velas de incandescência

As velas de incandescência são usadas exclusivamente nos motores diesel e servem para aquecer o ar usado ao colocar o motor em funcionamento.
O sistema é composto por um temporizador que ao colocar a chave na ignição nos faz passar a informação de quando é que a ponta das velas está à temperatura ideal para aquecer o ar que irá servir para colocar o motor em marcha. Essa informação é passada através de um sinal luminoso, que se encontra no tablier do carro e que ao apagar-se indica que a operação pode ser concluida.
Os maiores problemas com este tipo de componentes é quando o temporizador não desliga a corrente electrica e se mantem em funcionamento, após o colocar em marcha do motor.
As temperaturas então resultantes podem levar a que as velas se derretam projectando particulas metálicas para dentro dos cilindros podendo mesmo provocar danos no topo dos pistões.
 
Nuno Gomes disse:
É claro que nos tdi, as velas raramente acendem!
Só quando vou no inverno a casa dos pais, lá no douro!!

Menos de 8 graus (de temp da agua)é que acendem :wink:
Se tiverem o carro na garagem cmo eu nnc na vida precisao delas :lol:

Cumps
 
não percebo.

no meu A4 e agora no A6, a luz no painel acende sempre, por muito pouco tempo que fique acesa. os carros da empresa tb o fazem. o normal não é fazerem? até no manual vem.
 
Desde k tenho a minha A4 so vi uma vez as velas acenderem e nota se a difrença no simbolo da resistencia... fica ligado mais 1 ou 2segundos k o normal :wink:
Esse simbolo se n liga é pq n tem centralina ou chips .... infelizmente mto comum na minha A4 LOL
Quando pisca é tb por qq erro grave.. nalguns modelos ate basta fundir um stop para a luz pisca :wink:

Os PD penso que nem velas tem tal é a pressao que injectao... mas n tenho a certeza.

Cumps
 
Artur Costa disse:
Quando pisca é tb por qq erro grave.. nalguns modelos ate basta fundir um stop para a luz pisca :wink:
Cumps


pois, a minha uma vez nao parou de piscar.. era o sensor do travoes que tinha estragado.. assustei-me na altura :D

lá andava eu sem luzes de travões sempre a olhar pelo espelho nao fossem bater-me :lol:
 
AvantRS disse:
Artur Costa disse:
Quando pisca é tb por qq erro grave.. nalguns modelos ate basta fundir um stop para a luz pisca :wink:
Cumps


pois, a minha uma vez nao parou de piscar.. era o sensor do travoes que tinha estragado.. assustei-me na altura :D

lá andava eu sem luzes de travões sempre a olhar pelo espelho nao fossem bater-me :lol:

A minha uma vez também piscou durante um tempo (estavam praí 1/2 graus), depois nunca mais voltou a piscar. Deduzi que fosse da temperatura...
 
Ai vai um desenterranço de quase 2 anos :lol:, o meu a3 8l 110cv pifou a bateria na 5ª, meti uma ducellier de 75 amperes (150€) fdx ate doi, e o alternador tb foi po galheiro, meti a placa electronica ou la que raio é, ficou a carregar a bateria, mas agora tenho a luz das velas a piscar, meto o carro a bulir e passado alguns minutos fica sempre a piscar.

aguma ideia?

o meu cabo ainda nao o fui trocar (relaxo) aceitam se opinioes.

Abraço
 
Luispereira disse:
Ai vai um desenterranço de quase 2 anos :lol:, o meu a3 8l 110cv pifou a bateria na 5ª, meti uma ducellier de 75 amperes (150€) fdx ate doi, e o alternador tb foi po galheiro, meti a placa electronica ou la que raio é, ficou a carregar a bateria, mas agora tenho a luz das velas a piscar, meto o carro a bulir e passado alguns minutos fica sempre a piscar.

aguma ideia?

o meu cabo ainda nao o fui trocar (relaxo) aceitam se opinioes.

Abraço


Verifica se as luzes de stop estao todas a trabalhar... ;)
 
Back
Top