As velas de incandescência são usadas exclusivamente nos motores diesel e servem para aquecer o ar usado ao colocar o motor em funcionamento.
O sistema é composto por um temporizador que ao colocar a chave na ignição nos faz passar a informação de quando é que a ponta das velas está à temperatura ideal para aquecer o ar que irá servir para colocar o motor em marcha. Essa informação é passada através de um sinal luminoso, que se encontra no tablier do carro e que ao apagar-se indica que a operação pode ser concluida.
Os maiores problemas com este tipo de componentes é quando o temporizador não desliga a corrente electrica e se mantem em funcionamento, após o colocar em marcha do motor.
As temperaturas então resultantes podem levar a que as velas se derretam projectando particulas metálicas para dentro dos cilindros podendo mesmo provocar danos no topo dos pistões.
O sistema é composto por um temporizador que ao colocar a chave na ignição nos faz passar a informação de quando é que a ponta das velas está à temperatura ideal para aquecer o ar que irá servir para colocar o motor em marcha. Essa informação é passada através de um sinal luminoso, que se encontra no tablier do carro e que ao apagar-se indica que a operação pode ser concluida.
Os maiores problemas com este tipo de componentes é quando o temporizador não desliga a corrente electrica e se mantem em funcionamento, após o colocar em marcha do motor.
As temperaturas então resultantes podem levar a que as velas se derretam projectando particulas metálicas para dentro dos cilindros podendo mesmo provocar danos no topo dos pistões.