Ventoinha AC

Boas

Não sei o que se passa com a ventoinha do Ac do meu b5 que por vezes não a tenho a funcionar.

Ou seja tenho o ac no frio, está a sair frio e por vezes parece que o sistema corta o frio e entra ar da sofagem tendo o ac ligado, volta a tentar ligar (sente se logo a diferença no motor) e nada, tenho de andar a desligar no painel de controlo do ac, voltar a ligar para sair ar frio.

Com isto tenho a ventoinha a funcionar, outras vezes não, chego a casa ou noutro lado qualquer, deixo em relantim e nem sinal de vida, vou ver e está desligada.

Nem os tubos ao lado do motor estão molhados sequer, por norma quando está tudo ok o tubo que passa o frio está gelado e a "suar".

algum problema electrico?

E outra no inverno não deita ar quente, supostamente está entupido, falaram num video que explica como, pelo menos tentar resolver esta parte do entupimento, agora a ventoinha não estar sempre a funcionar já não sei.
 
Obrigado


Uma coisa é certa, tenho o carro ja fez 11 anos e carregar o ac foi coisa que nunca fiz, mas certamente a carga deve estar ja nas ultimas, pois as vezes esforca se para se manter no frio e sente se a desligar e a tentar ligar pois este sistema mexe com o motor como se sabe, quanto à ventoinha as vezes tenho a a funcionar, outras vezes não, mas parte se do principio que mal se liga o ac, deve comecar logo a rodar...?

Vagcom nao tenho no entanto onde poderei recarregar o ac, mas de modo a que façam um trabalho decente? E valores é coisa para quantos €
 
vai a uma bosch car service

E lá fui esta segunda feira aqui em setubal, fica perto do elefante azul.

Bom, o AC levou carga, a ventoinha não quer funcionar, o funcionário explicou me que:

só em andamento é que dá frio pois com a deslocação de ar consegue arrefecer o sistema

e que parado como a ventoinha não funciona, aquilo anda ali a tentar ligar e faz com que o AC deixe de funcionar e volta novamente a tentar funcionar e acaba por não sair ar frio e nota-se logo em relantim.

outra coisa que não conseguir perceber é o porquê de a agua do AC não sair, pelo menos não vejo agua no chão, supostamente deveria expelir agua e ficar a tipica poça de agua depois de parado.

quanto ao não sair ar quente, falei lhe daquele método que falam por aqui de meter a mangueira de agua pelas tubagens de modo a desentupir o radiador caso esteja realmente entupido, aconselhou me a não me meter neste tipo de truques de modo a não rebentar com o sistema e ainda iria ficar pior do que ja esta e podia correr mal. Disse me que os tubos estão quentes mas o ar não chega quente ao interior do carro.

nisto sugeriu me diagnósticos e mais diagnósticos para isto e para aquilo, fiquei me só pela recarga do ac que foi 60 e poucos euros.

como não tenho o vagcom não sei se conseguia chegar a alguma conclusão e assim poupar dinheiro em diagnosticos
 
Muda ja de oficina. Para ja, acho cara a carga. E alem disso, nem te fizetam o teste de pressao do ac. Acho estupido e nota se que é uma oficina de amadores e mamoes de carteiras.
Tens portanto de ligar novamente a maquina do gaz, e verificar as pressoes. Depois, eles que vejam os fusiveis. Ligas tambem o vagcom a ver erros. Verifica se a embraiagem fica a funcionar do compressor,etc... enfim, coisa que uma casa de ac te verifica em 1 hora e meia de serviço.
 
Muda ja de oficina. Para ja, acho cara a carga. E alem disso, nem te fizetam o teste de pressao do ac. Acho estupido e nota se que é uma oficina de amadores e mamoes de carteiras.
Tens portanto de ligar novamente a maquina do gaz, e verificar as pressoes. Depois, eles que vejam os fusiveis. Ligas tambem o vagcom a ver erros. Verifica se a embraiagem fica a funcionar do compressor,etc... enfim, coisa que uma casa de ac te verifica em 1 hora e meia de serviço.

quanto a fugas etc estava tudo ok

só que para mais diagnósticos etc era mais um tanto
 
Amigo se ventoinha não funciona e porque não atinge temperatura poderá ser falta de gás como já foi dito
Quanto ao sapateiro que te disse que o carro só faz frio em andamento e que a ventoinha também só trabalha em andamento diz lhe que ele e burro como uma porta e que está na profissão errada

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk
 
Amigo se ventoinha não funciona e porque não atinge temperatura poderá ser falta de gás como já foi dito
Quanto ao sapateiro que te disse que o carro só faz frio em andamento e que a ventoinha também só trabalha em andamento diz lhe que ele e burro como uma porta e que está na profissão errada

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk

Mas se o ac ja levou carga e até faz mais frio...

agora se tiver o carro em relantim o ac tenta ligar a ventoinha e dali nao passa, so mesmo em andamento para fazer frio, e como disse o outro, como o carro recebe o vento do exterior, consegue refrigerar
 
Então e o relé que faz contacto em andamento e quando está parado não te manda correntes para o compressor, com o carro parado a trabalhar liga o ar e mexe com os relés e vês logo o mau contacto
Boa sorte

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk
 
Amigo esquece a conversa do sapateiro, então num engarrafamento não tinhas ar condicionado e para teres tinhas de andar sempre a circular?
Olha isto a funcionar bem com o carro parado levas um copo para o carro e até te salta cubos de gelo[emoji481]








Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk
 
Back
Top