Vaso de Expansão castanho/laranja

Boas,

Andei a fazer umas manutenções/arranjos no meu B8 quando me apercebi que tenho o vaso de expansão castanho/laranja, após colocar os dedos lá dentro verifiquei que é ferrugem (pelo menos parece e cheira a ferrugem).
Fiz a troca de uma peça no sistema de refrigeração faz uns 7 meses, aquilo deve ser porque alguém me meteu agua da torneira em vez de agua destilada quando encheu deposito. :'( Vou ter de lavar o sistema de refrigeração.
Usei o search e pelo que li no forum a maior parte da malta lava apenas com agua abrindo o tubo do radiador (e provavelmente tirando o termostato senão aquilo não deixa passar agua nenhuma) e fazendo correr agua até sair limpa, mas já vi que há quem lave com vinagre...
Qual devo fazer?
O que trás melhores resultados?

O vinagre estraga algo no carro? selos, juntas, borrachas, tubagens, peças?
Qual o ratio é 1 parte de agua para 1 parte de vinagre ou uso menos/mais vinagre?
Devo deixar actuar quanto tempo?

De ter lá ferrugem durante mais de meio ano será que houve tempo para estragar algo? o carro vai com 130.000 km

Qualquer ajuda era boa.
 
Mete apenas agua destilada, e não precisas de retirar o termostato, faz o seguinte, drenas o sistema de refrigeração, apos ter saído toda a gua, colocas agua destilada no sistema de refrigeração ate ficar a nível, andas com o carro uns bons kilometros, voltas a drenar o sistema, se a agua ainda estiver muito suja, voltas a repetir o processo, ate a agua começar a ficar limpa, depois disso, passa na marca, compras 2L de G13, e um vaso de expansão novo, colocas os 2L de G13, e atestas o restante em falta com agua destilada, depois nos próximos dias é so teres em atenção ao nível, e a coloração do mesmo..
 
Segui a tua dica Vick_79, tenho trocado a agua ao carro, e agora começa a sair limpa, quase pronta a "beber", mas agora tenho um problema, como troquei tanta vez a agua o bujão para vazar o sistema de refrigeração está em mau estado...




ele esta no carro fica apertado (sendo dificil tira-lo á mão) e veda, o sistema está sempre sob alguma pressão, opbviamente que não o desaperta....mas o seguro morreu de velho....
Sinto-me melhor se tratar disto.

É preciso comprar aquela flange/tubo todo para ter o bujão de plastico ou dá para comprar só o bujão?
Alguém me pode ajudar com o numero de peça e como posso comprar um novo?
 
Last edited:
Segui a tua dica Vick_79, tenho trocado a agua ao carro, e agora começa a sair limpa, quase pronta a "beber", mas agora tenho um problema, como troquei tanta vez a agua o bujão para vazar o sistema de refrigeração está em mau estado...
https://s21.postimg.org/lv1n9lzgj/IMG_20160902_010812.jpg
https://s21.postimg.org/7h2uvm30j/IMG_20160902_010810.jpg
https://s21.postimg.org/469whznpf/IMG_20160902_010751.jpg

ele esta no carro fica apertado (sendo dificil tira-lo á mão) e veda, o sistema está sempre sob alguma pressão, opbviamente que não o desaperta....mas o seguro morreu de velho....
Sinto-me melhor se tratar disto.

É preciso comprar aquela flange/tubo todo para ter o bujão de plastico ou dá para comprar só o bujão?
Alguém me pode ajudar com o numero de peça e como posso comprar um novo?
Talvez se venda em separado.. qual é o modelo, motorização e ano do carro?
 
Aquilo está no canto inferior esquerdo (do ponto de vista do condutor) entre o radiador e a mangueira que liga ao radiadot, é um tipo de flange de plastico que é um T basicamente. tipo RADIADOR T MANGUEIRA e na parte de baixo do T é este dito bujão para vazar o sistema.

163005-163431.jpg



encontrei esta foto na net que mostra +/- como é
 
Aquilo está no canto inferior esquerdo (do ponto de vista do condutor) entre o radiador e a mangueira que liga ao radiadot, é um tipo de flange de plastico que é um T basicamente. tipo RADIADOR T MANGUEIRA e na parte de baixo do T é este dito bujão para vazar o sistema.

http://cimg3.ibsrv.net/cimg/www.audiworld.com/700x500_85/431/163005-163431.jpg


encontrei esta foto na net que mostra +/- como é
Não encontro a peça no etka, não se deve vender em separado, deve fazer parte do conjunto todo do tubo..
 
Realmente as "soluções" em plástico nessas zonas sempre me deixam preocupado e eu só lhes mexo se não encontrar outra maneira de esvaziar o circuito (prefiro desengatar um tubo com abraçadeira do que mexer nesse bujão).

Uma maneira mais simples de ficares descansado era fazeres um furo no topo do bujão e passares uma abraçadeira a apanhar o tubo.

Eu tenho o habito de lubrificar esses orings com vaselina, só para eles ficarem mais acamados e lubrificados (aumenta a duração e ajuda a estanquicidade)
 
Obrigado a todos pela ajuda, lá terei de comprar flange e tubo

fica a peça já com a flange 8K0121055L

entretanto vou andando assim que aquilo esta mesmo difícil de tirar á mão só mesmo usando muita força, para ser fácil só mesmo com alicate. Encomendo a flange e quando acabar as trocas for meter o g13 meto o bujão novo..

já agora a ideia do logisurg é top. usar a braçadeira, se o bujão nao estivesse rijo punha isso e andava descansado...
 
Obrigado a todos pela ajuda, lá terei de comprar flange e tubo

fica a peça já com a flange 8K0121055L

entretanto vou andando assim que aquilo esta mesmo difícil de tirar á mão só mesmo usando muita força, para ser fácil só mesmo com alicate. Encomendo a flange e quando acabar as trocas for meter o g13 meto o bujão novo..

já agora a ideia do logisurg é top. usar a braçadeira, se o bujão nao estivesse rijo punha isso e andava descansado...
outra coisa.. recomendo comprares os tubos na marca..
 
Mete apenas agua destilada, e não precisas de retirar o termostato, faz o seguinte, drenas o sistema de refrigeração, apos ter saído toda a gua, colocas agua destilada no sistema de refrigeração ate ficar a nível, andas com o carro uns bons kilometros, voltas a drenar o sistema, se a agua ainda estiver muito suja, voltas a repetir o processo, ate a agua começar a ficar limpa, depois disso, passa na marca, compras 2L de G13, e um vaso de expansão novo, colocas os 2L de G13, e atestas o restante em falta com agua destilada, depois nos próximos dias é so teres em atenção ao nível, e a coloração do mesmo..

Boas
Desculpa perguntar, se calhar até é uma pergunta estupida, mas mais vale fazer do k ficar com duvidas.:D
Ao fazer este processo, ajuda a limpar o circuito?
Só a agua destilada não será prejudicial para o circuito?
É só uma pergunta de kem não percebe muito, não me crucifiquem por favor:p
É k se calhar vou fazer o mesmo á minha menina, está também a ficar desfocado o liquido e gosto sempre de ver a cor original(é sinal k o circuito está limpo)
Cumps
 
Last edited:
Boas
Desculpa perguntar, se calhar até é uma pergunta estupida, mas mais vale fazer do k ficar com duvidas.:D
Ao fazer este processo, ajuda a limpar o circuito?
Só a agua destilada não será prejudicial para o circuito?
É só uma pergunta de kem não percebe muito, não me crucifiquem por favor:p
É k se calhar vou fazer o mesmo á minha menina, está também a ficar desfocado o liquido e gosto sempre de ver a cor original(é sinal k o circuito está limpo)
Cumps
Não há problema nenhum em fazer apenas com agua destilada, o ideal era fazer-se com G13 mas isso era um desperdício, sendo assim usas apenas a agua destilada ;)
 
Boas
Obrigado pela duvida vick_79.
Sendo assim tou decidido a efetuar este procedimento caseiro e barato(só nestas palavras caras, já lá foi meio ordenado, foscasse)
Mais uma vez obrigado
Cumps
 
Back
Top