Utilização da posição N e D numa caixa STronic

Eu julgo que os manuais referem essa situação para os casos em que o carro está desligado e está, por exemplo, a ser puxado por outro (na posição N).

Julgo que sempre que o carro está ligado, a caixa está lubrificada.

Contudo, não sou conhecedor do sistema, por isso não posso referir que isto seja inteiramente assim.

Por outro lado, ainda não acabei a pesquisa, mas parece-me que a STronic não é bem uma caixa automática... é mais uma caixa robotizada, ou seja, uma caixa totalmente normal (apesar de ter dois discos de embraiagem) e com um mecanismo automático a operá-la. Assim, esta caisa na posição N será precisamente igual a uma caixa normal em ponto morto.
 
Boas pessoal.
Mas afinal qual é a diferença entre tiptronic,stronic e dsg? Porque é que a dsg é a melhor?
Nunca conduzi nenhum carro automatico e tenho bastante curiosidade porque estas novas caixas parecem a dar umas sensações tão boas.
Por exemplo para se mudar do D para o manual isso pode ser feito com o carro andar? e vice-versa a mesma coisa?
Desculpem estas perguntas de iniciante.

Abraço
 
Olá apollo86.

Aqui no fórum devem existir pessoas melhor qualificadas para responder a isto uma vez que também sou um amador na utilização de caixas automáticas (apesar de já ter o carro à mais de 2 anos e com quase 70.000 km). Ainda assim, vou tentar ajudar e partilhar o que me parece ser mais ou menos certo:

Mas afinal qual é a diferença entre tiptronic,stronic e dsg? Porque é que a dsg é a melhor?
Abraço

A tiptronic é uma caixa automática "normal", ou seja, entre o motor e as rodas existe uma peça chamada volante de inércia que faz a interligação entre as duas. É mais confortável e fiável (menos complexa), mas gasta mais e as passagens de umas mudanças para as outras são mais lentas.

A Stronic e a DSG são a mesma caixa. Acho que na Audi chamam-lhe Stronic e na VW chamam DSG, mas a caixa é a mesma. Trata-se de uma caixa que se pode já chamar robotizada, ou seja, tem à mesma embraiagem como uma caixa manual normal mas na realidade é um "robot" que "carrega" no pedal da embraiagem... É uma explicação um pouco sumária, mas acho que dá para perceber. Estas caixas permitem um controlo muito mais exacto do que é pretendido, não têm escorregamento entre o motor e as rodas (são mais económicas), mas são muito mais complexas e por isso podem avariar mais facilmente. A Stronic ou DSG em particular têm duas embraiagens, uma para as mudanças pares e outra para as ímpares, permitindo mudanças de caixas muito rápidas (desde que no sentido que o robot preveja que vai mudar, ou seja, se fores a acelerar que nem um maluco nem sentes as mudanças a passar de umas para as outras, mas se travares de repente, como o robot não está "à espera" que precises de uma abaixo, demora ligeiramente mais tempo, mas estamos sempre a falar de frações de segundos.

Por exemplo para se mudar do D para o manual isso pode ser feito com o carro andar? e vice-versa a mesma coisa?
Abraço

A maneta de mudanças nas caixas automáticas é praticamente uma manete de "intenções", ou seja, a não ser na posição "P", as outras posições até podiam ser feitas com botões digitais (ou até uma manete digital como é feito em algumas versões da BMW). Nos Range Rover acho que, por exemplo, a comutação é feita com um botão rotativo.

Quer isto dizer que o passar de umas posições para as outras é um pouco indiferente sobre se o carro está parado ou em movimento, o que se passa é que a maior parte dos construtores limitam essas comutações a situações particulares para evitar que se mude de posição acidentalmente (por bater com a mão na manete ou algo do género. Na realidade mesmo que mudes de N para D ou para outra qualquer posição, a caixa analise se pode fazer o que lhe pedes sem por em causa o bom funcionamento do sistema (até mesmo com as mudanças manuais não consegues partir o motor caso queiras, pois mesmo que lhe peças as mudanças que queiras, o sistema só engrena aquilo que achar que pode engrenar).

Em resposta específica ao que perguntas, se estiveres a andar, na posição D (drive) podes passar para M (manual) e vice-versa. Nessa passagem apenas estás a dizer há caixa que a partir de agora não queres que seja ela a decidir automaticamente que mudança engrenar ou vice-versa. Vais em 3ª em D em andamento... passas para M e a partir daí podes acelerar ou travar que o carro vai-se manter na 3ª engrenagem enquanto as rotações o permitirem (se chegares ao red line ele começa a limitar combustível e não passa para 4ª, mas se travares ele reduz as mudanças e volta à 1ª quando estiveres parado). A qualquer momento podes passar também de manual para D e o carro verifica em que condições está a rolar e selecciona a mudança mais adequada.

Dá ainda para fazer uma outra brincadeira (e espero que este último comentário não te deixe mais baralhado): se tiveres comandos no volante, podes estar em automático e a qualquer momento podes pedir no volante uma mudança acima ou abaixo. O carro momentaneamente faz o que lhe pedes e mantem-se em modo manual durante algum tempo (até sentir que já não estás a meter mudanças) e nessa altura volta para automático de novo. Isto dá jeito para, por exemplo, quando estás a descer e queres travar com o motor... podes vir a andar (digamos em 5ª) e começa uma descida... o carro vai embalar... mas tu dás-lhe com uma abaixo no volante e ele para para 4ª e mantem-se em manual enquanto tu estás a descer sem carregar no acelerador... quando a descida acabar e o carro sentir que se mudaram as condições (começas a acelerar de novo, por exemplo), passa de novo para automático e volta a por a 5ª e por aí a fora...

O melhor é mesmo andares algum tempo com um carro automático para começares a sentir o funcionamento.

Se estás indeciso, recomendo vivamente a caixa automática. Eu também era daqueles que dizia que nunca ia querer uma caixa automática e que quero é ser eu a por as mudanças... mas a verdade é que consegues fazer o mesmo num carro automático e com muito mais controlo, muito mais depressa (especialmente numa STronic) e realmente é muito mais confortável e lógico o funcionamento do carro... Com o tempo começas a sentir tão bem como funciona que consegues evitar que ele mude de mudança ou mude logo só pela forma como tocas no acelerador.

Espero ter ajudado.

Já agora... em termos de aceleração dos 0-100 km/h, a Stronic é muito rápida a ir mudando de mudanças e por isso, hoje em dia, alguns carros são inclusivamente mais rápidos com a Stronic dos 0-100 km/h do que com a caixa manual.

A tiptronic é mais lenta mas o primeiro coice é mais forte. Isto está relacionado com o volante de inércia que tem um fenómeno em que, quando o carro está parado e começa a andar de repente, consegue aparentar ter mais binário do que tem. Se perceberes um bocadinho de física e perceberes o funcionamento do volante de inércia percebes porque é que isso acontece... Digamos que é uma sobrepressão que se forma dentro do volante que depois é expelida toda de uma vez... dá um coice do caraças mas a patir daí passa a ser normal e acaba por ser mais lenta até aos 100 km/h quando comparada com a Stronic... Normalmente as Tiptronic têm um programa de arranque (cujo nome agora não me lembro mas que implica travar e acelerar ao mesmo tempo) e as Stronic não têm esse programa, pois mal começas a acelerar o "robot" da caixa faz o ponto de embraiagem e se estiveres a travar para o carro não andar, estás só a queixar embraiagem...
 
Em primeiro muito obrigado pela explicação :)
Ja deu para eu ficar com umas noções. Por acaso ando seriamente a pensar comprar um carro automatico mas a maioria dos que tenho visto têm caixa tiptronic.
Tambem ja andei (como pendura) num bmw serie7 que tinha caixa automatica e tipo o condutor quando acelerava a fundo o carro reduzia automaticamente 1 ou 2 mudanças ficando com uma rotação bastante alta e depois mudava automaticamente quando ia ao vermelho.
Tenho ideia que na audi tambem ha assim uma coisa parecida que é quando se põe no S, agora indo no D numa caixa tiptronic e acelerando a fundo não acontece o mesmo certo?
É que tambem ja tive uma má experiencia (como pendura), andei num fiat versão abarth de 02 com mudanças automaticas e aquilo ate me meteu impressão parecia um carro com mudanças manuais, tipo quando mudava de mudança o carro deixava de acelerar e dava um pequeno saculão e notava se a mudança a entrar igual como quando deixas a embraiagem de um carro manual e entra a mudança. Imagino que aquilo deva ser uma caixa das mais ruins!
 
Existem caixas e caixas. Também ando com um smart que acho que põe as mudanças mais lentamente do que eu próprio com um carro de caixa manual. Posso garantir-te que as automáticas da Audi (tanto a tiptronic como a stronic) são mesmo muito boas, muito rápidas e muito confortáveis.

Em relação ao comprotamento da caixa, tanto a tiptronic como a stronic (como a do smart também tem isto) têm um "truque" para fazer o que dizes (acelerar a fundo): no fundo do acelerador existe um botão (atrás do acelerador) que se chama, se não estou em erro, "kick down". Assim, se acelerares a fundo carregas nesse botão e o carro entra num modo especial em que, se possível põe uma mudança abaixo e acelera até ao red line antes de passar para a mudança seguinte. Esse botão é percetível, ou seja, se quiseres podes acelerar a fundo sem o utilizares, pois o pedal chega ao fundo e depois ainda podes carregar esse último troço do kick down que tem uma resistência diferente (é ligeiramente mais pesado do que a força de resistência normal do acelerador).

Se andares em S ou modo sport ou qualquer outra coisa idêntica, as relações da caixa mantêm-se iguais mas a altura em que o carro muda de mudança é alterada (assim como também é alterada, nos carros mais recentes, a sensibilidade do acelerador). Assim, em S a caixa deixa o motor chegar a rotações muito mais altas (próximas do redline) antes de passar para a mudança seguinte.

Como já referi aqui (mas isto é muito subjetivo pois acho que existem pessoas que não gostam mesmo de caixas automáticas... apesar de não conhecer nenhuam pessoalmente) acho que não te arrependerás de ter caixa automática... O único arrependimento é que a partir daí nunca mais vais querer outra coisa e por isso vais ter sempre de abrir um bocadinho mais os cordões à bolsa na compra dos carros.
 
Boas ,eu tenho um A3 com caixa dsg e em D ele mete sozinho as mudanças mas se eu reduzir ou aumentar a mudança no volante ele troca e fica em manual por um tempo.
Depois temos a D+-em que somos nós que metemos as mudanças mas se puxares pela mudança o carro passa para a mudança seguinte antes de chegarmos ao red line ou reduz se nos esquecermos de reduzir e depois tens o Kickdown que é muito fixe se quisermos uma reducao rapida por exemplo uma ultrapassagem ,carrega-se no acelerador ao maximo e no fim carrega-se mais um pouco e aquilo sente-se um click e o carro dispara .
Depois temos a S mas isso já é outra coisa looool jasus , abraços
 
Bem, eu tenho um A3 8P 140cv com caixa Sportronic. O carro tem 234 mil km's e a caixa esta impecavel....

Quase que não sentes as mudanças a mudarem de umas para as outras, é tudo muito rapido, confortável e sem complicações. Em relação a mudares as mudanças com o carro em andamento, isso não é possivel uma vez que para mudares de D para N tens que carregar no travão (De D para S dá). Em relação a por o carro em N nas subidas, nunca o fiz....( Acho que quando carregas no travão é como se tivesses a carregar na embraagem, ele não deixa a mudança engatada) em subidas muito acentuadas o carro até te desliza para trás quando largas o travão porque não faz ponto de embraagem)
 
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Boas pessoal!
Entretanto surgiu-me outra duvida :S
Se formos por exemplo na AE a dar gas no carro na posição D consegue atingir a velocidade maxima e rotação?
É indiferente ir-mos em D ou em S pra atingirmos altas velocidades ou a velocidade maxima do carro?

Obrigado
 
É indiferente ir-mos em D ou em S pra atingirmos altas velocidades ou a velocidade maxima do carro?

Nunca experimentei em que posição consigo atingir uma velocidade mais alta. Uma das diferenças visíveis entre a posição D e a posição S (pelo menos no meu caso) é que na posição S o carro só vai até à 6ª mudança, nunca metendo a 7ª (a não ser que seja forçado a isso manualmente).

Eu diria que no S conseguirás atingir as rotações máximas e as melhores acelerações mas não a velocidade máxima que levará mais tempo a atingir e presumo que terá de ser na 7ª velocidade (apenas de nunca ter conseguido esgotar as rotações da 6ª na posição D, mas também ainda não tive oportunidade para isso).
 
Boas pessoal, tambem tenho um Q5 com a Stronic de 7 vel. qu muito preso, será que desengata-lo e engata-lo em andamento tambem é prejudicial para a caixa??
Um abraço e obrigado pelo topico..
 
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