Ventoinha do motor liga com a ignição

Tópico em 'Geral' iniciado por GeoPT, 11 Mai 2018.

  1. GeoPT

    GeoPT

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    Bom dia a todos

    Estou com um problema no meu A4 B6 de 2002.
    A ventoinha do radiador dispara assim que coloco a chave na ignição. O curioso é que passado uns metros em andamento desliga-se e depois vai-se ligando intermitentemente. O que já fiz:
    1 - Troquei os dois sensores de temperatura
    2 - Fiz lavagem ao radiador e coloquei o B12 recomendado
    3 - Testei os relés debaixo da centralina e estão Ok
    No Vag-com não tenho qualquer erro!
    Será que é o modulo de controlo da ventoinha?
    Se alguém conseguir dar-me um feedback de um problema semelhante agradecia
     
  2. Semedo_B6

    Semedo_B6

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    Estava com este problema e a única coisa que fiz foi rodar o sensor de temperatura (o que fica da parte de trás do motor) um quarto duma volta para trás e não voltei a ter esse problema.
    Tenta a ver se resolve. Parece ser nada mas pode ser a solução.

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  3. GeoPT

    GeoPT

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    Boas Semedo,

    Vou experimentar pois o sensor é novo. Desconhecia que tinha posição de encaixe.
    Eu vou dando feedback.
     
  4. Semedo_B6

    Semedo_B6

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    Foi o que me aconteceu depois de ter colocado um sensor novo.
    Foi por acaso que descobri isso. Eu tinha deixado a ficha virada para cima e apenas rodei para trás de maneira a que fique na diagonal e a ventoinha deixou de funcionar com a ignição.
    Também não tinha nenhum erro quando isto me aconteceu.

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  5. GeoPT

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    Infelizmente a solução da ficha não resolveu o problema. Julgo que será mesmo o módulo avariado.
    Sabem de alguém que os consiga testar?
     
  6. Pedro123654

    Pedro123654

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    Boa tarde, a que temperatura o carro costuma andar?
     
  7. GeoPT

    GeoPT

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    Boas Pedro. Sempre a meio. 90º
    Entretanto já saquei módulo e vou ver se consigo fazer diagnóstico. Pelo que percebi aquilo tem um heatshield em cima de um conjunto de Reguladores de Tensão (triarc), uma série de condensadores e uma placa eletrónica. É da marca Valeo.
    Forçando o teste à ventoinha no VAGCOM (depois de ela parar quando coloco a chave na ignição) o funcionamento é o normal pelo que não é relê nem centralina.
    Pode ser um condensador a vazar, triac queimado, etc

    Lets see....
     
    Last edited: 16 Mai 2018
  8. Pedro123654

    Pedro123654

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    Já verificaste circuito elétrico da ventoinha?
    Não fica ligada após desligares o carro? Li em determinados sites e um mecânico familiar também me disse que por vezes a ventoinha acionava simplesmente para avisar que existe algum problema não relacionado.
     

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