subir, pára a meio ou volta para trás. Isto acontece usando o modo confort dos vidros (carregando apenas uma vez para abrir ou fechar) ou no "modo manual" (ficar a carregar no botão para subir). Só consigo fechar o vidro completamente se for "carregando várias vezes" no botão até ele subir ou ir parando, sobe um pouco, pára.
Pensando eu que seria novamente algum clip já danificado, hoje desmontei tudo novamente... E para meu espanto, ambos os clips estavam OK.
No entanto, meti uns novos, lubrifiquei as calhas/cabos/roldanas (procurei algum defeito em alguma coisa mas não detectei nada) e montei tudo novamente... mas o problema persiste!
O meu pai, que me ajudou no processo como fazemos sempre, é da opinião que deve ser o botão... Confesso que por vezes os botões dos vidros "não respondem à primeira": quer o do lado do condutor, quer do pendura, só funcionam ao fim de carregar 3 ou 4 vezes e apartir daí já funcionam "ao primeiro toque".

Alguém com o mesmo problema e/ou opinião?

Ainda vou experimentar a por pó de talco nas borrachas e calhas onde o vidro desliza (de momento não tenho spray de silicone ou graxa) a ver qual o comportamento...
Entretanto já pesquisei online por um botão igual (versão de dois botões), com código OEM 8L0959851 mas para meu espanto não encontrei nada... somente a versão de 4 botões (4 portas) ou usados...

Obrigado desde já a quem possa dar umas dicas!

Boas a todos.
Vou "desenterrar" este tópico na tentativa de obter ajuda semelhante para o meu A3 8L PD130 de 2002.
Em 20 anos que a máquina está na família, já perdi a conta às vezes que tirei a forra da porta do condutor e removi a estrutura do vidro para substituir os ditos "clips" das calhas dos vidros, o famoso cancro nos 8L.
Acontece que de há uns tempos para cá, o vidro desce sem problema nenhum, mas ao subir, pára a meio ou volta para trás. Isto acontece usando o modo confort dos vidros (carregando apenas uma vez para abrir ou fechar) ou no "modo manual" (ficar a carregar no botão para subir). Só consigo fechar o vidro completamente se for "carregando várias vezes" no botão até ele subir ou ir parando, sobe um pouco, pára.
Pensando eu que seria novamente algum clip já danificado, hoje desmontei tudo novamente... E para meu espanto, ambos os clips estavam OK.
No entanto, meti uns novos, lubrifiquei as calhas/cabos/roldanas (procurei algum defeito em alguma coisa mas não detectei nada) e montei tudo novamente... mas o problema persiste!
O meu pai, que me ajudou no processo como fazemos sempre, é da opinião que deve ser o botão... Confesso que por vezes os botões dos vidros "não respondem à primeira": quer o do lado do condutor, quer do pendura, só funcionam ao fim de carregar 3 ou 4 vezes e apartir daí já funcionam "ao primeiro toque".

Alguém com o mesmo problema e/ou opinião?

Ainda vou experimentar a por pó de talco nas borrachas e calhas onde o vidro desliza (de momento não tenho spray de silicone ou graxa) a ver qual o comportamento...
Entretanto já pesquisei online por um botão igual (versão de dois botões), com código OEM 8L0959851 mas para meu espanto não encontrei nada... somente a versão de 4 botões (4 portas) ou usados...

Obrigado desde já a quem possa dar umas dicas!
Lembrei-me de ligar o VCDS, mas a versão que tenho (VCDS Release 12.12) não lê o Módulo de Conforto ("46 - Central Conv.").
No entanto ocorreu-me outro teste: ao testar com o comando do fecho centralizado para abrir/fechar os vidros, o comportamento do vidro do condutor é igual... Ou seja, desce sem problemas, mas quando começa a subir (e sensivelmente a meio) volta para trás e desce... Acho que posso descartar que o problema seja no botão dos vidros, certo? :duhh:

Dos botões, o problema de falharem é a capa (interruptor) de plastico gasto por dentro. Se fixares papel com supercola a fazer enchimento, fica a trabalhar direitinho. Ou caso tenhas material, plastico abs em fita, derretes meia gota nas patilhas que pressionam os contactos e limas o excesso com um dremel.

Quanto ao vidro, so pode ser 2 coisas sem sombra de duvidas:
1- borrachas das calhas gastas, e por ja nao possuirem o pelo, geralmente demasiada fricção no vidro, o que faz o motor parar a meio por pensar estar algo entalado no caminho.
2- calhas mal ajustadas. Não estando na sua posição mais correta, pode ou estarem fechadas/abertas ou desalinhadas.

Dos botões, o problema de falharem é a capa (interruptor) de plastico gasto por dentro. Se fixares papel com supercola a fazer enchimento, fica a trabalhar direitinho. Ou caso tenhas material, plastico abs em fita, derretes meia gota nas patilhas que pressionam os contactos e limas o excesso com um dremel.

Quanto ao vidro, so pode ser 2 coisas sem sombra de duvidas:
1- borrachas das calhas gastas, e por ja nao possuirem o pelo, geralmente demasiada fricção no vidro, o que faz o motor parar a meio por pensar estar algo entalado no caminho.
2- calhas mal ajustadas. Não estando na sua posição mais correta, pode ou estarem fechadas/abertas ou desalinhadas.
Hoje comprei spray Lubrificante Silicone Redex e passei nas calhas, mas praticamente não se nota melhorias nenhumas... Como afino as calhas? Acho estranho pois sempre funcionou bem e não levou nenhum tipo de toque ou encosto na porta :duhh:

Estranho isso.
As calhas desapertas e mexes conforme está. Tens vídeos no YT.
Verifica de novo tudo quanto a lubrificação. Tens de desmontar o elevador, limpar bem e lubrificar com massa grafitada. Mesmo as borrachas das calhas, se já foram lubrificadas no passado, deves limpar muito bem e lubrificar com spray silicone.
Se tudo muito bem feito, continuar, só ha mais 2 opções.
-1 Cabos a partir no passa cabos/fichas oxidados
2- modulo confort com avaria.

P.S: ja reprogramaste os vidros a ver se resolve?

P.S: ja reprogramaste os vidros a ver se resolve?
Já desliguei a bateria durante meia hora de forma a fazer reset, mas continua tudo na mesma. Até para fazer a programação do vidro subir/descer com um toque, foi "complicado" pois o vidro pára/volta para trás a meio... Já o do pendura (e fazendo com o botão do lado do condutor), funciona super normal e a programação foi à primeira :rolleyes:
Obrigado por todas as dicas ;)

Já desliguei a bateria durante meia hora de forma a fazer reset, mas continua tudo na mesma. Até para fazer a programação do vidro subir/descer com um toque, foi "complicado" pois o vidro pára/volta para trás a meio... Já o do pendura (e fazendo com o botão do lado do condutor), funciona super normal e a programação foi à primeira :rolleyes:
Obrigado por todas as dicas ;)
Programar, programas e ajudas com as mãos a subir o vidro.

Ja tentaste ver se o vidro prende mesmo manualmente? Tipo, remover o motor e ver so o vidro a mexer a mão a ver se prende em algum ponto?
Alguma vez lubrificaste o motor, visto que o módulo confort está integrado?

PS: WD40 NAO É LUBRIFICANTE NUNCA USAR PARA LUBRIFICAR

PS: WD40 NAO É LUBRIFICANTE NUNCA USAR PARA LUBRIFICAR
Epá, há algum tempo que já não apanhava ninguém a dizer isso...
Apenas para ver se de uma vez por todas encontro alguém que esclareça isso.

Porque razão não é um lubrificante? Se é dito, por fonte oficial de que atua como lubrificante, repele água e ajuda a remover ferrugem?
Há opiniões de tudo, em muitos lados, mas afinal em que ficamos?
O que sugeres para realmente lubrificar, em vez do WD-40?

Back