Ventoinha do motor liga com a ignição

Tópico em 'Geral' iniciado por GeoPT, 11 Mai 2018.

  1. GeoPT

    GeoPT

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    Bom dia a todos

    Estou com um problema no meu A4 B6 de 2002.
    A ventoinha do radiador dispara assim que coloco a chave na ignição. O curioso é que passado uns metros em andamento desliga-se e depois vai-se ligando intermitentemente. O que já fiz:
    1 - Troquei os dois sensores de temperatura
    2 - Fiz lavagem ao radiador e coloquei o B12 recomendado
    3 - Testei os relés debaixo da centralina e estão Ok
    No Vag-com não tenho qualquer erro!
    Será que é o modulo de controlo da ventoinha?
    Se alguém conseguir dar-me um feedback de um problema semelhante agradecia
     
  2. Semedo_B6

    Semedo_B6

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    Estava com este problema e a única coisa que fiz foi rodar o sensor de temperatura (o que fica da parte de trás do motor) um quarto duma volta para trás e não voltei a ter esse problema.
    Tenta a ver se resolve. Parece ser nada mas pode ser a solução.

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  3. GeoPT

    GeoPT

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    Boas Semedo,

    Vou experimentar pois o sensor é novo. Desconhecia que tinha posição de encaixe.
    Eu vou dando feedback.
     
  4. Semedo_B6

    Semedo_B6

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    Foi o que me aconteceu depois de ter colocado um sensor novo.
    Foi por acaso que descobri isso. Eu tinha deixado a ficha virada para cima e apenas rodei para trás de maneira a que fique na diagonal e a ventoinha deixou de funcionar com a ignição.
    Também não tinha nenhum erro quando isto me aconteceu.

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  5. GeoPT

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    Infelizmente a solução da ficha não resolveu o problema. Julgo que será mesmo o módulo avariado.
    Sabem de alguém que os consiga testar?
     
  6. Pedro123654

    Pedro123654

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    Boa tarde, a que temperatura o carro costuma andar?
     
  7. GeoPT

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    Boas Pedro. Sempre a meio. 90º
    Entretanto já saquei módulo e vou ver se consigo fazer diagnóstico. Pelo que percebi aquilo tem um heatshield em cima de um conjunto de Reguladores de Tensão (triarc), uma série de condensadores e uma placa eletrónica. É da marca Valeo.
    Forçando o teste à ventoinha no VAGCOM (depois de ela parar quando coloco a chave na ignição) o funcionamento é o normal pelo que não é relê nem centralina.
    Pode ser um condensador a vazar, triac queimado, etc

    Lets see....
     
    Last edited: 16 Mai 2018
  8. Pedro123654

    Pedro123654

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    Já verificaste circuito elétrico da ventoinha?
    Não fica ligada após desligares o carro? Li em determinados sites e um mecânico familiar também me disse que por vezes a ventoinha acionava simplesmente para avisar que existe algum problema não relacionado.
     
  9. GeoPT

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    Boas Pessoal. Como não sou de deixar assuntos pendurados aqui venho deixar a solução.
    Acabei por comprar o módulo das ventoinhas no ebay (demorou 1,5 semanas a chegar) pois não consegui apurar os valores dos componentes electrónicos do módulo com exactidão ( tolerâncias e resistencias).
    Não comprei da Valeo pois era caro demais, comprei OEM e o problema ficou resolvido.
    Depois de montar o módulo testei novamente com o Vag-com e as ventoinhas disparam como esperado.
    No entanto e se alguma alma caridosa tiver ou conseguir o esquema desta peça ficaria muito agradecido pois só necessito de entender os valores para a reparar e assim fico com uma de reserva.
     
    madlima29 e Semedo_B6 gostam disto.
  10. madlima29

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    Mas nesse dava para abrir o modulo e ver os componentes? Tinha ideia de ser enchido com resina para um gajo não poder mexer, nem reparar.
     
  11. GeoPT

    GeoPT

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    Boas Madlima,
    Não é uma resina mas sim um silicone de alta temperatura. Tens que fazer um pouco de força com bastante cuidado na tampa superior mas acaba por sair. Eu assim que possa tiro fotos e posto as "entranhas" da dita. Precisava era do esquema electrónico para validar os valores. Eu para já deixei os fios que vão às ventoinhas soldados, mas como ficaram demasiado compridos vou ver se arranjo umas uniões em cobre para que fique plug and "pray" ;).
     
  12. madlima29

    madlima29

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    Mas puxas o silicone?
    Isso nao está espalhado sobre os componentes todos?
     
  13. GeoPT

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    Não!!. Quando tiras os 4 parafusos o que tens é as costas do circuito impresso. O silicone e para prevenir que entre agua dentro do módulo. Tens que tem cuidado tb é com a tomada onde entram os fios para o modulo que também está colado à caixa mas sai bem se abanares um pouco. Os fios que vão às ventoinhas são os unicos que tens que cortar pois se comprares um módulo novo já trás a ficha de ligação. Se cortares bem rentes os fios até podes comprar conectores novos, cravares nos fios das ventoinhas e com uma dose de paciência sacares as fichas do módulo novo (estes sim colados com uma resina) de forma a que não partas esses encaixes. Eu para já optei apenas por emendar.
     
  14. GeoPT

    GeoPT

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    Aqui ficam as fotos como prometido.
     

    Ficheiros Anexados:

  15. madlima29

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    Ja percebi. Mas esse não é o tipo de modulo que estava a pensar, mas sim daqueles que é uma caixa aberta, o circuito dentro, e resina por cima a lacrar. Esse é facil e operavel.
    Olha, ja testaste bem os relés? Será que nao está algum a colar? So colam se tiverem carga.
     

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