velas de pre aquecimento

boas pessoal.
estou com uma duvida que tenho a certeza que os experts me podem exclarecer sem erros nem omissoes, portanto desde ja o meu agradecimento so por lerem este topico.
papos a parte,o me bolinhas anda a custar a pegar agora no inverno, tento deixar a igniçao ligada um pouco mais para o pre aquecimento das velas surtir mais efeito e nao custar tanto.
duvidas: serao as velas de aquecimento?ja me disseram que sim.
se sim, quais as mais indicadas para o meu 2.0 tdi?

abraço e obrigado.
 
boas pessoal.
estou com uma duvida que tenho a certeza que os experts me podem exclarecer sem erros nem omissoes, portanto desde ja o meu agradecimento so por lerem este topico.
papos a parte,o me bolinhas anda a custar a pegar agora no inverno, tento deixar a igniçao ligada um pouco mais para o pre aquecimento das velas surtir mais efeito e nao custar tanto.
duvidas: serao as velas de aquecimento?ja me disseram que sim.
se sim, quais as mais indicadas para o meu 2.0 tdi?

abraço e obrigado.


Sim pode ser, mas o deixares mais tempo a ignição ligada antes de dar ao arraque não te resolve o problema.
ele fumega um pouco depois quando pega?
Se perceberes um pouco do assuno, facilmente consegues ver se tens alguma queimada, e se tiveres troca mais não seja para não desgastares tanto a bateria.
 
resolve pois dou ,ais tempo de aquecimento as velas....ou estou redondamente enganado e eh uma grande asneira???

pois, isso tem de ser mesmo o mecanico, estou a cumprir a promessa de nao tocar no meu motor:).
so no ax:) se estragar nao tenho remorsos....:)

podes me aconselhar as melhores para mim?
obrigado.
 
as velas testas ca fora e ves se estão em boas condições.
Isso faz-se em 5 min. Se alguma estivesse queimada, acendia a luz do painel.
Dai eu achar que pode não ser dai o problema.
 
resolve pois dou ,ais tempo de aquecimento as velas....ou estou redondamente enganado e eh uma grande asneira???

pois, isso tem de ser mesmo o mecanico, estou a cumprir a promessa de nao tocar no meu motor:).
so no ax:) se estragar nao tenho remorsos....:)

podes me aconselhar as melhores para mim?
obrigado.

Resolver não resolves, desenrrascas...

Elucidando, o conceito:
-o gasóleo entra em ebolição entre os 150 e os 300º +- ?(também variando com as condições atmosféricas certo)
-A "vela" é basicamente uma resistência.

Quando ligas a ignição é injectada corrente eléctrica nas "velas" que estão desenvolvidas para atingir até 800º temperatura entre 2 a 10segundos.
Deste modo, passado este tempo, quando "dás ao arranque" a câmara de combustão já está á temperatura ideal para quando o gasóleo for injectado, entrar em ebolição.

Problemas:
Se uma ou mais velas estiverem danificadas o arranque é inferiorizado dado que um dos pistons não vai ajudar no arranque de atingir a rotação de suporte básico.
Ao manteres a ignição ligada mais tempo apenas permites que se atinga mais temperatura perto dos 800º digamos, o que irá ajudar a que o motor pegue melhor, mas consequência disso será maior esforço da bateria e motor de arranque e não trás grande saude ás velas a longo prazo.

1ª possbilidade
Velas, facilmente podes medi-las com elas no sitio, mas o ideal e tirares e medir fora como o madlima indicou.
No entanto esta questão tem os seus Q´s pois nestes motores só com a pressão que o gasóleo é injectado, este atinge a temperatura quase necessária para atingir a ebolição do gasóleo.
Assim como o madlima também referiu e bem, normalmente se a leitura do polo da vela ultrapassar uma X leitura Ohmica, o carro assume que ela está queimada e regista o erro, mas não sei se o erro fica registado ou demonstrado no painel.

2ª possibilidade
Bateria não suporta o arranque e não consegue dispender a amperagem necessária para que o motor arranque tenha um bom arranque.
Facilmente medida com um voltimetro.

3ª possibilidade
Motor de arranque a precisar de uma revisão, maus contactos na bobine ou colector/escova são o suficiente para criar maus contactos e criar sobreaquecimento e resistência á passagem da potencia da bateria.
Facilmente medido com um amperimetro

Isto focando no problema de atingir a temperatura de pre ebulição e atingir a rotação suporte básico.
Ultrapassando isto é que poderás analisar a possibilidade de falta gasóleo por ex.
 
Last edited:
as velas testas ca fora e ves se estão em boas condições.
Isso faz-se em 5 min. Se alguma estivesse queimada, acendia a luz do painel.
Dai eu achar que pode não ser dai o problema.

obrigado madlima.
vou testar tudo o que o king falou.

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as velas testas ca fora e ves se estão em boas condições.
Isso faz-se em 5 min. Se alguma estivesse queimada, acendia a luz do painel.
Dai eu achar que pode não ser dai o problema.

obrigado madlima.
vou testar tudo o que o king falou.

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Resolver não resolves, desenrrascas...

Elucidando, o conceito:
-o gasóleo entra em ebolição entre os 150 e os 300º +- ?(também variando com as condições atmosféricas certo)
-A "vela" é basicamente uma resistência.

Quando ligas a ignição é injectada corrente eléctrica nas "velas" que estão desenvolvidas para atingir até 800º temperatura entre 2 a 10segundos.
Deste modo, passado este tempo, quando "dás ao arranque" a câmara de combustão já está á temperatura ideal para quando o gasóleo for injectado, entrar em ebolição.

Problemas:
Se uma ou mais velas estiverem danificadas o arranque é inferiorizado dado que um dos pistons não vai ajudar no arranque de atingir a rotação de suporte básico.
Ao manteres a ignição ligada mais tempo apenas permites que se atinga mais temperatura perto dos 800º digamos, o que irá ajudar a que o motor pegue melhor, mas consequência disso será maior esforço da bateria e motor de arranque e não trás grande saude ás velas a longo prazo.

1ª possbilidade
Velas, facilmente podes medi-las com elas no sitio, mas o ideal e tirares e medir fora como o madlima indicou.
No entanto esta questão tem os seus Q´s pois nestes motores só com a pressão que o gasóleo é injectado, este atinge a temperatura quase necessária para atingir a ebolição do gasóleo.
Assim como o madlima também referiu e bem, normalmente se a leitura do polo da vela ultrapassar uma X leitura Ohmica, o carro assume que ela está queimada e regista o erro, mas não sei se o erro fica registado ou demonstrado no painel.

2ª possibilidade
Bateria não suporta o arranque e não consegue dispender a amperagem necessária para que o motor arranque tenha um bom arranque.
Facilmente medida com um voltimetro.

3ª possibilidade
Motor de arranque a precisar de uma revisão, maus contactos na bobine ou colector/escova são o suficiente para criar maus contactos e criar sobreaquecimento e resistência á passagem da potencia da bateria.
Facilmente medido com um amperimetro

Isto focando no problema de atingir a temperatura de pre ebulição e atingir a rotação suporte básico.
Ultrapassando isto é que poderás analisar a possibilidade de falta gasóleo por ex.


eu não digo que vocês dominam a arte da agricultura:).
muito obrigado. vou testar isso tudo e ver de onde surge a dor:).

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Resolver não resolves, desenrrascas...

Elucidando, o conceito:
-o gasóleo entra em ebolição entre os 150 e os 300º +- ?(também variando com as condições atmosféricas certo)
-A "vela" é basicamente uma resistência.

Quando ligas a ignição é injectada corrente eléctrica nas "velas" que estão desenvolvidas para atingir até 800º temperatura entre 2 a 10segundos.
Deste modo, passado este tempo, quando "dás ao arranque" a câmara de combustão já está á temperatura ideal para quando o gasóleo for injectado, entrar em ebolição.

Problemas:
Se uma ou mais velas estiverem danificadas o arranque é inferiorizado dado que um dos pistons não vai ajudar no arranque de atingir a rotação de suporte básico.
Ao manteres a ignição ligada mais tempo apenas permites que se atinga mais temperatura perto dos 800º digamos, o que irá ajudar a que o motor pegue melhor, mas consequência disso será maior esforço da bateria e motor de arranque e não trás grande saude ás velas a longo prazo.

1ª possbilidade
Velas, facilmente podes medi-las com elas no sitio, mas o ideal e tirares e medir fora como o madlima indicou.
No entanto esta questão tem os seus Q´s pois nestes motores só com a pressão que o gasóleo é injectado, este atinge a temperatura quase necessária para atingir a ebolição do gasóleo.
Assim como o madlima também referiu e bem, normalmente se a leitura do polo da vela ultrapassar uma X leitura Ohmica, o carro assume que ela está queimada e regista o erro, mas não sei se o erro fica registado ou demonstrado no painel.

2ª possibilidade
Bateria não suporta o arranque e não consegue dispender a amperagem necessária para que o motor arranque tenha um bom arranque.
Facilmente medida com um voltimetro.

3ª possibilidade
Motor de arranque a precisar de uma revisão, maus contactos na bobine ou colector/escova são o suficiente para criar maus contactos e criar sobreaquecimento e resistência á passagem da potencia da bateria.
Facilmente medido com um amperimetro

Isto focando no problema de atingir a temperatura de pre ebulição e atingir a rotação suporte básico.
Ultrapassando isto é que poderás analisar a possibilidade de falta gasóleo por ex.


eu não digo que vocês dominam a arte da agricultura:).
muito obrigado. vou testar isso tudo e ver de onde surge a dor:).

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Resolver não resolves, desenrrascas...

Elucidando, o conceito:
-o gasóleo entra em ebolição entre os 150 e os 300º +- ?(também variando com as condições atmosféricas certo)
-A "vela" é basicamente uma resistência.

Quando ligas a ignição é injectada corrente eléctrica nas "velas" que estão desenvolvidas para atingir até 800º temperatura entre 2 a 10segundos.
Deste modo, passado este tempo, quando "dás ao arranque" a câmara de combustão já está á temperatura ideal para quando o gasóleo for injectado, entrar em ebolição.

Problemas:
Se uma ou mais velas estiverem danificadas o arranque é inferiorizado dado que um dos pistons não vai ajudar no arranque de atingir a rotação de suporte básico.
Ao manteres a ignição ligada mais tempo apenas permites que se atinga mais temperatura perto dos 800º digamos, o que irá ajudar a que o motor pegue melhor, mas consequência disso será maior esforço da bateria e motor de arranque e não trás grande saude ás velas a longo prazo.

1ª possbilidade
Velas, facilmente podes medi-las com elas no sitio, mas o ideal e tirares e medir fora como o madlima indicou.
No entanto esta questão tem os seus Q´s pois nestes motores só com a pressão que o gasóleo é injectado, este atinge a temperatura quase necessária para atingir a ebolição do gasóleo.
Assim como o madlima também referiu e bem, normalmente se a leitura do polo da vela ultrapassar uma X leitura Ohmica, o carro assume que ela está queimada e regista o erro, mas não sei se o erro fica registado ou demonstrado no painel.

2ª possibilidade
Bateria não suporta o arranque e não consegue dispender a amperagem necessária para que o motor arranque tenha um bom arranque.
Facilmente medida com um voltimetro.

3ª possibilidade
Motor de arranque a precisar de uma revisão, maus contactos na bobine ou colector/escova são o suficiente para criar maus contactos e criar sobreaquecimento e resistência á passagem da potencia da bateria.
Facilmente medido com um amperimetro

Isto focando no problema de atingir a temperatura de pre ebulição e atingir a rotação suporte básico.
Ultrapassando isto é que poderás analisar a possibilidade de falta gasóleo por ex.


eu não digo que vocês dominam a arte da agricultura:).
muito obrigado. vou testar isso tudo e ver de onde surge a dor:).
 
Acho que em qq dos casos, bateria, velas, motor de arranque... acende luz avisadora de anomalia...

no caso de serem as velas, as mais indicadas sao umas "quaisqueres" indicadas para o carro que tens... isso sao velas de incandescência... não sao velas de ignição :D nao vai andar mais o carro :D
 
Podes testa las de maneira muito fácil...
Pegas num cabo, ligas uma extremidade,ligas no Positivo da bateria, e vais encostar a outra pontas as velas (Tens de tirar o cachimbo), se fizerem faisca é porque estão boas... (Não é uma faisca enorme)
 
Alguns sim, mas tudo o que é relacionado com a linha de potência não regista erros, por ex um mau contacto na bobine de chamada.
Inda á pouco tempo tive um problema do género num 2.0 170cv.
Isto para não falar numa bateria fraca por ex que não regista erros certamente.

vodevil, consegues ver qual a amperagem da bateria?
Acho que em qq dos casos, bateria, velas, motor de arranque... acende luz avisadora de anomalia...

no caso de serem as velas, as mais indicadas sao umas "quaisqueres" indicadas para o carro que tens... isso sao velas de incandescência... não sao velas de ignição :D nao vai andar mais o carro :D
 
sim, não regista erros, so na versão antiga do mmi eh que tinha la o medidor mais nada.
king não tenho ca o carro, deixeio na oficina para por um taco e a esta hora os mecânicos já não andam por aqui..sei que eh um bajolo enorme na mala do carro.

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Acho que em qq dos casos, bateria, velas, motor de arranque... acende luz avisadora de anomalia...

no caso de serem as velas, as mais indicadas sao umas "quaisqueres" indicadas para o carro que tens... isso sao velas de incandescência... não sao velas de ignição :D nao vai andar mais o carro :D



sim eu sei, so não sei eh marca e modelo ou referencia de velas santinhos.

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Podes testa las de maneira muito fácil...
Pegas num cabo, ligas uma extremidade,ligas no Positivo da bateria, e vais encostar a outra pontas as velas (Tens de tirar o cachimbo), se fizerem faisca é porque estão boas... (Não é uma faisca enorme)

obrigado blue, amanha la para o final da tarde se a coisa se proporcionar passo la na oficina para testar:)
 
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