Usucapião de Imóvel

Tópico em 'Consultório Jurídico' iniciado por Black Drako, 21 Jul 2021.

1. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    4 152
    Boas a todos os audistas.
    Peço ajuda a quem estiver dentro deste assunto.
    Uma familia proxima de mim, tem vivido numa habitaçao, por usucapião há dezenas de anos.
    A pessoa que tem usufruido desse direito, tem habitado a casa com a sua familia, filhos e neto.
    Esta pessoa tem já uma idade muito avançada, pelo que agora surgem muitas dúvidas.
    O proprietario da habitacao fez este acordo com este senhor, há dezenas de anos, e paga uma "renda" de 15 euros.
    Eu pensando pra mim, nao sei dizer que isto é um arrendamento mas o que me dizem é que e um acordo de usucapião.
    Mas ainda assim, falecendo o senhor, os herdeiros do proprietario vão reaver o imóvel, julgo que é o que a lei diz.
    Após isso, os descendentes do usufrutuário, podem fazer algo quanto a isso? Tem algum direito de preferencia, por exemplo se os herdeiros do proprietario (ja falecido) quiserem vender o imovel? Ha algum periodo de lei para os descendentes do usufrutuario abandonarem a casa?
    Enfim, quais são os cenarios possiveis a partir dai?
    Obrigado.

2. moralez

moralez

19 Jan 2011
    Gostos Recebidos:
    1 143
    Primeiro ponto:
    Não existe usucapião no que respeita a imóveis, pelo que os moradores poderão ser alvo de ação de despejo assim que o legítimo proprietário o requeira. Seja o "titular" ou depois os descendentes.
    Segundo ponto: o arrendatário tem declarado a renda que paga? E o proprietário a renda que recebe?

3. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    4 152
    Pois.. pelos vistos nem os descendentes sabem bem.. Falaram-me em usucapião.
    Pelos vistos deve ser um arrendamento.
    Não sei se há contrato ou não, mas mesmo havendo, mal o titular faleça, o "contrato" caduca certo?
    Sendo assim, não haverá muito mais a acrescentar julgo eu..

4. moralez

moralez

19 Jan 2011
    Gostos Recebidos:
    1 143
    Não há mesmo usucapião em imóveis. Está explícito no CC. Sim. Caso haja, o contrato caduca e não se transmite aos descendentes.

Black Drako gostou disto.
  5. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    4 152
    Obrigado pelos esclarecimentos

6. moralez

moralez

19 Jan 2011
    Gostos Recebidos:
    1 143
    Sugiro que a família aborde o proprietário e coloque a questão da possibilidade de ser efetuado contrato. De preferência que o preponente não seja a pessoa de idade avançada.
    Ao menos sempre fica alguma salvaguarda .

7. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    7 832
    E infelizmente deve passar de 15 para 300 ou 400€ por mês

8. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    4 152
    Ou mais. É uma casa grande. Havendo herdeiros do falecido proprietario, acho é que na altura vão querer vender aquilo.

9. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    7 832
    Pois certamente

Partilhar esta página