Valvula EGR - A3-8P

Boas
Acendeu a luz dos gases de escape no quadrante do meu A3-8P.

Após análise verificou-se que a válvula EGR avariou, tem o diafragma “roto”, tendo sido pedida uma peça nova.

Detectei entretanto que o carro ao ralenti fica acelerado.

Normalmente fica abaixo do "1" no ponteiro das rotações, mas agora as rotações sobem e é perceptível pelo barulho do motor, que está muito acelerado.

Parece-me também que quando fica assim, as ventoinhas de refrigeração estão a trabalhar, não será por aquecimento, pois isto acontece em viagens curtas.

A minha pergunta é: Será que o facto da válvula EGR estar nas lonas, pode provocar esta aceleração, ou não tem nada a ver??

Obrigado pessoal.
 
Boas
Acendeu a luz dos gases de escape no quadrante do meu A3-8P.

Após análise verificou-se que a válvula EGR avariou, tem o diafragma “roto”, tendo sido pedida uma peça nova.

Detectei entretanto que o carro ao ralenti fica acelerado.

Normalmente fica abaixo do "1" no ponteiro das rotações, mas agora as rotações sobem e é perceptível pelo barulho do motor, que está muito acelerado.

Parece-me também que quando fica assim, as ventoinhas de refrigeração estão a trabalhar, não será por aquecimento, pois isto acontece em viagens curtas.

A minha pergunta é: Será que o facto da válvula EGR estar nas lonas, pode provocar esta aceleração, ou não tem nada a ver??

Obrigado pessoal.

o meu a cerca de um mês também acendeu essa mesma luz e andou uns dias assim mas não aconteceu nada de anormal para alem da luz acesa. Levou um sensor novo e até hoje nenhum problema
 
O acelerar sozinho e ligar as ventoinhas já foi relatado emdiversos tópicos e por diversos users, sem nunca se ter chegado a qualquerconclusão para o sucedido. (pelo menos que eu saiba ou que tenha visto!)

Entre os muitos users a quem isso aconteceu eu sou um deles,já troquei sensores de temp. e ficou quase na mesma a diferença foi não fazercom tanta frequência, e desde que tirei o xénon after market que tinha ainda nãovoltou a fazer... mas pode ser só coincidência e daqui a uns dias e só pk simvoltar a fazer!! Tanto que há users que não têm sequer xénon no carro ou se têmé de origem e "ele" teima em ter vida própria...


No caso do meu só acontece qdo o alternador não tem força pabateria ou a bateria não recebe o que deve do alternador e a voltagem desce! Foia única conclusão a que cheguei apos este tempo todo...


Espero ter ajudado, mas se calhar ainda compliquei mais astuas ideias!! LOL
 
O acelerar sozinho e ligar as ventoinhas já foi relatado emdiversos tópicos e por diversos users, sem nunca se ter chegado a qualquerconclusão para o sucedido. (pelo menos que eu saiba ou que tenha visto!)

Entre os muitos users a quem isso aconteceu eu sou um deles,já troquei sensores de temp. e ficou quase na mesma a diferença foi não fazercom tanta frequência, e desde que tirei o xénon after market que tinha ainda nãovoltou a fazer... mas pode ser só coincidência e daqui a uns dias e só pk simvoltar a fazer!! Tanto que há users que não têm sequer xénon no carro ou se têmé de origem e "ele" teima em ter vida própria...


No caso do meu só acontece qdo o alternador não tem força pabateria ou a bateria não recebe o que deve do alternador e a voltagem desce! Foia única conclusão a que cheguei apos este tempo todo...


Espero ter ajudado, mas se calhar ainda compliquei mais astuas ideias!! LOL

estamos a falar de motorizações 2.0TDi nao é ?
 
Boas
Acendeu a luz dos gases de escape no quadrante do meu A3-8P.

Após análise verificou-se que a válvula EGR avariou, tem o diafragma “roto”, tendo sido pedida uma peça nova.

Detectei entretanto que o carro ao ralenti fica acelerado.

Normalmente fica abaixo do "1" no ponteiro das rotações, mas agora as rotações sobem e é perceptível pelo barulho do motor, que está muito acelerado.

Parece-me também que quando fica assim, as ventoinhas de refrigeração estão a trabalhar, não será por aquecimento, pois isto acontece em viagens curtas.

A minha pergunta é: Será que o facto da válvula EGR estar nas lonas, pode provocar esta aceleração, ou não tem nada a ver??

Obrigado pessoal.


Esporadicamente o carro estar acelerado (cerca 1000rpm) é perfeitamente normal. É a viatura a fazer a regeneração do filtro de partículas.
Isso acontece quando, por fazermos percursos pequenos, tipicamente de cidade, o filtro de partículas atinge um patamar de obstrução que faz a regeneração mesmo ao relanti.

O facto de só ter começado depois da subst. da EGR só há duas hipóteses possíveis:
1 - coincidência
2 - se foi feito na Marca, pode ter sido feita uma actualização de SW do Ap. de Comando do Motor

Abraço.
 
Isso é tudo muito giro e real mas era se estes motores que se falam fossem os de 170cv e nao os de 140cv
 
Boas , então o meu as vezes quando chego a casa fica nas 1000 rotações então pode ser a regeneração do filtro de partículas ?
 
Boas

Levou a valvula EGR nova.
Estranho !! Durante uns dias ainda se manteve acelerado, mas esta anomalia entretanto desapareceu sem eu fazer nada.

O carro tá vivo!!
 
Por curiosidade, quanto foi o tombo da peça substituida?
isso das ventoinhas e aceleração, pode dever-se a avaria no flap de admissão que se encontra abaixo da EGR. Pk acho que as ventoinhas e esse flap partilham o mesmo fusivel e como está com defeito esse flap o carro deteta falha nas ventoinhas e para efeitos de não sobreaquecimento, dá ordem de ventilação de urgência para as ventoinhas que ficam ligadas, em certos casos, até se acabar a bateria.
O meu aconteceu isso, desmontei o flap, limpei a borra toda que lá tinha devido a EGR e depois nunca mais fez o mesmo.


Cumps.
 
Back
Top