URGENTE - Oleo na egr e tubo adjacente...

Boas pessoal...

Tenho um grande problema no meu argolas... A4 b6 130CV
Desde que o comprei que ele vertia um pouco de oleo pela egr, disseram-me que a egr estava com a membrana rebentada.

Solução:
EGR nova.

Assim foi, e está 5 estrelas...

Mas não tinha reparado que seguindo o tubo que vem da egr para o lado direito, tb verte um bocadinho de oleo.

Será isto normal?
Será nomal o turbo deixar passar oleo?

Falei com 2 mecanicos, e o feedback foi o seguinte:

do 1º:
Tem de se reparar o turbo...

do 2º
É normal nestes motores o turbo deixar passar um pouco de oleo.
E se a junta que está do lado direito do tubo que vem da egr verte oleo, é porque com o tempo o plastico dilatou, ou seja, colocar esse tubo novo.

Gostaria de saber se é normal o turbo deixar passar oleo, e se alguem já teve este tipo de problema.

Obg a todos...
 
Sim e normal deixar passar um pouco de oleo quase todas ou mesmo todas tem sempre um bocado de oleo na admiçao
 
O problema é que chega a pingar no chão.

Por exemplo, no fim de chegar de viagem, durante a noite seguinte deixa cair para ai 2 pingas no chão, são minimas mas deixa...
 
andre28 disse:
O problema é que chega a pingar no chão.

Por exemplo, no fim de chegar de viagem, durante a noite seguinte deixa cair para ai 2 pingas no chão, são minimas mas deixa...

Parece-me oleo a mais a verter :eek: :eek:

Sim, é verdade que os turbos deixam passar sempre um pouco na fase de aquecimento do motor porque ainda não houve a dilatação dos componentes internos (vedantes, etc...), mas daí a pingar para o chão... :S
 
Deadlysin disse:
Parece-me oleo a mais a verter :eek: :eek:

Sim, é verdade que os turbos deixam passar sempre um pouco na fase de aquecimento do motor porque ainda não houve a dilatação dos componentes internos (vedantes, etc...), mas daí a pingar para o chão... :S
Pois, é estranho...

Mas de momento só sai oleo pela junta do tubo que vem da egr, do lado direito do motor...

Será não há ninguem a que acontecesse o mesmo?
 
boas

A minha b6 tambem tem a EGR desligada elestronicamente pinga um pouco de oleo, e ultimamente anda a fezer um pouco de fumo a mais.... penso k é da EGR.
 
andre28 disse:
Pois, é estranho...

Mas de momento só sai oleo pela junta do tubo que vem da egr, do lado direito do motor...

Será não há ninguem a que acontecesse o mesmo?

Boas. Eu tenho um a3 8l 130 cv e a minha egr também parece estar nas couves. E uma maneira que tens de ver se o turbo está a deixar passar óleo a mais é veres como está o intercooler, se o achares muito sujo de óleo então é capaz de ser o turbo que precisa de ser reparado.
Penso eu e não sou nenhum expert, se tiver escrito algo de errado avisem.

Abraços.
 
Segundo já li noutro forum relacionado com a Volkswagen, os motores PD130 têm também uma tendência a "sair" algum oleo pela junta das tampas das valvulas do motor podendo ser daí que está a pingar para o chão.... quanto à valvula EGR pode ser sujidade acumulada, por isso se calhar o melhor a fazer antes de substituires ou eliminares ( apesar de não aconselhar eliminar a EGR pois segundo já ouvi dizer esta para além de reduzir as emissões tb serve para arrefecer um dos pistões e a eliminação da mesma pode implicar com o sistema de vácuo dos travões (???) ) a EGR é limpá-la ;)

um abraço, luistdi
 
luistdi disse:
Segundo já li noutro forum relacionado com a Volkswagen, os motores PD130 têm também uma tendência a "sair" algum oleo pela junta das tampas das valvulas do motor podendo ser daí que está a pingar para o chão.... quanto à valvula EGR pode ser sujidade acumulada, por isso se calhar o melhor a fazer antes de substituires ou eliminares ( apesar de não aconselhar eliminar a EGR pois segundo já ouvi dizer esta para além de reduzir as emissões tb serve para arrefecer um dos pistões e a eliminação da mesma pode implicar com o sistema de vácuo dos travões (???) ) a EGR é limpá-la ;)

um abraço, luistdi

Para eliminar esse óleo que vem da tampa das válvulas, coloquei uma saída directamente para o chão...o resultado foi muito menos "porcaria" a ir para o intercooler. :p

Agora, a EGR arrefecer os pistões ou interferir com o sistema da travagem, sou forçado a discordar...a menos que expliquem teoricamente porquê.

A EGR foi inventada por causa dos ambientalistas (normas), para sujar a admissão toda e tirar binário aos motores!!!! ;)
 
luistdi disse:
Segundo já li noutro forum relacionado com a Volkswagen, os motores PD130 têm também uma tendência a "sair" algum oleo pela junta das tampas das valvulas do motor podendo ser daí que está a pingar para o chão.... quanto à valvula EGR pode ser sujidade acumulada, por isso se calhar o melhor a fazer antes de substituires ou eliminares ( apesar de não aconselhar eliminar a EGR pois segundo já ouvi dizer esta para além de reduzir as emissões tb serve para arrefecer um dos pistões e a eliminação da mesma pode implicar com o sistema de vácuo dos travões (???) ) a EGR é limpá-la ;)

um abraço, luistdi

Sim, é verdade.. Mas não é da junta da tampa de válvulas mas sim do próprio respiro da tampa situado na parte superior do motor. Esse tudo liga directamente ao tubo de admissão imediatamente antes do turbo e sim, sai algum óleo por aí... Quanto ao arrefecer de um dos "pistões", não tem cavimento nenhum pois o colector de admissão é igual por todo e a única coisa que a EGR faz é deixar passar uma percentagem dos gases de escape para a admissão para serem queimados novamente e não poluirem tanto o ambiente..

myaudi disse:
Para eliminar esse óleo que vem da tampa das válvulas, coloquei uma saída directamente para o chão...o resultado foi muito menos "porcaria" a ir para o intercooler. :p

Agora, a EGR arrefecer os pistões ou interferir com o sistema da travagem, sou forçado a discordar...a menos que expliquem teoricamente porquê.

A EGR foi inventada por causa dos ambientalistas (normas), para sujar a admissão toda e tirar binário aos motores!!!! ;)

O facto de deixares um tubo directo para o chão acho uma completa estupidez e irresponsabilidade.. Não tem assunto nenhum andares a deitar óleo constantemente para o pavimento mas isso já depende da cabeça de cada um.

Se pesquisasses um pouco, irias vez que existem uns acessórios próprios para reter esse óleo e pessoalmente, tenho isso nos 2 TDI's aqui de casa.. Chamam-se precisamente "Recuperadores de Óleo" ou então "Oil Catch Can". Qualquer pessoa com um pouco de bricolage faz isso em casa..

A maior parte consiste num reservatório apenas com entrada por cima do respiro da tampa de válvulas.. Tem também uma saída em cima para vapores que deverão retornar à admissão mantendo o óleo nesse mesmo depósito. Costumam ter também uma torneira para esvaziares o depósito sempre que queiras ou necessites.. Nos 2 recuperadores que tenho, fiz um sistema diferente em que no carter foi soldado um acessório e o tubo do reservatório liga directamente lá.. Resumindo, o tubo do respiro da tampa de válvulas entra no depósito e de lá sai o tubo que liga à admissão. Na base do reservatório sai o tubo que liga ao carter que faz com que o óleo fique sempre dentro do motor e não entre para a admissão. Quem não quiser retornar os gases à admissão, pode sempre usar um filtro dos mais pequenos que se vendem na Norauto e casas da especialidade..

Além da função deste sistema todo, pessoalmente acho até que é um mod porreiro para se fazer em casa.. isto , para quem gosta disso mesmo claro...

Quanto aos travões, sim, pode eventualmente afectar pois ambos os sistemas trabalham com o mesmo vácuo e qualquer modificação nesse sentido pode destabilizar o sistema.. inclusive já houveram casos desses aqui no fórum...

Fica aqui um exemplo do recuperador de óleo:

smallroundcatchtankcutoutnokitthumb.jpg
stainless_catch_tank_m010_thumb.jpg
Oil_Catch_Tank-2.JPG
 
boas
comecou por ter um pouco de oleo á beira da EGR, agora custa arrancar a subir e quando acelero desacelero e acelero novamente não puxa só passado alguns segundos é k puxa.

algem sabe o k possa ser?
 
Ricardo M. disse:
O facto de deixares um tubo directo para o chão acho uma completa estupidez e irresponsabilidade.. Não tem assunto nenhum andares a deitar óleo constantemente para o pavimento mas isso já depende da cabeça de cada um.

Se pesquisasses um pouco,...

Venho só informar, que o meu audi não deita óleo constantemente para o chão!! E não é um pingo de óleo diluído pelos vapores, ocasionalmente, que vai sujar todo o pavimento.

Provavelmente, os vossos motores de 130 poluem muito mais cada vez que pisam o acelerador que os meus "pingos" de óleo. Mas estupidez é um pingo por dia!!

Como pesquiso muito na net, não sei o que é uma catch can.

Obrigado pela dica!
 
Back
Top