VAGCom+MMI Audi A1

Olá a todos,

Ora bem, tenho aqui uma situação algo bicuda com a minha viatura.
Depois de várias substituições de MMI's, percebeu-se que seria um defeito de fabrico daquela "série" para o meu número de chassis, isto porque A1's anteriores à minha data de produção (apesar do mesmo MY2011) não padeciam do mesmo problema e os seguintes (já MY2012) já vinham com um MMI "novo" que supostamente até suporta mais umas coisas. Depois de muita luta o MMI do A1 foi substituído por um mais recente, correspondente a um MY2012. Esta substituição levou à solução do problema da distorção do som mas criou-me outros "problemas" a nível de codificações.

Os MMI's ao serem inseridos no carro são validados no VAS das oficinas nos servidores da Audi e são devidamente codificados para o chassis do carro desde que o componente tenha a mesma referência dessa altura de produção. Ora o meu rejeita obviamente a codificação porque diz que "aquele rádio não pertence ali". A única solução da oficina era copiar a codificação do MMI anterior (bits e bytes) e esperar para que tudo ficasse operacional. Ficou a 90% pois houveram coisas que não batem a bota com a perdigota e tenho um problema (o mais grave) que é ficar sem som esporadicamente ao final de ligar e desligar o carro algumas vezes num intervalo de 2h, entre outros. Nessa altura a solução passa por fazer imensos resets no MMI ou aguardar cerca de 2horas e ele lá regressa ao normal. Já vi que há algumas opções que atenuam isto e reduzem a frequência com que isto acontece.

Portanto venho em busca da vossa ajuda para saber afinal o que é que eu posso fazer para ficar com isto devidamente "codificado" para os meus extras e se por ventura será necessário alterar alguma gateway/módulo electrónico (visto que a electrónica do MMI passou de MY2011 para MY2012). Na oficina já não me conseguem ajudar mais pois não há forma de saber (ou eles não têm acesso) ao que cada bit/byte faz, e a solução deles é eu aceitar isto assim ou voltar para o MMI anterior e mamar com a distorção dos meus MP3's.

Gostava mesmo de resolver isto já que é um problema que se arrasta há quase 1 par de anos :'(
Em adição, foi activado com sucesso a função de GPS e as licenças dos mapas (funciona impecável neste aspecto).
 
Audi/SIVA.
Para veres essa e outras novelas passa no DB que criei à pouco ;)

Cheira-me a falta de conheçimentos para codificar de acordo com o " novo extra ".

É o velho problema da Audi: o carro nasce assim, morre assim... tudo o que for fazer para lá do que consta no nº de chassi = telenovela mexicana.

És de onde? Procura alguem com Vagcom e que saiba mexer bem...
 
Cheira-me a falta de conheçimentos para codificar de acordo com o " novo extra ".

É o velho problema da Audi: o carro nasce assim, morre assim... tudo o que for fazer para lá do que consta no nº de chassi = telenovela mexicana.

És de onde? Procura alguem com Vagcom e que saiba mexer bem...


Sou de Lisboa. Eles não têm formação para saber o que cada bit/byte faz, nem sequer têm algum manual técnico com isso. Isto foi-me explicado pelo chefe de oficina, precisamente para "lixar" o pessoal que depois acrescentava/activava módulos por fora. Também me disse que essa política "recente" que andam a enfiar nos carros, muitas vezes lhes lixa a vida a eles porque não conseguem ajudar os clientes.
É normal a codificação do rádio mudar de model year em model year?
Tenho o VCDS 12.10 (beta), mas não me oriento à vontade para mexer no rádio, ainda por cima acrescentei recentemente o GPS (activação da função no rádio+mapas)...
O carro até está porreiro, mas precisa de amor e carinho :D
 
Sou de Lisboa. Eles não têm formação para saber o que cada bit/byte faz, nem sequer têm algum manual técnico com isso. Isto foi-me explicado pelo chefe de oficina, precisamente para "lixar" o pessoal que depois acrescentava/activava módulos por fora. Também me disse que essa política "recente" que andam a enfiar nos carros, muitas vezes lhes lixa a vida a eles porque não conseguem ajudar os clientes.
É normal a codificação do rádio mudar de model year em model year?
Tenho o VCDS 12.10 (beta), mas não me oriento à vontade para mexer no rádio, ainda por cima acrescentei recentemente o GPS (activação da função no rádio+mapas)...
O carro até está porreiro, mas precisa de amor e carinho :D


Sendo que és de Lisboa, fala com o user Laualf que ele é gajo para te safar...
 
Uma pergunta, eles não conseguiram casar o VIN do carro ao modulo de MMI? :S

Não. O servidor rejeita aquele rádio (MY2012) no meu carro (MY2011) :( só conseguiram copiar a codificação do rádio anterior à pata e desbloquear a protecção de componentes.
 
Não. O servidor rejeita aquele rádio (MY2012) no meu carro (MY2011) :( só conseguiram copiar a codificação do rádio anterior à pata e desbloquear a protecção de componentes.

Vai ser muito difícil se não impossível mesmo durante algum tempo ainda :S
 
Mega LoL para a explicação do chefe de oficina.

Primeira, existem imensas formações internas com notas para procedimentos de reparações de componentes, onde o MMI está incluido.
Tenho acesso a alguns com os step-by-step, super easy!

O mal, a meu ver, é da SIVA. Eles são obrigados por lei a dar formação de x horas aos trabalhadores. O que está a acontecer das duas uma. Ou os trabalhadores são uns baldas e não aprendem bolha ou então a SIVA está a cortar nas horas de formação.

Por último, o emparelhamento com o novo MMI, seja qual for, é fácil!
Não sei qual o stress. Só copiar as coisas de um para o outro. O que tinhas continuava a dar. O que vem a mais, desactiva-se.
Depois existem logs. Só ajustar o que está pendente.....

Existe formas de contornar cá fora, com leituras da EEPROM (o que tb é relativamente fácil) para quem tiver jeito para soldas.
Mas isso passa mais por quem tem problemas com o CP, o que actualmente não se justifica pois por menos de 50€ a SIVA faz a associação ao novo VIN.

No teu caso, dentro da garantia, nem se colocava essa questão.
 
Back
Top